(cv) BBC
![](https://zap.aeiou.pt/wp-content/uploads/2017/12/fa13bcb2ac7ef825242b3d89397f7b98.jpg)
James Howells
Após ter sido impedido de procurar o disco rígido que a sua ex-namorada deitou ao lixo, James Howells quer agora comprar o aterro sanitário para tentar recuperar a fortuna em Bitcoins.
Um homem que afirma ter perdido uma fortuna em Bitcoins num aterro sanitário está agora a considerar a possibilidade de comprar o local antes que este seja permanentemente encerrado, num último esforço para recuperar a sua riqueza digital.
James Howells, um engenheiro de 39 anos de Newport, no sul do País de Gales, alega que a sua ex-namorada deitou fora, por engano, um disco rígido com milhares de Bitcoins em 2013. Com o aumento do valor da Bitcoin ao longo dos anos, as criptomoedas perdidas devem valer agora mais de 700 milhões de euros. Apesar de anos de esforços para obter acesso ao aterro, as suas tentativas não tiveram êxito.
Vários meios de comunicação noticiaram na segunda-feira que Howells está agora a explorar a possibilidade de comprar ele próprio o aterro sanitário. A Câmara Municipal de Newport, que supervisiona o aterro, está a planear encerrá-lo no ano fiscal de 2025-26. Este encerramento marcaria provavelmente o fim de qualquer hipótese de recuperar o disco rígido desaparecido.
Howells expressou a sua surpresa com os planos do conselho, afirmando que, embora tenha previsto o encerramento do aterro devido ao facto de estar quase cheio, não esperava que acontecesse tão cedo, refere a Sky News.
O engenheiro frisou também uma aparente contradição no raciocínio da Câmara, referindo que, durante uma recente batalha legal, a Câmara argumentou que o encerramento do local para ele procurar o disco teria “teria um enorme impacto negativo sobre a população de Newport, ao mesmo tempo que planeavam fechar o aterro de qualquer das formas”.
No mês passado, um juiz rejeitou o processo legal de Howells, que pretendia obter autorização para pesquisar o aterro ou uma indemnização de 495 milhões de libras. O juiz Keyser KC decidiu que o seu pedido não tinha “qualquer perspetiva realista de sucesso” em tribunal.
Apesar deste revés, Howells continua determinado e revelou que discutiu a potencial compra do aterro com parceiros de investimento e está a considerar seriamente fazer uma oferta. “Se a Câmara Municipal de Newport estivesse disposta, eu estaria potencialmente interessado em comprar o aterro sanitário ‘tal como está’”, afirmou.
A Câmara Municipal de Newport foi contactada para comentar o assunto, mas ainda não foi dada qualquer resposta.