Governo dos EUA “profundamente perturbado” por relatos de violação em campos uigures na China

(dr) End Uyghur Forced Labour

Trabalho forçado dos uigures na província de Xinjiang, na China

O Governo dos Estados Unidos (EUA) indicou na quarta-feira que está “profundamente perturbado” com as notícias de violação sistémica e outros abusos sexuais de mulheres em campos na região chinesa de Xinjiang, onde são mantidos muçulmanos uigures.

Estas declarações surgiram depois de, na quarta-feria, a BBC ter divulgado um relatório no qual foi revelado “um sistema organizado de violação em massa, abuso sexual e tortura” nos campos de Xinjiang, que a China afirma serem centros de treinamento vocacional, noticiou o Independent esta quinta-feira.

“Estamos profundamente perturbados com os relatos, incluindo testemunhos em primeira mão, de violação e abuso sexual sistemático contra mulheres em campos de internamento para uigures étnicos e outros muçulmanos em Xinjiang”, disse um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.

“Essas atrocidades chocam a consciência e devem ter consequências graves”, indicou, apelando a investigações imediatas e independentes.

“A China representa o desafio mais significativo para nós de que qualquer outro país, mas é complicado. Temos que ser capazes de abordar a China a partir de uma posição de força, não de fraqueza”, disse ao MSNB o secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken.

Essa força “vem de ter alianças fortes, algo que a China não tem”, afirmou, realçando a importância das “instituições internacionais”. “Quando recuamos, a China entra, dita as regras e define as normas dessas instituições”, declarou, defendendo que os EUA devem defender os seus “valores quando a China os desafia, inclusive em Xinjiang, contra os uigures, ou na democracia em Hong Kong”.

A China rejeitou as acusações e disse que “o relatório da BBC sobre supostos abusos dos direitos das mulheres em Xinjiang não tem base factual”.

A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne, também exigiu uma investigação independente. “Esses últimos relatórios de tortura sistemática e abuso de mulheres são profundamente perturbadores e levantam sérias questões sobre o tratamento de uigures e outras minorias religiosas e étnicas em Xinjiang”, apontou.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Aumento dos custos de produção. Depois da Unilever, Nestlé anuncia que vai subir os preços

A maior produtora de comida e bebidas do mundo vai aumentar os preços. A Nestlé justifica a decisão com a subida dos custos de produção das mercadorias e dos transportes. A empresa suíça revelou na Quinta-Feira …

Primeiro-ministro da Bélgica considera desnecessário certificado sanitário no país

O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, considera desnecessária a exigência de um certificado sanitário no país para ter acesso à maioria dos estabelecimentos públicos, semelhante ao que é exigido em França. “A solução nunca pode …

Filha mais velha de Boris fala sobre aceitação do corpo na nova edição da Tatler

A filha mais velha de Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, abordou na revista Tatler a aceitação do corpo e a utilização de shapewear. Lara Johnson-Wheeler escreveu um artigo na mais recente edição da Tatler …

Mural de azulejos "Quem és, Porto" terá de ser removido por falta de consenso

A Câmara do Porto afirmou esta sexta-feira que o mural de azulejos “Quem és, Porto?”, situado na Rua da Madeira, “não poderá permanecer naquele local”, por se tratar de propriedade privada e por não existir …

Portugal com 17 mortes, 2.590 casos e redução nos internados nas últimas 24 horas

Portugal regista este sábado 17 mortes atribuídas à covid-19, a maioria em Lisboa, 2.590 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e nova descida nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos, segundo os dados oficiais. De …

Portugal proíbe caça à rola de forma temporária

A caça à rola está proibida de forma temporária na época de 2021/22 em Portugal, depois de se revelar um "decréscimo significativo" das populações daquela espécie protegida, divulgou esta sexta-feira o Instituto da Conservação da …

Johnson & Johnson acusada de vender pó de talco com propriedades cancerígenas a mulheres negras

A gigante farmacêutica Johnson & Johnson continuou a comercializar pó de talco para mulheres negras, apesar de existirem provas de que esses produtos causam cancro. A queixa contra a Johnson & Johnson, apresentada pelo Conselho Nacional …

Termina hoje prazo para receber reembolso do IRS

O prazo para a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidar as declarações de IRS termina este sábado, depois de uma campanha que contou com mais quase seis milhões de entregas. De acordo com o portal da …

UE condena "instrumentalização" de refugiados pela Bielorrússia

A União Europeia (UE) condenou esta sexta-feira "a instrumentalização de migrantes e refugiados pelo regime bielorrusso", alegando que é "totalmente inaceitável" usar pessoas para "promover objetivos políticos" e prometeu avaliar hipótese de punição de contrabandistas. O …

André Ventura - Chega

Autárquicas serão "início do fim do reinado" de Costa. Em Moura, Ventura é apelidado de "fascista"

Esta sexta-feira à noite, em Moura, um grupo de pessoas juntou-se perto do comício de André Ventura, em protesto, apelidando o líder do Chega de "fascista". O líder do Chega, André Ventura, apresentava esta sexta-feira os …