Europa não trata todos os refugiados “da mesma forma”

Aris Messinis / AFP

Análise crítica de uma revista, no dia anterior a palavras duras de António Vitorino: “Isto é inaceitável”.

Há relatos credíveis e confirmados de discriminação, violência e xenofobia, no tratamento a pessoas que tentam fugir da guerra na Ucrânia.

O “alarme” foi dado por António Vitorino, director-geral da Organização Internacional para as Migrações, numa mensagem publicada nesta quinta-feira, na qual é claro: “Discriminação é inaceitável“.

“Deploro esses actos e peço aos Estados que investiguem esta questão e que a resolvam imediatamente”, pediu o português, que tem recebido relatos que originam ainda maior risco e maior sofrimento para os refugiados.

No dia anterior, um artigo na revista Fast Company considerou que a guerra na Ucrânia tem mostrado que a Europa, no geral, não trata todos os refugiados “da mesma forma”.

“A cor da pele tem definido a experiência de algumas pessoas que têm tentado fugir da Ucrânia”, escreve Adele Peters, centrando-se nos estudantes africanos e asiáticos que estudavam na Ucrânia, que se têm queixado de discriminação – sendo até empurrados para o fim da fila para os ucranianos poderem passar primeiro.

De acordo com o relato de uma estudante nascida no Gana, os responsáveis ucranianos pela fronteira gritam constantemente para os africanos voltarem para onde estavam, para não deixaram a Ucrânia. A própria estudante esteve quase dois dias à espera para sair do país, sem comer.

Há também imagens que mostram militares ucranianos a colocar africanos fora de autocarros e de comboios que levaram refugiados para outros países. “Nenhum negro aqui dentro”, terá dito um ucraniano.

No início desta semana o Governo da Nigéria já apelou ao tratamento “com dignidade e sem favores” a todos os refugiados.

Polónia e Hungria apresentam igualmente relatos de alegada discriminação, com refugiados que não são ucranianos a ficarem retidos, na sua tentativa de mudança de país. O Governo polaco não quer imigrantes do Médio-Oriente na Polónia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.