Triunfo muito importante do Porto, em especial pelas muitas incidências que a partida teve, com foco na primeira parte. Intensidade, ocasiões, penálti assinalado e revertido, golo anulado, grande penalidade desperdiçada e outra convertida.
Enfim, um manancial de momentos que quase tirou do “dragão” o controlo de um jogo que acabou por vencer, culpa, acima de tudo, de Evanilson, autor de um bis e dono de mais uma excelente exibição.
Que primeira parte no São Luís! O Porto entrou a dominar e com mais iniciativa atacante, mas o Farense estava com a lição bem estudada e aproveitava quase todas as transições para criar muito perigo, pelo que a primeira metade foi de parada e resposta e muitos eventos.
Marco Matias foi o primeiro a desperdiçar uma boa ocasião, depois foi Evanilson, Galeno e Elves Baldé, este a atirar com estrondo ao poste.
Aos 29 minutos o árbitro assinalou penálti para o Porto, por falta de Baldé sobre Evanilson, mas reverteu a decisão após consultar o VAR.
Depois, aos 33, foi a vez de ser assinalada grande penalidade para os algarvios, por mão de Fábio Cardoso na área, mas Mattheus Oliveira atirou por cima.
Na resposta o 1-0, por Evanilson, num remate cruzado a passe de Galeno. E aos 41 o 2-0, num pontapé de Alan Varela de fora da área, sem marcação.
Nesta vertigem de futebol, o melhor em campo ao intervalo era Varela. O médio argentino do Porto registava um GoalPoint Rating de 6.9, fruto de um golo, um passe de ruptura e os dois duelos aéreos ofensivos que disputou ganhos.
A segunda parte começou bem mais calma, praticamente de sentido único, apenas com o Porto a criar lances de perigo, o mais claro aos 47 minutos, com Galeno incapaz de emendar quase em cima da linha de golo.
Respondeu o Farense apenas aos 59 minutos e com golo. Falta de Varela sobre Mattheus na área e Bruno Duarte, da marca dos 11 metros, reduziu.
Aos 71 minutos, Pepê fez o 3-1, mas o tento foi anulado por fora-de-jogo de Galeno; aos 76 contou mesmo, com Evanilson a receber de Pepê e a rematar na passada, para o bis. Um tento que praticamente arrumou com a questão do vencedor.
Melhor em Campo
O brasileiro Evanilson está em grande forma e já leva oito tentos na Liga, tendo facturado quatro golos nos últimos três jogos, incluindo dois em Faro.
Foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 8.7, graças ao bis, mas também a dois remates enquadrados em quatro, uma ocasião flagrante criada e sete acções com bola na área contrária.
Resumo
// GoalPoint