Europa entra na corrida espacial e quer extrair recursos da Lua antes de 2025

Marshall Space Flight Center / NASA

A empresa ArianeGroup assinou um contrato de um ano com a Agência Espacial Europeia para estudar a possibilidade de enviar uma missão à Lua antes de 2025, que terá como objetivo extrair regolito.

Em comunicado, a empresa explica que o regolito é um material presente na superfície lunar a partir do qual é possível obter água e oxigénio, o que, no futuro, permitiria projetar a presença humana no satélite terrestre e produzir o combustível necessário para lançar missões exploratórias mais distantes.

“O uso de recursos espaciais pode ser uma chave para a exploração lunar sustentável e este estudo faz parte do plano abrangente da ESA para transformar a Europa num parceiro na exploração global na próxima década”, disse David Parker, da agência europeia.

Para realizar este estudo, o ArianeGroup uniu forças com a startup alemã PTScientists, que produzirá a sonda, e com a empresa belga Space Applications Services, responsável por fornecer instalações de controlo de solo e equipamentos de comunicação para a futura missão.

Desta maneira, “este inovador consórcio europeu poderia oferecer serviços para toda a missão”, desde o lançamento até o transporte de toda a carga até a Lua, segundo o comunicado da empresa.

“O ArianeGroup apoiará todos os projetos europeus atuais e futuros, de acordo com a sua missão de garantir à Europa acesso independente e soberano ao Espaço“, disse André-Hubert Roussel, CEO da empresa.

O anúncio acontece apenas algumas semanas depois que a sonda chinesa Chang’e 4 ter conseguido “colocar um pé” na face inexplorada da Lua pela primeira vez na história, um marco na exploração do cosmos que eleva o gigante asiático para a categoria de poder espacial. A perspetiva de uma competição entre as grandes potências pelos recursos da Lua reavivou a especulação sobre uma nova corrida espacial.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ja nao chega poluir e estragar o planeta terra e agora querem estragar a lua
    será que o homem ainda nao aprendeu nada com o que se passa aqui na terra?

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …