//

Euromilhões, raspadinhas e jogos online deram 327 mil euros por dia ao SNS

4

Os jogos sociais como o Euromilhões, o Totoloto e as raspadinhas, e os jogos online garantiram ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) uma verba de 120 milhões de euros em 2018. Estão em causa cerca de 327 mil euros por dia.

O Relatório de Gestão Demonstrações Financeiras e Orçamentais da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) refere que no período entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2018, o SNS recebeu mais de 120 milhões de euros provenientes das apostas feitas nos jogos online e nos jogos sociais promovidos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

O documento citado pelo jornal Público refere que “a distribuição dos resultados líquidos dos Jogos Sociais da SCML contribuiu em 115,9 milhões de euros para a receita, verificando-se um aumento de 3,1 milhões de euros (2,8%)”.

“A receita com origem no jogo online que é transferida do Turismo de Portugal para a ACSS, totalizou 4,6 milhões de euros”, acrescenta o mesmo relatório.

Estão em causa verbas totais que ascendem a cerca de 327 mil euros por dia, conforme adianta o jornal.

O decreto-lei que determina a forma de distribuição dos resultados líquidos dos jogos sociais explorados pela SCML define que “são atribuídos ao Ministério da Saúde 15,70% do valor dos resultados líquidos de exploração dos jogos sociais, para acções destinadas à concretização dos objectivos estratégicos do Plano Nacional de Saúde“.

As verbas devem ser aplicadas em áreas como a promoção da saúde, da alimentação saudável e da actividade física, na prevenção de doenças infecciosas como o VIH/SIDA, a tuberculose, as hepatites virais, na luta contra o tabagismo, na saúde mental, na vacinação e em doenças consideradas prioritárias, designadamente relacionadas com a oncologia, a diabetes e os problemas cardiovasculares.

Entre 2012 e 2017, o SNS recebeu 586,4 milhões de euros dos jogos sociais da SCML, de acordo com os Boletins da Execução Orçamental dos vários anos citados pelo Público.

ZAP //

4 Comments

  1. Tenho a certeza que ninguém sabe. Pelo menos da parte de quem joga todas as semanas, por
    pouco que seja.
    O que sei é que falando com muitas pessoas com quem falo nos locais de compra e registo dos jogos, é que, estranhamente é que toda a gente nota o decréscimo abrupto dos prémios,
    principalmente nas raspadinhas, em que era usual a atribuição de prémios, principalmente
    de pequenos montantes, mas que permitiam jogar na semana seguinte sem gastar dinheiro,
    agora é raro esses pequenos prémios aparecerem. Será possível que alguém esteja a fazer um mealheirozito á custa de quem com sacrifício ainda tem esperança num dia de sorte.
    Como? Não sei. Só faço uma pergunta ingénua… Basta não atribuirem a totalidade dos
    prémios descritos nas costas das ditas raspadinhas. Não é possível? Neste país tudo é!!!

  2. É claro que reduzir a possibilidade de alguém tirar prémio aumenta a procura e venda.
    É assim o jogo mas é preciso o bom censo de não dá nada não gasta caso contrário só deu.
    Fala-se tanto do SNS mas vê-se que 327K€ por dia não dá para manter os senhores doutores e enfermeiros.
    Doutores que estão a ver o jogo na TV quando estão de serviço e enfermeiros que vão para a greve mas fazem o serviço em centros de saúde e enfermagem particulares e que aparesentam rendimentos de IRS de
    80 a 100K€ por ano mas cjoramque ganham pouco. Mas não foi sempre assim o público ? Quem não se “mata” para ingressar na máquina do Estado ?
    Portanto 327 mil Euros por dia mais o quinhão do OE anual de alguns milhares de milhões é com o que o SNS tem de viver mas estão sempre a queixar-se que lhes falta tudo e tudo lhes falta.
    Eu que o diga que por 3 ou 4x que entro num hospital assisto à ausencia e à demora no atendimento porque os senhores doutores e as enfermeiras estão a ver o jogo na TV numa divisão lá do hospital.
    As horas extras são do catano | Até no WC se ganham horas extras.

  3. Eu só faço um alerta à Entidade que deve fiscalisa estes jogos:
    – Duvido que os prémios correspondam ao publicitado (no verso das raspadinhas)
    – Diminuiu o afluxo de pessoas aos locais de venda devido ao facto de nao sairem premios ou, quando saem, estes serem repetidamente de 1 euro e pouco mais- Onde estão os grandes prémios?
    – E aos fins-de-semana? É um descalabro geral de raspadinhas sem prémio! Raspadinhas falsificadas??
    – Convinha as autoridades fazerem inspeções (a sério ) para que o cidadão não se sinta defraudado. Como?
    – Verificar a conformidade entre os prémios publicitados em cada série e o que efectivamente está impresso na raspadinha;
    – Inspeccionar de surpresa os vendedores destes jogos ( muitos têm o jogo pendorado no placard e, quando compramos, vendem-nos o que teem escondido em gavetas por baixo do balcao. Porque será? )
    – Outros vendem jogo sem terem máquina de jogos!
    Impoe-se uma fiscalização urgente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.