Evereste reclama 12 vidas no acidente mais mortal de sempre nos Himalaias

Parahamsa / Flickr

Avalanche no Everest

Avalanche no Everest

Pelo menos 12 alpinistas morreram esta sexta-feira numa avalanche no Monte Evereste, tornando este o acidente mais mortal da história do montanhismo moderno na mais alta montanha do mundo.

No seu último balanço oficial, as autoridades nepalesas, citadas pela agência France Presse, davam conta de 9 nepaleses mortos, mas um elemento da Associação de Salvamento dos Himalaias contabilizou 12 corpos resgatados. Todas as vítimas são guias sherpa.

O mesmo responsável declarou que é ainda esperado que sejam recuperados outros corpos de vítimas da avalanche. Foram resgatados com vida 5 alpinistas.

O acidente ocorreu quando, a 6.000m de altitude, um grupo de mais de 50 alpinistas, a maior parte dos quais sherpas do Nepal, foi atingido por uma avalanche.

Antes deste, o acidente mais mortal no Monte Evereste tinha sido em 1996, quando oito pessoas morreram numa expedição.

Mais de 300 pessoas morreram já no Evereste desde a primeira subida com sucesso ao pico mais alto do mundo, concretizada por Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953.

O monte Evereste (ou Everest) é a mais alta montanha da Terra, com 8.844 m de altura. Está localizado na cordilheira dos Himalaias, na fronteira entre a República Popular da China (Tibete) e o Nepal.

Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (mãe do universo).

O Everest foi assim baptizado por Sir Andrew Scott Waugh, o governador-geral da Índia colonial britânica, em homenagem a seu predecessor, Sir George Everest.

Radhanath Sikdar, um matemático e topógrafo indiano de Bengala, foi o primeiro a identificar o Everest como a montanha mais alta do globo, de acordo com seus cálculos trigonométricos em 1852.

Alguns indianos pensam por isso que o pico se deveria chamar Sikdar, e não Everest.

 

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …