/

Eurovisão no Reino Unido, com 12 cidades prontas para o “ringue”

Corinne Cumming/UER

Troféu do Festival Eurovisão da Canção 2022

União Europeia de Radiodifusão confirmou o local do Festival Eurovisão da Canção 2023. Três cidades anunciaram candidatura, nove devem seguir-se.

Havia poucas dúvidas mas a confirmação chegou nesta segunda-feira: o Festival Eurovisão da Canção 2023 vai ser realizado no Reino Unido.

A União Europeia de Radiodifusão confirmou a mudança de local do evento. A Ucrânia ganhou o festival neste ano, seria o país anfitrião no próximo ano mas, devido à guerra, não tem condições para receber o festival.

O Reino Unido foi o país escolhido porque ficou no segundo lugar no festival em 2022, realizado em Itália.

Sam Ryder e o seu Space Man conseguiram 466 pontos, muito atrás dos 631 pontos da vencedora Stefania, do grupo Kalush Orchestra.

https://www.youtube.com/watch?v=RZ0hqX_92zI

Três cidades já anunciaram que vão tentar receber o certame: Londres, Sheffield e Manchester. Mas, de acordo com a estação organizadora BBC, mais nove cidades devem em breve “atirar-se para o ringue”.

E de diversos pontos das ilhas: Leeds, Liverpool, Newcastle, Birmingham, Bristol e Brighton (Inglaterra), Aberdeen (Escócia), Belfast (Irlanda do Norte) e Cardiff (País de Gales). O processo de candidaturas vai ser aberto já nesta semana.

Organizar o Festival Eurovisão da Canção não é barato: em 2012, por exemplo, o Azerbaijão gastou mais de 50 milhões de euros.

No próximo ano, apesar de não receber o festival, a Ucrânia vai qualificar-se directamente para a final, por ter vencido a edição anterior. E a organização britânica assegura que os valores e características da Ucrânia vão estar presentes.

“O Reino Unido vai realizar um concurso fantástico, em nome dos nossos amigos ucranianos”, escreveu o primeiro-ministro Boris Johnson, que falou na semana passada com Volodymyr Zelenskyy sobre o assunto: “Disse que, onde quer que fosse a Eurovisão, o evento deveria celebrar o país e o povo da Ucrânia. Vamos honrar essa promessa”.

O Reino Unido é o país que já recebeu mais vezes o Festival Eurovisão da Canção: oito edições.

Mas não é o país que já venceu mais vezes o festival – quatro dessas edições foram organizadas pelo Reino Unido devido a desistências do país vencedor no ano anterior (quase sempre por motivos financeiros).

A última vez que o certame decorreu no Reino Unido (Birmingham) verificou-se em 1998, após a vitória da música Love Shine a Light, do grupo Katrina and The Waves.

Desde que 1980 que o Festival Eurovisão da Canção não é organizado pelo país que vence a edição anterior. Aconteceu na altura com Israel, também por causa das despesas.

Aliás, Israel nem participou nesse ano, não defendeu o troféu, na Holanda, porque o festival realizou-se no Dia da Memória nacional, de homenagem aos soldados e vítimas de guerra e terrorismo.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.