EUA têm “linhas de comunicação” com Coreia do Norte

William Munoz / Wikimedia

Rex Tillerson, CEO da petrolífera ExxonMobil e Secretário de Estado de Trump

Os Estados Unidos possuem “dois ou três canais abertos com Pyongyang”. “Nós podemos falar-lhes e eles podem falar connosco”, insistiu o chefe da diplomacia norte-americana.

Os Estados Unidos estabeleceram “linhas de comunicação” com a Coreia do Norte e sondam o regime de Pyongyang sobre a possibilidade de discussão do programa nuclear, declarou hoje o Secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson.

“Nós colocamos questões. Temos linhas de comunicação com Pyongyang, não estamos no escuro completo”, assegurou Tillerson aos jornalistas, em Pequim, após um encontro com o Presidente chinês, Xi Jinping, numa altura que são aplicadas sanções internacionais à Coreia do Norte.

Segundo o mesmo responsável, os Estados Unidos possuem “dois ou três canais abertos com Pyongyang”. “Nós podemos falar-lhes e eles podem falar connosco“, insistiu o chefe da diplomacia norte-americana.

Questionado sobre se o regime de Kim Jong-Un se mostra disposto a sentar-se à mesa de negociações, Rex Tillerson respondeu de forma evasiva: “Nós sondamos os nossos interlocutores. Permanecemos atentos”.

Washington não possui relações diplomáticas com a Coreia do Norte, mas a China – o último grande parceiro comercial de Pyongyang – não tem servido de intermediário, assegurou o secretário de Estado norte-americano. “Temos os nossos próprios canais” de comunicação, afirmou Tillerson.

Os Estados Unidos já manifestaram reiteradamente que não descartam a “opção militar” contra a Coreia do Norte e o Presidente norte-americano, Donald Trump, já lançou a ameaça de “destruição total” do país.

Porém, altos responsáveis da Administração norte-americana reconhecem que uma intervenção militar na península coreana seria complicada e melindrosa, colocando em perigo a população sul-coreana.

Os esforços diplomáticos de Rex Tillerson colidem contudo com a escalada verbal entre Donald Trump e Kim Jong-Un, repleta de insultos e acusações.

Um órgão de propaganda norte-coreano voltou a “bombardear” Trump com injúrias, chamando-o de “velho psicopata” e dizendo que a sua atitude provocará “um desastre nuclear que reduzirá a América a um mar de chamas”.

Esta espiral verbal tem alarmado a comunidade internacional que teme que um novo ensaio nuclear norte-coreano no Pacífico provoque uma resposta militar norte-americana.

Contrastando com os tweets de Trump, Tillerson considera que a situação está um pouco mais calma, observando que todo o mundo deseja que haja paz.

 

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …