/

Ex-engenheiro da NASA criou areia “líquida”

O que faz a ciência de modo geral ser tão incrível não é apenas a procura por respostas reais, profundas e comprováveis para as nossas grandes perguntas, mas também fazer perguntas e propostas que jamais imaginamos antes.

O ex-engenheiro da NASA, Mark Rober, fez uma experiência incrível na sua própria casa: criou uma engenhoca que fez com que a areia se comportasse como um líquido. Parece estranho, e é mesmo, mas basta ver o vídeo para entender e deixar a boca se abrir de espanto.

Basicamente o que a experiência provoca é que a areia contida numa piscina ou num pote, quando a quantidade certa de ar é aplicada da maneira certa, passa a comportar-se como a água, com bolhas e a fluidez que só os líquidos possuem.

Ao fazer circular o ar no fundo do recipiente de forma correta, aumenta o espaço entre cada partícula de areia, reduzindo a fricção entre elas, e permitindo assim que as partículas se movam de forma mais livre – como os fluidos.

Explicando assim parece simples, mas mesmo um engenheiro da NASA precisou de 25 tentativas frustradas até conseguir concretizar a experiência.

O método é utilizado em grandes indústrias com utilidade exemplar. Mas, quando usado em casa, o que provoca é mesmo diversão, o espanto e a gargalhada por vermos algo surpreendente acontecer com elementos simples, juntando o engenho humano com a ciência.

ZAP // Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.