Governo dos EUA “profundamente perturbado” por relatos de violação em campos uigures na China

(dr) End Uyghur Forced Labour

Trabalho forçado dos uigures na província de Xinjiang, na China

O Governo dos Estados Unidos (EUA) indicou na quarta-feira que está “profundamente perturbado” com as notícias de violação sistémica e outros abusos sexuais de mulheres em campos na região chinesa de Xinjiang, onde são mantidos muçulmanos uigures.

Estas declarações surgiram depois de, na quarta-feria, a BBC ter divulgado um relatório no qual foi revelado “um sistema organizado de violação em massa, abuso sexual e tortura” nos campos de Xinjiang, que a China afirma serem centros de treinamento vocacional, noticiou o Independent esta quinta-feira.

“Estamos profundamente perturbados com os relatos, incluindo testemunhos em primeira mão, de violação e abuso sexual sistemático contra mulheres em campos de internamento para uigures étnicos e outros muçulmanos em Xinjiang”, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.

“Essas atrocidades chocam a consciência e devem ter consequências graves”, indicou, apelando a investigações imediatas e independentes.

“A China representa o desafio mais significativo para nós de que qualquer outro país, mas é complicado. Temos que ser capazes de abordar a China a partir de uma posição de força, não de fraqueza”, disse ao MSNB o secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken.

Essa força “vem de ter alianças fortes, algo que a China não tem”, afirmou, realçando a importância das “instituições internacionais”. “Quando recuamos, a China entra, dita as regras e define as normas dessas instituições”, declarou, defendendo que os EUA devem defender os seus “valores quando a China os desafia, inclusive em Xinjiang, contra os uigures, ou na democracia em Hong Kong”.

A China rejeitou as acusações e disse que “o relatório da BBC sobre supostos abusos dos direitos das mulheres em Xinjiang não tem base factual”.

A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne, também exigiu uma investigação independente. “Esses últimos relatórios de tortura sistemática e abuso de mulheres são profundamente perturbadores e levantam sérias questões sobre o tratamento de uigures e outras minorias religiosas e étnicas em Xinjiang”, apontou.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …

Com recados de Merkel sobre a Polónia e as migrações em cima da mesa, líderes da UE encerram Conselho Europeu

Ainda sem uma resolução definitiva sobre o Estado de Direito da Polónia, a chanceler alemã deixou recados no seu 107º e último Conselho Europeu. A questão das migrações é um dos temas na agenda no …

Política do "logo se vê" deixa Lisboa noturna ao deus-dará

Os moradores do Bairro Alto mostram-se descontentes com o estado atual da vida noturna na capital portuguesa, onde consideram haver um desgoverno. A vida noturna regressou quase totalmente no início deste mês, com os bares a …

Europa em alerta: Casos de covid-19 sobem a pique. Países de leste sofrem com baixa vacinação

Pandemia volta a ganhar força na Europa. Reino Unido, Rússia e vários países do leste europeu, com baixas taxas de vacinação, voltaram a bater máximos de infeções e mortes por covid-19. Numa altura em que o …

Homicídio no metro das Laranjeiras. Suspeitos estudam, vivem em famílias "normais" e pertencem a gangue

A Polícia Judiciária (PJ) já deteve o quarto suspeito da morte de um jovem de 19 anos no metro das Laranjeiras, em Lisboa. O crime terá sido motivado por provocações nas redes sociais entre gangues …