EUA vetam palestiniano proposto por Guterres para enviado da ONU na Líbia

gageskidmore / Flickr

A antiga governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, embaixadora dos EUA na ONU

A antiga governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, embaixadora dos EUA na ONU

Os EUA manifestaram a sua oposição à escolha do ex-primeiro-ministro palestiniano Salam Fayyad como enviado da ONU para a Líbia, bloqueando a nomeação, que se torna praticamente impossível sem a luz verde do Conselho de Segurança.

A embaixadora norte-americana, Nikki Haley, afirmou esta sexta-feira que o seu país está “dececionado” com a opção do secretário-geral da ONU, António Guterres, para o cargo e mostrou a sua frontal oposição.

“Durante demasiado tempo a ONU foi injustamente parcial a favor da Autoridade Palestiniana em detrimento dos nossos aliados em Israel”, disse a diplomata, que assumiu a representação dos EUA na ONU em janeiro, por indicação da administração Trump.

Nikki Haley recordou que “Washington “não reconhece actualmente um Estado palestiniano e não apoia o sinal que esta nomeação enviaria no seio das Nações Unidas”.

“No futuro, os Estados Unidos vão agir – não apenas falar – em apoio aos nossos aliados”, acrescentou Nikki Haley, indo-americana e antiga governadora da Carolina do Sul.

A mensagem da embaixadora norte-americana junto das Nações Unidas granjeou uma reação imediata por parte de Israel, que destacou que a Administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, volta a demonstrar o seu claro apoio ao país.

“Este é início de uma nova era na ONU, uma era em que os Estados Unidos estão firmemente com Israel contra qualquer tentativa de prejudicar o estado judeu”, afirmou, em comunicado, o embaixador israelita, Danny Danon.

A Administração de Trump tem insistido que irá apoiar Israel nas Nações Unidas e tem criticado insistentemente a resolução que exige o fim “imediato” da política israelita de construção de colonatos em Jerusalém oriental e nos territórios ocupados da Cisjordânia.

A resolução foi aprovada em dezembro último pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas graças à abstenção do anterior Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, informou esta semana, numa missiva ao Conselho de Segurança, da sua intenção de designar o antigo primeiro-ministro palestiniano Salam Fayyad (2007-2013) como enviado das Nações Unidas na Líbia, em substituição do alemão Martin Kobler, que termina o seu mandato este ano.

Contudo, Guterres não tornou ainda pública a sua decisão e na sexta-feira um porta-voz do secretário-geral da ONU declinou confirmar se a sua escolha recaía sobre o antigo líder palestiniano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É uma das muitas ideias parvas que Guterres vai ter como secretário-geral da ONU.
    O seu pensamento terceiro mundista, o seu gosto pelos movimentos palestinos (já do tempo de Yasser Arafat), o acolhimento a todo o custo e sem cuidar dos efeitos secundários de “todos” os refugiados (terroristas incluídos), irá demonstrar a curto prazo que lhe falta perfil para ocupar o lugar. O choque inevitável com a potencia que mais contribui para as ajudas da ONU irá mostrar que o lugar é para ser ocupado por alguém realista e pragmático, e não por uma Teresa de Calcutá.

  2. Carlos fosse toda a gente menos “realista e pragmático” – seguindo a tua linha de pensamento e não a semântica dessas palavras – e mais como a Teresa de Calcutá o mundo seria de facto uma imagem bem mais bonita 🙂

  3. Estou de acordo com o 2o Carlos. Realistas e pragmáticos está isto cheio, só olham para os seus próprios interesses, tal como deverá fazer o primeiro Carlos… Pense mais nos outros e não só em si e no seu bem estar e segurança. Saia do país, vá dar uma volta. Isto nem é tudo tão mau assim lá fora, tive a oportunidade de ir a israel e de conhecer a realidade de alguns palestinos e são escandalosas as condições em que alguns vivem, às pressões que são sujeitos só por serem Palestinos. Saia mais à rua Carlos, boa viagem

RESPONDER

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …