Euromilhões, raspadinhas e jogos online deram 327 mil euros por dia ao SNS

Os jogos sociais como o Euromilhões, o Totoloto e as raspadinhas, e os jogos online garantiram ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) uma verba de 120 milhões de euros em 2018. Estão em causa cerca de 327 mil euros por dia.

O Relatório de Gestão Demonstrações Financeiras e Orçamentais da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) refere que no período entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2018, o SNS recebeu mais de 120 milhões de euros provenientes das apostas feitas nos jogos online e nos jogos sociais promovidos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

O documento citado pelo jornal Público refere que “a distribuição dos resultados líquidos dos Jogos Sociais da SCML contribuiu em 115,9 milhões de euros para a receita, verificando-se um aumento de 3,1 milhões de euros (2,8%)”.

“A receita com origem no jogo online que é transferida do Turismo de Portugal para a ACSS, totalizou 4,6 milhões de euros”, acrescenta o mesmo relatório.

Estão em causa verbas totais que ascendem a cerca de 327 mil euros por dia, conforme adianta o jornal.

O decreto-lei que determina a forma de distribuição dos resultados líquidos dos jogos sociais explorados pela SCML define que “são atribuídos ao Ministério da Saúde 15,70% do valor dos resultados líquidos de exploração dos jogos sociais, para acções destinadas à concretização dos objectivos estratégicos do Plano Nacional de Saúde“.

As verbas devem ser aplicadas em áreas como a promoção da saúde, da alimentação saudável e da actividade física, na prevenção de doenças infecciosas como o VIH/SIDA, a tuberculose, as hepatites virais, na luta contra o tabagismo, na saúde mental, na vacinação e em doenças consideradas prioritárias, designadamente relacionadas com a oncologia, a diabetes e os problemas cardiovasculares.

Entre 2012 e 2017, o SNS recebeu 586,4 milhões de euros dos jogos sociais da SCML, de acordo com os Boletins da Execução Orçamental dos vários anos citados pelo Público.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tenho a certeza que ninguém sabe. Pelo menos da parte de quem joga todas as semanas, por
    pouco que seja.
    O que sei é que falando com muitas pessoas com quem falo nos locais de compra e registo dos jogos, é que, estranhamente é que toda a gente nota o decréscimo abrupto dos prémios,
    principalmente nas raspadinhas, em que era usual a atribuição de prémios, principalmente
    de pequenos montantes, mas que permitiam jogar na semana seguinte sem gastar dinheiro,
    agora é raro esses pequenos prémios aparecerem. Será possível que alguém esteja a fazer um mealheirozito á custa de quem com sacrifício ainda tem esperança num dia de sorte.
    Como? Não sei. Só faço uma pergunta ingénua… Basta não atribuirem a totalidade dos
    prémios descritos nas costas das ditas raspadinhas. Não é possível? Neste país tudo é!!!

  2. É claro que reduzir a possibilidade de alguém tirar prémio aumenta a procura e venda.
    É assim o jogo mas é preciso o bom censo de não dá nada não gasta caso contrário só deu.
    Fala-se tanto do SNS mas vê-se que 327K€ por dia não dá para manter os senhores doutores e enfermeiros.
    Doutores que estão a ver o jogo na TV quando estão de serviço e enfermeiros que vão para a greve mas fazem o serviço em centros de saúde e enfermagem particulares e que aparesentam rendimentos de IRS de
    80 a 100K€ por ano mas cjoramque ganham pouco. Mas não foi sempre assim o público ? Quem não se “mata” para ingressar na máquina do Estado ?
    Portanto 327 mil Euros por dia mais o quinhão do OE anual de alguns milhares de milhões é com o que o SNS tem de viver mas estão sempre a queixar-se que lhes falta tudo e tudo lhes falta.
    Eu que o diga que por 3 ou 4x que entro num hospital assisto à ausencia e à demora no atendimento porque os senhores doutores e as enfermeiras estão a ver o jogo na TV numa divisão lá do hospital.
    As horas extras são do catano | Até no WC se ganham horas extras.

  3. Eu só faço um alerta à Entidade que deve fiscalisa estes jogos:
    – Duvido que os prémios correspondam ao publicitado (no verso das raspadinhas)
    – Diminuiu o afluxo de pessoas aos locais de venda devido ao facto de nao sairem premios ou, quando saem, estes serem repetidamente de 1 euro e pouco mais- Onde estão os grandes prémios?
    – E aos fins-de-semana? É um descalabro geral de raspadinhas sem prémio! Raspadinhas falsificadas??
    – Convinha as autoridades fazerem inspeções (a sério ) para que o cidadão não se sinta defraudado. Como?
    – Verificar a conformidade entre os prémios publicitados em cada série e o que efectivamente está impresso na raspadinha;
    – Inspeccionar de surpresa os vendedores destes jogos ( muitos têm o jogo pendorado no placard e, quando compramos, vendem-nos o que teem escondido em gavetas por baixo do balcao. Porque será? )
    – Outros vendem jogo sem terem máquina de jogos!
    Impoe-se uma fiscalização urgente.

RESPONDER

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …