/

Europa entra na corrida espacial e quer extrair recursos da Lua antes de 2025

1

Marshall Space Flight Center / NASA

A empresa ArianeGroup assinou um contrato de um ano com a Agência Espacial Europeia para estudar a possibilidade de enviar uma missão à Lua antes de 2025, que terá como objetivo extrair regolito.

Em comunicado, a empresa explica que o regolito é um material presente na superfície lunar a partir do qual é possível obter água e oxigénio, o que, no futuro, permitiria projetar a presença humana no satélite terrestre e produzir o combustível necessário para lançar missões exploratórias mais distantes.

“O uso de recursos espaciais pode ser uma chave para a exploração lunar sustentável e este estudo faz parte do plano abrangente da ESA para transformar a Europa num parceiro na exploração global na próxima década”, disse David Parker, da agência europeia.

Para realizar este estudo, o ArianeGroup uniu forças com a startup alemã PTScientists, que produzirá a sonda, e com a empresa belga Space Applications Services, responsável por fornecer instalações de controlo de solo e equipamentos de comunicação para a futura missão.

Desta maneira, “este inovador consórcio europeu poderia oferecer serviços para toda a missão”, desde o lançamento até o transporte de toda a carga até a Lua, segundo o comunicado da empresa.

“O ArianeGroup apoiará todos os projetos europeus atuais e futuros, de acordo com a sua missão de garantir à Europa acesso independente e soberano ao Espaço“, disse André-Hubert Roussel, CEO da empresa.

O anúncio acontece apenas algumas semanas depois que a sonda chinesa Chang’e 4 ter conseguido “colocar um pé” na face inexplorada da Lua pela primeira vez na história, um marco na exploração do cosmos que eleva o gigante asiático para a categoria de poder espacial. A perspetiva de uma competição entre as grandes potências pelos recursos da Lua reavivou a especulação sobre uma nova corrida espacial.

ZAP //

1 Comment

  1. ja nao chega poluir e estragar o planeta terra e agora querem estragar a lua
    será que o homem ainda nao aprendeu nada com o que se passa aqui na terra?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.