Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel.

A análise de arqueólogos a espécimes encontrados em locais de produção de cobre, no deserto do Arava, pode desvendar uma sociedade rica e próspera. O estudo foi publicado este mês na revista científica PLOS One.

O cobre era usado para produzir ferramentas e armas, razão pela qual era um dos recursos mais valiosos na altura. A equipa de cientistas analisou centenas de evidências de minas de cobre ancestrais na Jordânia e em Israel, reconstruindo, assim, a evolução da produção de cobre ao longo de 500 anos — entre 1300 e 800 a.C.

“Usando a evolução tecnológica conseguimos identificar e caracterizar o surgimento do reino bíblico de Edom. Os nossos resultados provam que aconteceu antes do que se pensava anteriormente e de acordo com a descrição bíblica“, explicou Ben-Yosef, o autor principal do artigo, citado pela EurekAlert.

Ao analisar a escória das minas de cobre, os cientistas notaram que, com o passar do tempo, o desperdício deste mineral ia diminuindo. Isto prova que os métodos de produção foram melhorando, tornando-se mais eficientes.

“Demonstramos uma repentina padronização da escória na segunda metade do século X a.C., numa extensa área de cerca de 2 mil quilómetros quadrados, que ocorreu exatamente quando os egípcios entraram na região“, notou o arqueólogo. Os investigadores acreditam que a melhoria seja justificada pela invasão dos egípcios à Terra Santa.

“A eficiência da indústria do cobre na região estava a aumentar. Os edomitas desenvolveram protocolos de trabalho precisos que lhes permitiram produzir uma quantidade muito grande de cobre com o mínimo de esforço”, acrescentou.

Como eram consumidores de cobre importado, o Egito tinha o interesse em simplificar a indústria. Aliás, o camelo até apareceu pela primeira vez na região após a chegada do Faraó Sisaque I. Os egípcios terão sido, portanto, um catalisador de inovação na região.

“As nossas novas descobertas contradizem a visão de muitos arqueólogos de que o deserto de Arava foi povoado por uma aliança de tribos, e são consistentes com a história bíblica de que havia um reino edomita aqui”, disse Ben-Yosef. “Uma indústria de cobre a florescer no Arava só pode ser atribuída a uma política centralizada e hierárquica, e isso pode encaixar-se na descrição bíblica do reino edomita”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …

Equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições até ao final da época

As equipas da I Liga vão poder fazer cinco substituições e ter nove jogadores suplentes nos restantes encontros da edição 2019/20, anunciou a Liga de clubes. "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar …

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …