Juiz Eurico Reis alvo de inquérito disciplinar

Em causa estão declarações, ao jornal Expresso, a propósito da lei da gestação de substituição. O juiz afirmou que seria “um golpe de Estado” se o chumbo à legislação tivesse efeitos retroativos.

O Conselho Superior da Magistratura abriu um inquérito disciplinar ao juiz Eurico Reis na sequência de uma entrevista em fevereiro, ao jornal Expresso, na qual fazia referências ao Tribunal Constitucional, disse à Lusa fonte do conselho. Segundo a mesma fonte, a decisão foi tomada em plenário do CSM a 24 de abril.

Em causa estão declarações do juiz, nas quais se pronunciava sobre a eventualidade de o Tribunal Constitucional chumbar algumas normas da gestação de substituição, o que acabou por acontecer. Aliás, Eurico Reis demitiu-se esta quinta-feira após o chumbo do Tribunal Constitucional à lei da Procriação Medicamente Assistida.

Esta sexta-feira, o vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, Belo Morgado reagiu à demissão do juiz, referindo que as intervenções públicas dos magistrados judiciais devem ser equilibradas e contidas.

Numa resposta à Lusa na sequência desta demissão, o vice-presidente do CSM disse também que “nas instituições democráticas não há muito espaço para pessoas providenciais”.

Na mesma resposta, Mário Belo Morgado refere que em relação às questões mais complexas e fraturantes, “as regras de relacionamento institucional impõem que discordemos uns dos outros sem excessos melodramáticos, tanto mais que nesses campos não há verdades absolutas, nada é totalmente preto ou branco”

Para o vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, as intervenções públicas dos magistrados judiciais devem ser especialmente equilibradas, pois “só assim se presta um bom serviço à imagem dos juízes e dos tribunais, que não é compatível com os excessos inflamados sempre aliados a modelos de verdade absoluta”, considerou.

Contactado pelo Público, mas sem querer fazer comentários antes de ser notificado, o desembargador defende que “o direito à liberdade de expressão se sobrepõe ao dever de reserva” dos juízes. “Tenho a obrigação de obedecer às decisões do Tribunal Constitucional mas acho que isso não me pode tirar o direito a ter uma opinião. Era o que faltava.”

O Tribunal Constitucional considerou inconstitucionais algumas normas da lei da Procriação Medicamente Assistida, nomeadamente o anonimato dos dadores de gâmetas e a gestação de substituição.

De acordo com Eurico Reis, a demissão das funções que ocupa neste órgão regulador, do qual faz parte desde a sua criação em 2006, é “uma forma de protesto contra o acórdão do TC, nomeadamente as suas decisões e a fundamentação das mesmas”.

O acórdão do Tribunal Constitucional responde a um pedido de fiscalização da constitucionalidade formulado por um grupo de deputados à Assembleia da República.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É necessário saber a quem serve ou servia a influência deste juiz no TV. A quem servia ele? Que lobies estão por detrás dele? Que interesses tinha ele de índole financeira? O MP deve estar investigar. Oi isto era um.polvo encoberto? Clínicas, farmacêuticas, investigadores, capital etc é necessário saber as ligações deste senhor tão ofendido. Cheira a esturro

    • Covarde- O Juiz Eurico Reis é um juiz com princípios, não se compara com Mário Belo Morgado que veio criticar o juiz, esqueceu quando foi Director Nacional da PSP, pelo PSD e Secretário de Estado Adjunto e da Justiça pelo PS, se este juiz tivesse um pouco de vergonha na cara deixava de andar a saltar entre a magistratura e a administração pública e pedia desculpa a Eurico Reis, pois as duas personalidades são muito diferentes e ao contrário do covarde que escreveu a critica é o interesse público que move Eurico Reis. Tu covarde é que cheiras a esturro e a juiz corrupto

RESPONDER

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …