Eurogrupo sem pressa em debater saída de Portugal do programa

portugal.gov.pt

Maria Luis Albuquerque

Maria Luis Albuquerque

Os ministros das Finanças da zona euro ainda não abordarão a saída de Portugal do programa de assistência na reunião da próxima segunda-feira, assistindo, para já, com satisfação às reacções dos mercados, indicou hoje um alto responsável do Eurogrupo.

De acordo com o responsável do Eurogrupo, o sentimento do mercado relativamente a Portugal “tem melhorado não só semana após semana, mas também dia após dia”, e constitui “uma prova de que a estratégia do Governo português está a ser validada pelos investidores internacionais”, o que “é bom”, a alguns meses da data prevista para a conclusão do programa de ajustamento, sobre a qual há ainda tempo para definir uma estratégia.

Perspectivando o encontro da próxima segunda-feira em Bruxelas, a primeira reunião do Eurogrupo em 2014, o mesmo responsável indicou que, relativamente a Portugal, haverá uma análise das principais conclusões da revisão do programa concluída em Dezembro, segundo a qual este continua “no bom caminho”, e uma exposição da ministra Maria Luís Albuquerque sobre as medidas compensatórias encontradas pelo Governo como resposta ao chumbo do Tribunal Constitucional à convergência de pensões.

A aprovação formal da décima revisão do programa, acrescentou, só terá lugar na reunião de Fevereiro do Eurogrupo – “não porque haja questões em aberto”, sublinhou, mas porque só então a documentação final estará pronta -, pelo que o próximo desembolso terá então lugar no final do próximo mês.

Questionado sobre o facto de a estratégia de saída do programa não ser para já discutida, apesar de constar como “assunto possível” no programa de trabalho provisório do Eurogrupo para o primeiro semestre de 2014, divulgado em Dezembro passado, o responsável do fórum de ministros da zona euro explicou que tal era meramente indicativo, e significava somente que, “algures durante o primeiro semestre” a questão terá de ser discutida.

“Não haverá absolutamente nenhuma discussão agora em Janeiro e creio que em Fevereiro também é demasiado cedo para essa discussão. O sentimento de mercado relativamente a Portugal é muito, muito, muito positivo e, embora possamos sempre questionar o sentimento de mercado, acho que é uma prova de que a estratégia do Governo português está a ser validada pelos investidores internacionais, que há um ano se focavam muito mais na Irlanda e noutros países, mas não em Portugal. Isso mudou, e isso é bom”, enfatizou.

Em termos gerais, o mesmo responsável disse esperar uma reunião curta e pacífica na segunda-feira, considerando que tal reflecte o que muito mudou ao longo dos últimos meses, apontando que o encontro de segunda-feira ocorre já num contexto em que os países sob assistência já saíram ou estão a concluir os respectivos programas de assistência.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …