Evereste reclama 12 vidas no acidente mais mortal de sempre nos Himalaias

Parahamsa / Flickr

Avalanche no Everest

Avalanche no Everest

Pelo menos 12 alpinistas morreram esta sexta-feira numa avalanche no Monte Evereste, tornando este o acidente mais mortal da história do montanhismo moderno na mais alta montanha do mundo.

No seu último balanço oficial, as autoridades nepalesas, citadas pela agência France Presse, davam conta de 9 nepaleses mortos, mas um elemento da Associação de Salvamento dos Himalaias contabilizou 12 corpos resgatados. Todas as vítimas são guias sherpa.

O mesmo responsável declarou que é ainda esperado que sejam recuperados outros corpos de vítimas da avalanche. Foram resgatados com vida 5 alpinistas.

O acidente ocorreu quando, a 6.000m de altitude, um grupo de mais de 50 alpinistas, a maior parte dos quais sherpas do Nepal, foi atingido por uma avalanche.

Antes deste, o acidente mais mortal no Monte Evereste tinha sido em 1996, quando oito pessoas morreram numa expedição.

Mais de 300 pessoas morreram já no Evereste desde a primeira subida com sucesso ao pico mais alto do mundo, concretizada por Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay em 1953.

O monte Evereste (ou Everest) é a mais alta montanha da Terra, com 8.844 m de altura. Está localizado na cordilheira dos Himalaias, na fronteira entre a República Popular da China (Tibete) e o Nepal.

Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (mãe do universo).

O Everest foi assim baptizado por Sir Andrew Scott Waugh, o governador-geral da Índia colonial britânica, em homenagem a seu predecessor, Sir George Everest.

Radhanath Sikdar, um matemático e topógrafo indiano de Bengala, foi o primeiro a identificar o Everest como a montanha mais alta do globo, de acordo com seus cálculos trigonométricos em 1852.

Alguns indianos pensam por isso que o pico se deveria chamar Sikdar, e não Everest.

 

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …