//

23 ex-gestores do BPN recebem carros topo de gama do Estado

34

Mário Cruz / Lusa

O antigo presidente do BPN, José Oliveira Costa

A Parvalorem atribuiu a um grupo de altos quadros da empresa, ex-responsáveis do antigo BPN, 23 “viaturas familiares” topo de gama e várias regalias associadas como o pagamento do combustível até 300 euros por mês.

O mesmo relatório da Inspeção Geral das Finanças à Parvalorem que revelou que há dois antigos diretores do BPN que recebem mensalmente um salário superior ao do Presidente da República, concluiu ainda que a empresa pública atribuiu a um grupo de altos quadros da empresa 23 “viaturas familiares” topo de gama.

No relatório, a IGF revela “quanto ao package salarial praticado” pela empresa, “a atribuição de viaturas a dirigentes e outros trabalhadores, resultantes do Acordo de Trabalho celebrado com o BPN antes da nacionalização, e que se consubstancia na utilização para uso próprio sem qualquer restrição de 23 viaturas familiares” de topo de gama – “viaturas premium da marca Mercedes, BMW, Audi e VW“.

O jornal Público avança ainda que a empresa pública presidida por Francisco Nogueira Leite assume o “pagamento de combustível“, com um “limite de consumo mensal até 300 euros”, bem como de parques de estacionamento, Via Verde, manutenção, seguros, entre outras coisas, que, no entender da IGF, configuram “um complemento remuneratório”.

Além disso, a IGF constata ainda que uma significativa percentagem dos trabalhadores aufere “remunerações elevadas, quer quando comparadas com o setor das Administrações Públicas quer com o Privado”.

Analisando a tabela das remunerações brutas da Parvalorem constata-se que 67 trabalhadores leva para casa menos de 1500 euros e 64 recebem entre 1500 e três mil euros. Os restantes 44 ex-bancários têm salários acima dos três mil euros: 29 auferem entre três mil e cinco mil euros, 13 entre cinco mil e 10 mil euros e há dois casos que superam os 10 mil euros.

Desde que o BPN colapsou, e 2008, alvo de uma mega burla que gerou um prejuízo de sete mil milhões de euros para o Estado, muita coisa mudou. No entanto, a IGF sublinha que “a totalidade dos trabalhadores da Parvalorem já tinha o respetivo enquadramento contratual no BPN”, e que os direitos e as garantias foram preservados.

Este relatório da IGF resulta de uma auditoria que identifica um quadro de falta de controlo e de cumprimento das regras de transparência na gestão de uma empresa pública.

ZAP //

34 Comments

  1. Coitados, tão pobrezinhos… E vem agora a populaça criticar o Estado por exercer a sua função social, dentro do melhor espírito de humanidade, solidariedade e de correção de assimetrias.
    Ah, bendita Parvalorem! Ou será Parvalhorum?

  2. Só os direitos dos reformados, assalariados e outros durante a suposta crise é que não foram acautelados ou seja portugueses de primeira e de segunda

  3. A CULPA é NOSSA!
    Somos um povo de cordeirinhos que está sempre a levar porrada de todos os lados, ou seja, a pagar todas estas mordomias públicas de país de 3º mundo!

    Quando é que isto acaba?!

    • Sem dúvida CC. E depois ainda temos que ouvir estes pulhiticos da treta dizer, que são as pensões de miséria que põe em causa a sustentabilidade da SS. Ou então à que passar multas de trânsito a torto e a direito.

  4. Vamos dar o nome aos bois….
    António Costa e sua geringonça, sustentada e da responsabilidade do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda ( estamos a falar da Catarina Martins e do Jerónimo ), FORNECERAM CARROS TOPO DE GAMA AOS 23 EX GESTORES DO BPN, aquele grupinho de gente que fez os portugueses pagarem a má gestão e o roubo que fizeram, em vários MILHARES DE MILHÃO DE EUROS !!!
    O Centeno autorizou a despesa.
    É este o socialismo que cuida da sociedade. Mas só de alguns …
    ———-
    Alguns esquerdalhos dizem que a culpa é do anterior governo. Mas se esta geringonça pôde reverter muitas das medidas do anterior governo, porque não reverteu esta, se é o caso de ter sido aprovado pelo governo anterior ??

    • Carlos sem rosto e pelos vistos sem neurónios.
      Sabe o que aconteceu com o BPN?
      Sabe que foi nacionalizado e depois “vendido” por M€ 40 a um banco de capitais angolanos, ficando o Estado português com as obrigações decorrentes da nacionalização prévia e cuja gestão ficou a cargo de uma empresa de capitais públicos, a Parvalorem para onde transitaram alguns funcionários do BPN.
      O que a IGF constata é que os referidos funcionários já tinham o respetivo enquadramento contratual no BPN. Meu caro isto não tem nada a ver com aquilo que aponta. Aprenda a interpretar e só depois emita a sua opinião. A única coisa que não se percebe é a razão pela qual este despautério continua.

      • Não preciso de mais nenhum neurónio para aprender algo consigo. Bastava um !
        Claro que sei muito bem o que aconteceu no BPN. Até sabemos quem foi o ministro socialista que resolveu “nacionalizar” o BPN por causa ( diz ele ) do contágio sistémico. Quando o fez prometeu que os portugueses não seriam lesados num único euro. Mentiu descaradamente como sabemos.
        Mas falemos dos carros topo de gama… e reafirmo : A RESPONSABILIDADE PELA ATRIBUIÇÃO DESTES CARROS AOS BANDIDOS DO BPN É DE ANTÓNIO COSTA !!
        A passagem destes malandros do BPN para a Parvalorem, onde pioram o trabalho que faziam no BPN, é igualmente responsabilidades socialista.
        E se é um dos contemplados com a oferta de um topo de gama, não precisa vir aqui defender bandidos. Não lhe tiram o carro !!

    • Carlos 18 Julho, 2018 at 15:38
      Nao se preocupe demasiado Carlos…
      “A única coisa que não se percebe é a razão pela qual este despautério continua.”
      Os responsaveis que mantiveram a situaçao ruinosa (actuais politiqueiros) serao todos bem compensados como é costume, e esse ainda preocupa mais.
      Deixe-os sair de lá e verá o lixo que esta escondido debaixo da carpete (o tapete é pequeno). Ou nao é já habitual?

      • e tú tás a ser bem compensada por andares por aqui a tentar ressuscitar o teu sr dos passos e a elevar o espírito dos tristes saudosos desse sabujos que lá meteram esta canalha e lhe deram toda esta mama. se essa gentinha não tivesse deixado tanto lixo para limpar podes crer que os actuais inclinos teriam a casinha muito mais bonita mas todos os dias são surpreendidos com sujidade escondida e mesmo assim tem melhorado em muito a desgraça que receberam desses incompetentes.

      • O pirata nem escrever sabe e vem para aqui demonstrar a sua profunda ignorância. Quem deixou o lixo foram os seus amigos. O gangue do 44 com o sócas e o pinho à cabeça, o vara, os penedos.

      • Meu caro: fui ler a notícia! É uma vergonha! Não chegava um Peugeot 508? Um Opel Insignia? Um Mazda 6? Um Passat? Somos mesmo um povo de …! Este cavalheiro devia era levar uns tabefes, porque em Coimbra ainda há localidades do concelho sem saneamento básico. Sei do que falo porque já residi numa delas…

      • E para breve um aeroporto para Coimbra. Foi o que esse autarca prometeu.

  5. O Brasil é que é corrupto.
    Reveja-se urgentemente a classificação de Portugal em relação a corrupção.
    Já devemos estar muito a frente dos corruptos Somalia Etiopia entre outros.

  6. Há algo aqui que não entendo. Devo ser burro. Então estes fulanos levam o banco à falência e depois são premiados. Isto é caso para dizer que o crime compensa. Haja atitudes politicas e judiciais e prendam todos esses fulanos. Eu que estou à espera da minha reforma desde 10/2018, ainda não obtive resposta. Não sei porquê?. Descontei 60 anos.

  7. Porque não seguem o exemplo da PRESIDENTE CROATA? Cambada de chulos sem vergonha, a culpa é do anterior (des) governo… Mas estes trafulhas também estão a fazer das tripas coração para que não falte nada aos amigalhaços da barriga grande. VERGONHA, VERGONHA!

  8. Este governo começou bem melhor do que o outro anterior… Mas tem estado a borrar a pintura como gente grande… E ainda por cima no final do mandato. Rui Rio que se prepare ou para ser Primeiro-Ministro ou vice… Porque com vergonhas destas nem o PS tem maioria, nem com Geringonça lá chega. O Bloco Central começa a ser quase garantido.

    • “Este governo começou bem melhor do que o outro anterior…” decididamente o caro amigo é comediante. Sim este governo começou muitíssimo bem. Matou mais de 100 pessoas em incêndios, não sabe ao certo o que é feito das munições e armamento que possui; reduziu os funcionários públicos para 35 horas com consequências imediatas nos hospitais nomeadamente pela diminuição do nº de camas; deixou de pagar aos fornecedores no ministério da saúde; aumentou temporariamente (ad eternum) o imposto sobre os combustíveis; tem membros do governo envoltos em ilegalidades e incompatibilidades; o primeiro-ministro quer agora controlar a especulação imobiliária quando ele próprio foi especulador no passado muito recente; tem um ministro que raríssimas são as vezes que faz algo de jeito; o ministro da educação é o Mário Nogueira; este é o governo que diz que vai fazer ou já fez mas na prática não fez nem nunca fará (veja-se as regiões dos incêndios e veja-se a tão apregoada palermice da limpeza de matas com tudo por limpar); este é o governo que nada fez para ter crescimento económico (bem sei que o caro amigo acha que a redução do IVA na restauração foi determinante para o crescimento do turismo mas isso apenas revela o quão pouco ou nada percebe de economia) muito embora o tenha tido devido à conjuntura internacional e ao trabalho de apoio às exportações feito pelo anterior governo.
      O caro amigo é de facto um excelente comediante!

  9. E, ainda há, entre os comentadores quem ache normal isto. Se a empresa faliu, não há enquadramento legal algum para que se paguem estas mordomias. Faliu, faliu! Se o Estado está a tentar vender isto e aquilo, fazia novos contratos ás pessoas que quisessem ficar. Repito (e sei do que falo): não há enquadramento legal para isto. Todos para a rua e novos contratos com valores decentes. Querem, muito bem, não querem, ide até à sucursal mais próxima do IEFP…

  10. Eu já nem sei o que dizer.
    Para justificar este fartar vilanagem, diz-se que essa gentalha já tinha enquadramento contratual no BPN.
    À minha remediada reforma, que também tinha enquadramento legal no âmbito da pensão a que eu tinha e tenho direito, fizeram o contrário. E em vez de a aumentar, diminuíram-na. E hoje, apesar de no início de 2018 ter recebido uma comunicação da CGD a dizer que fui aumentado, ainda recebo mensalmente menos 90 euros do que recebia em Janeiro de 2012.
    Começo a pensar que só um Fidel Castro, ainda que seja “à portuguesa”, poderá deitar mão nisto.

  11. O Carlos e o Carlos Pedro parece-me terem tanto de inteligentes quanto de estúpidos, só num país c/ 35% de analfabetismo se pode ver expresso em comentários ou outros, opiniões como as por eles apresentadas, resultantes certamente de grandes interesses a defender e tomando todos os outros por burros.
    Lembram-se de um tal Dias Loureiro, ou de outro chamado Duarte Lima ou até mesmo do partido a que pertence o Oliveira Costa? Quem está na origem de tudo isto? E dos muitos outros casos até agora conhecidos? São todos iguais, não venham defender o outro governo que foi simplesmente miserável, e deixem-se de tentar tapar o sol com a peneira. São todos iguais e não nos façam parecer um de vós ok?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.