Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel.

A análise de arqueólogos a espécimes encontrados em locais de produção de cobre, no deserto do Arava, pode desvendar uma sociedade rica e próspera. O estudo foi publicado este mês na revista científica PLOS One.

O cobre era usado para produzir ferramentas e armas, razão pela qual era um dos recursos mais valiosos na altura. A equipa de cientistas analisou centenas de evidências de minas de cobre ancestrais na Jordânia e em Israel, reconstruindo, assim, a evolução da produção de cobre ao longo de 500 anos — entre 1300 e 800 a.C.

“Usando a evolução tecnológica conseguimos identificar e caracterizar o surgimento do reino bíblico de Edom. Os nossos resultados provam que aconteceu antes do que se pensava anteriormente e de acordo com a descrição bíblica“, explicou Ben-Yosef, o autor principal do artigo, citado pela EurekAlert.

Ao analisar a escória das minas de cobre, os cientistas notaram que, com o passar do tempo, o desperdício deste mineral ia diminuindo. Isto prova que os métodos de produção foram melhorando, tornando-se mais eficientes.

“Demonstramos uma repentina padronização da escória na segunda metade do século X a.C., numa extensa área de cerca de 2 mil quilómetros quadrados, que ocorreu exatamente quando os egípcios entraram na região“, notou o arqueólogo. Os investigadores acreditam que a melhoria seja justificada pela invasão dos egípcios à Terra Santa.

“A eficiência da indústria do cobre na região estava a aumentar. Os edomitas desenvolveram protocolos de trabalho precisos que lhes permitiram produzir uma quantidade muito grande de cobre com o mínimo de esforço”, acrescentou.

Como eram consumidores de cobre importado, o Egito tinha o interesse em simplificar a indústria. Aliás, o camelo até apareceu pela primeira vez na região após a chegada do Faraó Sisaque I. Os egípcios terão sido, portanto, um catalisador de inovação na região.

“As nossas novas descobertas contradizem a visão de muitos arqueólogos de que o deserto de Arava foi povoado por uma aliança de tribos, e são consistentes com a história bíblica de que havia um reino edomita aqui”, disse Ben-Yosef. “Uma indústria de cobre a florescer no Arava só pode ser atribuída a uma política centralizada e hierárquica, e isso pode encaixar-se na descrição bíblica do reino edomita”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode estar cheia de "Terras" (com oceanos e continentes)

Uma equipa de investigadores da Universidade da Dinamarca acredita que a Via Láctea pode estar cheia de planetas semelhantes à Terra, com oceanos e continentes. Há muito tempo que os astrónomos vasculham o vasto Universo na …

Podem as leis da Física refutar a existência de Deus?

Se existe um Deus que criou todo o universo e todas as leis da Física, Deus segue as suas próprias leis? Ou pode Deus substituir as suas leis, como viajar mais rápido do que a …

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …