Está quase: um euro vai valer um dólar

4

Nova desvalorização e valores recuam aos primeiros tempos do euro. COVID-19 na China afecta bolsas europeias e preço do petróleo.

Há quase 20 anos que o euro vale mais do que o dólar americano, nas cotações internacionais de moedas. Mas esse cenário vai terminar em breve.

A tendência de descida da moeda única europeia tem-se acentuado ao longo dos últimos meses e, com a desvalorização de 0,99% nesta segunda-feira, um euro passou a valer 1,0084 dólares.

O Jornal de Negócios recorda que números tão baixos do euro só se verificaram em 2002, logo no primeiro ano da circulação da moeda em vários países da Europa, incluindo Portugal.

Desde o final de 2002 que o euro vale mais do que o dólar e chegou a atingir 1,60 dólares, em 2008, já durante a crise no sector imobiliário, nos Estados Unidos da América.

A guerra na Ucrânia – fornecimento de energia e problemas económicos na Europa – está a originar esta queda do euro e a aproximação entre as duas moedas.

COVID ainda afecta

A pandemia volta a “atacar” com força na China (que é a segunda maior economia do mundo) e os eventuais novos confinamentos fizeram tremer as bolsas europeias e o preço do petróleo.

Nesta segunda-feira só Lisboa e Londres escaparam à tendência de queda nas bolsas na Europa, com as maiores quedas a verificarem-se nos sectores automóvel, viagens e lazer e mineração. Lisboa (0,09%) e Londres (0,004%) registaram subidas muito ligeiras.

O preço do petróleo também desceu: 0,25% em Londres e 0,71% nos Estados Unidos da América.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.