Europa entra na corrida espacial e quer extrair recursos da Lua antes de 2025

Marshall Space Flight Center / NASA

A empresa ArianeGroup assinou um contrato de um ano com a Agência Espacial Europeia para estudar a possibilidade de enviar uma missão à Lua antes de 2025, que terá como objetivo extrair regolito.

Em comunicado, a empresa explica que o regolito é um material presente na superfície lunar a partir do qual é possível obter água e oxigénio, o que, no futuro, permitiria projetar a presença humana no satélite terrestre e produzir o combustível necessário para lançar missões exploratórias mais distantes.

“O uso de recursos espaciais pode ser uma chave para a exploração lunar sustentável e este estudo faz parte do plano abrangente da ESA para transformar a Europa num parceiro na exploração global na próxima década”, disse David Parker, da agência europeia.

Para realizar este estudo, o ArianeGroup uniu forças com a startup alemã PTScientists, que produzirá a sonda, e com a empresa belga Space Applications Services, responsável por fornecer instalações de controlo de solo e equipamentos de comunicação para a futura missão.

Desta maneira, “este inovador consórcio europeu poderia oferecer serviços para toda a missão”, desde o lançamento até o transporte de toda a carga até a Lua, segundo o comunicado da empresa.

“O ArianeGroup apoiará todos os projetos europeus atuais e futuros, de acordo com a sua missão de garantir à Europa acesso independente e soberano ao Espaço“, disse André-Hubert Roussel, CEO da empresa.

O anúncio acontece apenas algumas semanas depois que a sonda chinesa Chang’e 4 ter conseguido “colocar um pé” na face inexplorada da Lua pela primeira vez na história, um marco na exploração do cosmos que eleva o gigante asiático para a categoria de poder espacial. A perspetiva de uma competição entre as grandes potências pelos recursos da Lua reavivou a especulação sobre uma nova corrida espacial.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ja nao chega poluir e estragar o planeta terra e agora querem estragar a lua
    será que o homem ainda nao aprendeu nada com o que se passa aqui na terra?

RESPONDER

Há 400 processos em Tribunal contra o Banco de Portugal por causa do BES

Cerca de 400 processos correm atualmente nos tribunais a colocar em causa as decisões do Banco de Portugal no âmbito da resolução do BES, segundo fonte ligada aos processos. Os processos dizem respeito às decisões do …

Portugal é um dos 12 países que mais vão encolher nos próximos 80 anos

Há muito que nos habituámos a pensar que somos 10 milhões. Mas os nossos netos e bisnetos vão pensar em Portugal como o país dos seis milhões de habitantes. De acordo com as projeções das Nações …

Rebelião no PSD-Açores. "O partido não começa nem acaba com Rio"

Depois de João Mota Amoral figurar no oitavo lugar da lista da direção nacional do partido às europeias, o PSD-Açores confirmou que não vai fazer campanha. Além disso, Sabrina Furtado, secretária geral do PSD-Açores garante …

Vídeos da Momo causam pânico no Brasil

Pais e mães angustiados debateram intensamente, durante os últimos dias, vídeos infantis que teriam sido "invadidos" pela temida personagem Momo que, supostamente, ensinariam as crianças a usar objectos cortantes em casa para praticarem actos suicidas. Grupos …

Madeira chega a acordo com enfermeiros na recuperação do tempo de serviço

O governo regional da Madeira chegou a acordo com os enfermeiros. O pagamento da verba correspondente aos anos em que o tempo de serviço destes profissionais esteve congelado começa já em maio e prolonga-se até …

Entre a "revolução" e a "bomba eleitoral", Costa amuou

A redução no preço dos passes sociais, que está a ser apontada pelo PSD como uma "bomba eleitoral" do Governo socialista, marcou o debate quinzenal no Parlamento, com António Costa a defender-se, notando que a …

Centeno atira-se ao CDS e acusa-o de "aproveitamento político"

O Ministro das Finanças, Mário Centeno, respondeu ao pedido de audição do CDS a propósito dos impostos europeus e aproveitou a oportunidade para atacar os centristas. Mário Centeno enviou uma carta ao Parlamento, nomeadamente à Secretaria …

PSD acusa Governo de baixar preços dos passes sem ter os transportes

O PSD acusou hoje o Governo de apresentar a redução dos preços dos passes apenas para Lisboa e Porto e sem aumentar os transportes, com o primeiro-ministro a responder que os sociais-democratas são simplesmente contra …

Venezuela, promessas e (muitos) elogios: Trump e Bolsonaro foram feitos um para o outro

Não faltaram sorrisos, elogios nem promessas de cooperação. Os Presidentes das duas maiores economias da América concentraram as atenções na Venezuela. Enquanto Trump prometeu dar apoio à entrada do Brasil na OCDE e na NATO, …

Proposta do PS sobre propaganda política só tem efeitos em 2020

O PS apresentou esta terça-feira um projeto de lei no Parlamento para "clarificar" qual a propaganda política que se pode fazer no período pré-eleições. No entanto, no que toca a 2019, as novas regras - a …