Europa esteve “a um passo de um desastre radioativo” na central nuclear de Zaporijia

5

Sergei Ilnitsky / EPA

O Presidente ucraniano alertou que a central nuclear de Zaporijia, na Ucrânia, “parou pela primeira vez na sua história” esta quinta-feira.

Os geradores a diesel de emergência foram ativados na central nuclear de Zaporijia para evitar um “desastre radioativo”.

“O mundo deve entender que ameaça é essa: se os geradores a diesel não tivessem sido acionados após o apagão, seríamos obrigados a enfrentar as consequências da radiação”, disse Volodymyr Zelenskyy.

As declarações do líder ucraniano surgiram após um incêndio ter deflagrado perto da central, obrigando a desconectar temporariamente Zaporijia da rede de energia do país. A Energoatom culpou os “invasores” russos pela desconexão.

Os trabalhadores da central nuclear de Zaporijia, na Ucrânia, têm sido “torturados” pelas forças russas para os obrigar a operar as instalações.

“Capturaram cerca de 1.100 trabalhadores da central”, denunciou o chefe da empresa nacional de energia atómica ucraniana, Petro Kotin, em declarações à Sky News. “A situação é muito má agora e está a piorar a toda a hora. Nas últimas semanas, verificou-se um aumento dos bombardeamentos no local”.

Kotin fala diariamente com a atual gestão da central nuclear, sendo que as chamadas são ouvidas pelas forças russas. Ocasionalmente, escreve o Observador, os funcionários conseguem encontrar canais de comunicação que não são vigiados.

Em entrevista ao The Guardian, Kotin revelou que engenheiros do Kremlin planeiam cortar a ligação de Zaproíjia da rede elétrica nacional e ligá-la à rede elétrica da Rússia. “A pré-condição para este plano era o dano profundo de todas as linhas que conectam a central nuclear de Zaporijia ao sistema ucraniano”, contou.

O chefe da Energoatom sublinha os perigos de fazer isto, explicando que se a refrigeração for comprometida em 90 minutos “vai começar a haver fusão do núcleo” da central.

Entretanto, prosseguem as negociações para os inspetores da Nações Unidas fazerem uma visita à central nuclear. A visita dos inspetores da da Agência Internacional de Energia atómica (IAEA) poderá ser feita “no final do mês”, adianta o The Guardian.

“Não podemos perder mais tempo. Estou determinado a liderar pessoalmente a missão da IAEA à central nos próximos dias”, disse Rafael Grossi, diretor-geral da IAEA.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, conversou esta quinta-feira com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, sobre a situação em torno da central nuclear de Zaporijia.

Na sua conferência de imprensa diária, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, revelou que os dois líderes falaram sobre a central nuclear, motivo de preocupação para a comunidade internacional, já que Rússia e Ucrânia acusam-se mutuamente há semanas dos bombardeamentos contra essas instalações.

A porta-voz reiterou os pedidos dos Estados Unidos para que a Rússia cesse a sua ocupação da central nuclear e conceda, o mais rápido possível, acesso a especialistas da AIEA.

De acordo com a agência RIA, Vladimir Putin assinou um decreto para aumentar o número de militares de 1,9 para 2,04 milhões de efetivos. O Presidente russo sugere, assim, que não planeia abrandar a ofensiva militar. A ordem inclui um aumento de 137 mil no número de forças de combate.

Pavel Luzin, especialista em questões militares da Rússia, diz que “este decreto é contrário à realidade objetiva no terreno”. Na sua ótica, será difícil para a Rússia aumentar o número de soldados.

Daniel Costa, ZAP //

5 Comments

  1. É absolutamente absurdo pensar-se que são os russos a bombardear uma instalação que eles próprios controlam. Só podem ser os ucranianos, cuja chefia política está na mão de loucos. E o curioso é saber-se que, em caso de acidente nuclear provocado pelos bombardeamentos, os ventos dominantes levarão para a Europa oriental, inclusive a Alemanha, as poeiras radioativas que irão envenenar as populações. Vivemos de facto num mundo de loucos e mentecaptos.

  2. Concordo plenamente, pois de facto só os incautos ou ingénuos podem acreditar que os russos bombardeariam os seus compatriotas e por outro lado a visita dos inspetores da Agência Internacional de Energia atómica (IAEA) poderá começar
    já na próxima semana e não no próximo mês, após acordo das autoridades russas e dos técnicos da IAEA.

  3. Só incautos ou ingénuos podem acreditar que os russos bombardeiam os seus compatriotas e por outro lado a inspeção das instalações já está programada para a próxima semana e não para o próximo mês, após acordo das autoridades russas e dos
    técnicos da IAEA, sob égide das Nações Unidas.

  4. Mais propaganda… É preciso ser-se muito estúpido para acreditar que o Putin quer lançar radiação na Rússia que fica ali mesmo ao lado. É preciso ser-se muito estúpido para acreditar que a central nuclear foi bombardeada com misseis e tiros de canhão e que por “milagre” não atingiram nada. É preciso ser-se muito estúpido para acreditar na maior parte da propaganda que nos tentam meter pelos olhos dentro há 6 meses, que continua a enriquecer os mesmos e a mergulhar o mundo num caos cada vez mais profundo com desculpas para aumento de combustível, dos alimentos, da energia e aumento da inflação.

  5. Mais propaganda ditadora por parte destes comentadores comunas… é preciso ser se muito estupido para continuara a acreditar no Putin que esta a invadir um pais vizinho, onde não era chamado, a apoderar se de tudo o que é deles com misseis, bombas, tanques, tropas, … mas será que nunca mais abrem os olhos??? e não venham ca com a treta da vossa paz ou dos americanos! Quem atacou foi a Russia, ponto final!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.