Evo Morales reconhece primeira derrota nas urnas em 10 anos

Alain Bachellier / Flickr

Evo Morales, Presidente da Bolívia

Evo Morales, Presidente da Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, reconheceu esta quarta-feira a primeira derrota nas urnas em dez anos de governo e prometeu respeitar os resultados do referendo realizado há três dias.

No domingo, os eleitores bolivianos foram às urnas para votar a reforma constitucional proposta pelo governo, que permitiria ao presidente Evo Morales disputar um quarto mandato consecutivo em 2019. A maioria dos bolivianos votou contra.

A votação foi apertada, e o Tribunal Supremo Eleitoral demorou três dias a concluir a contagem.

Com 99,8% dos votos apurados, a vitória da oposição foi confirmada por uma estreita margem: 51,3% dos eleitores votaram “Não”, contra os 48,7% que optaram pelo “Sim”.

Esta quarta-feira, Evo Morales criticou o que chamou de campanha suja da oposição, mas não questionou os resultados.

O presidente lembrou que, mesmo derrotado, tem um índice de popularidade alto (50%) e quatro anos de governo para continuar a implementar as suas politicas.

Perdemos a batalha, mas não a guerra”, disse o presidente, prometendo continuar com o seu programa de governo até 2020, ano em que o seu terceiro e último mandato termina.

Primeiro presidente indígena da Bolívia, Evo chegou ao poder em 2006, com a promessa de uma revolução socialista, para acabar com a pobreza e a discriminação.

Mal assumiu a presidência, o ex-líder sindical dos cultivadores de coca nacionalizou os recursos naturais e investiu em infra-estrutura e educação.

Em uma década, Morales eliminou o analfabetismo e viu a economia crescer em média 5% ao ano – um desempenho elogiado pelo Fundo Monetário Internacional, que tanto critica.

Com o argumento de que seria preciso mais tempo para consolidar o processo revolucionário, o governo propôs a reforma da Constituição.

Mas a oposição reagiu, argumentando que a falta de alternância política é sinónimo de autoritarismo.

Contribuíram para a derrota de Evo Morales, a morte de seis pessoas num protesto e o aparecimento de denúncias, nas redes sociais, de que teria favorecido uma ex-namorada com a concessão de contratos governamentais.

Evo – que tem 56 anos e é solteiro – reconheceu ter tido um filho da empresária Gabriela Zapata em 2007, e que a criança morreu.

Mas o presidente nega as acusações de que teria outorgado contratos governamentais à empresa chinesa para a qual Zapata trabalha.

Segundo Evo Morales, as denúncias não comprovadas são apenas parte de uma campanha suja da direita para destruir a sua imagem.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …