Só houve um militante capaz de criticar o PS: “quem fez subir o Chega foi o Governo”

10

Miguel A. Lopes / Lusa

Pedro Nuno Santos no 24º Congresso do PS

O ex-deputado Ricardo Gonçalves lamentou que o 24.º Congresso do PS tivesse sido transformado num “plebiscito ao Governo” e aconselhou o secretário-geral Pedro Nuno Santos a não ficar à sombra do atual executivo. “Quem fez subir o Chega foi o Governo ao não resolver os problemas das pessoas”.

De acordo com a rádio Renascença, o socialista Ricardo Gonçalves foi a única voz crítica dos discursos de sábado do Congresso Nacional do PS.

O ex-deputado condenou a forma de estar atual do Partido Socialista (PS) e a falta de capacidade de autocrítica.

“Queria lamentar profundamente que este congresso se esteja a transformar num plebiscito ao Governo cessante. E tenho medo que o PS faça uma campanha eleitoral essencialmente a publicitar o Governo”, declarou.

Numa intervenção inflamada no 24.º Congresso do PS, em Lisboa, Ricardo Gonçalves ressalvou que “não é que o Governo fizesse tudo mal” porque “fez algumas coisas bem feitas” mas, advertiu, “só este Governo não chega para ganhar as eleições e muito menos para formar governo” depois das eleições de 10 de março.

O antigo deputado, que discursou logo a seguir ao ministro da Saúde, Manuel Pizarro, identificou as áreas em que, no seu entender, se mantém os problemas, da saúde à educação, justiça e a habitação que, disse, “continua com uma carga de impostos brutal”.

“Não se pode dizer que a saúde está boa. O Pizarro é um grande ministro mas as televisões abrem com meia hora de problemas nas urgências. É preciso resolver isto”, disse, sugerindo que, apesar dos “pergaminhos do PS” na saúde, tem de saber fazer mais, através de outro tipo de gestão, incluindo privados e gestão cooperativa.

Também “não se pode dizer que o MP [Ministério Público] está bom quando os processos acabam todos em mega processos e nada funciona”.

Para o militante, Pedro Nuno Santos “é capaz de apresentar soluções para isto”, porque – insistiu – “se se põe à sombra do Governo não consegue fazer governo no dia 10 de março”.

Ricardo Gonçalves acrescentou ainda “quem fez subir o Chega foi o Governo ao não resolver os problemas das pessoas” e, para impedir que o Chega vá para o Governo, o PS tem de saber resolver os problemas dos cidadãos.

“O partido está sem massa crítica”

Questionado pela Renascença como via o facto de ser a única voz crítica dos discursos que foram ouvidos, Ricardo Gonçalves lamento que o partido esteja “sem massa crítica e sem capacidade de debate”.

“Os congressos, desde que o líder passou a ser eleito antes do congresso, transformaram-se numa passagem de modelos e, portanto, cada um tenta dizer o melhor do Chefe. Os militantes estão convencidos de que estão a passar uma imagem positiva para fora, mas não estão”, considerou.

“Antes não era assim, mas nos últimos anos, o PS transformou-se muito num partido de poder – com pouco debate e pouca capacidade crítica“, sublinhou, lamentando que não se tente arranjar outra solução.

Temos de inovar muita coisa!“, apelou no final do seu discurso, “porque assim não vamos lá”, concluiu o ex-deputado Ricardo Gonçalves, que é militante do PS desde 1974.

ZAP // Lusa

10 Comments

  1. Este militante está cheio de razão. No que respeita ao Chega, não é só a falta de resolução dos problemas que facilita o seu crescimento, é também e muito os casos, casões e casinhos que temos visto nos últimos anos – combustível para a fogueira do populismo e da demagogia.

  2. … e a falta de Cultura Geral, falta uma boa Educacao, Historia, Actualidade…

    O PS nao consegue colocar na lideranca melhor que o Pedro Nuno, depois dos casos por que passou ?

    Obviamente nao vou cair para os extremos mas que escolha dificil vai ser este ano. Engolir sapo, é o que vou fazer.

    E sim, parece que esse militante é o unico com discernimento dentro do PS.

  3. Este militante disse aquilo que muitos pensam, mas que não têm coragem de dizer. Só não vê quem não quer, que esta estratégia do PS do António Costa (que é esperto, mas não patriótico) vai fazer que no dia 10 de março ganhe a abstenção e o Chega. Irão ser os dois grandes vencedores nas próximas eleições…

  4. O PS para governar novamente tem que começar a ouvir os Portugueses e deixar-se de amigos e conhecidos e começar a colocar pessoas capazes nos lugares.
    As Caras que até agora têm aparecido já se viu que não servem, vamos mudar e quem não servir sai.
    Neste momento o PS é o único partido capaz de levar este país para o Futuro, mas deixem-se de amizades, que só dá merda
    e responsabilizar os que não servem.

  5. Já estou farto destes Partidos, PS PSD e não só, que levaram este País a miséria, vou desta vez votar no Partido CHEGA, até hoje este ainda nada roubou.

  6. Pezinhos de La, pelo menos vais votar no herdeiro de Salazar, esse não roubou nada de dinheiro porque os Portugueses
    não tinham, mas roubou a vida dos nossos Jovens nas colonias ditas Portuguesas que minhas nunca foram, bandido.

  7. Este meliante prefere a verdade, auto se exclui de ser mais um porquinho.
    Este melitante tocou nos pontos que estão a ser muito difíceis para a maioria dos portugueses.
    Este melitante disse o que devia ser dito e contestado pelo PSD, até os assuntos fossem tratados.
    Só que o PSD acaba por ser farinha do mesmo saco.
    Resta dar a oportunidade ao CHEGA para mostrar o que vale.

  8. O PS vencerá novamente as eleições independentemente do fantoche utilizado. Bem ou mal o Costa conseguiu adoçar a boca a muitos portugueses que vinham de um período de vacas magras. O problema é o futuro que já se encontra comprometido com falta de reformas estruturantes em tempo de vacas gordas, e que com a tendência ideológica do PNS, a galinha dos ovos de ouro (turismo) irá ser destruída, o superavit passará novamente a défice e o aumento de impostos continuará a galopar mantendo o País na miséria habitual. Durante esse tempo a teia política ligada a autocracia PS /PSD irá continuar as suas negociatas enriquecendo.

  9. O “Pezinhos de La” , ainda bem que existe neste espaço de opinião , sempre nos vai distraindo com a sua hilariante Ironia ! ….. mas que assim seja , quando o Ventura se apanhar com a chave do cofre nas mãos , então verá !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.