EUA querem ouvir príncipe André no caso Epstein. Advogados dizem que já se ofereceu três vezes

Jamie J Gray / Flickr

O Príncipe André de Inglaterra

As autoridades dos Estados Unidos pediram oficialmente ao Governo britânico para ouvir o príncipe André no caso de abuso sexual de menores protagonizado por Jeffrey Epstein. Advogados dizem que o filho de Isabel II já se ofereceu para cooperar três vezes.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, os advogados do príncipe André, filho da rainha Isabel II e conhecido por Duque de York, fizeram uma rara declarações pública para rebater as acusações de que o príncipe não tem cooperado com as autoridades norte-americanas na resolução do caso de abuso sexual de menores protagonizado por Jeffrey Epstein.

Os advogados garantem que as autoridades só entraram em contacto com o príncipe em janeiro, embora o caso esteja a ser investigado há 16 anos. Além disso, estas requereram uma colaboração voluntária, já que André, atualmente com 60 anos, não seria um alvo da investigação.

A equipa de advogados acusa também o procurador nova-iorquino encarregue do caso de desrespeitar as regras de confidencialidade do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Esta declarações surge um dia depois de os procuradores federais do estado de Nova Iorque terem pedido ao Governo britânico para ouvir o príncipe André enquanto pessoa próxima do milionário Jeffrey Epstein.

“Ao contrário de quando se ofereceu publicamente para cooperar com a investigação, uma oferta feita através de um comunicado à imprensa, agora o príncipe André fechou completamente a porta a uma colaboração voluntária”, indicou o procurador Geoffrey Berman, em declarações à CNBC News. Segundo a mesma notícia, os investigadores federais tentam “há meses” falar com o Duque de York no âmbito do caso.

O pedido terá agora de ser avaliado pelas autoridades britânicas, que, de acordo com a imprensa do Reino Unido, enfrentam um “pesadelo diplomático” com a possibilidade de verem um membro da família real forçado a depor num tribunal britânico a respeito de um caso de abuso sexual.

Em 2015, o nome do príncipe André foi mencionado num caso de alegado abuso sexual de menores nos Estados Unidos, envolvimento que foi desmentido pelo Palácio de Buckingham. André é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001.

Jeffrey Epstein foi detido em Nova Jersey, no dia 6 de julho, e a polícia encontrou diversas fotografias de raparigas nuas na sua mansão, em Nova Iorque. O bilionário de 66 anos tinha uma rede poderosa de amigos, entre eles o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o antigo presidente Bill Clinton.

Jeffrey Epstein já se tinha declarado culpado de abusar sexualmente várias raparigas em Nova Iorque e Florida no início dos anos 2000.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.