/

Estados Unidos descobrem o maior túnel de contrabando alguma vez encontrado na fronteira com México

U.S. Customs and Border Protection

Os Estados Unidos revelaram, esta quarta-feira, ter descoberto o maior túnel de contrabando alguma vez encontrado na fronteira com o México.

De acordo com o comunicado emitido pelo governo norte-americano, a passagem liga um parque industrial na cidade mexicana de Tijuana a San Diego, na Califórnia. Com mais de um quilómetro, o túnel dispunha de um elevador, uma via férrea, sistemas de saneamento e de ventilação de ar e cabos elétricos de alta tensão.

O túnel já foi descoberto em agosto. As autoridades mexicanas identificaram a sua entrada e os investigadores americanos mapearam-no. Com uma profundidade média de 21 metros abaixo da superfície, o túnel tem mais de 1,6 metros de altura e 0,6 metros de largura. Desconhece-se quanto tempo terá demorado a construir.

No túnel, não foram encontradas drogas. Os Serviços Aduaneiros e de Proteção das Fronteiras dos Estados Unidos não revelaram quem suspeitam estar por trás da construção, mas avançam que, para já, não houve detenções.

Por outro lado, a emissora britânica BBC recorda que o cartel de Sinaloa, descrito por Washington como uma das maiores organizações de narcotráfico do mundo, opera naquela área. O fundador e líder de longa data do cartel, Joaquín “El Chapo” Guzmán, está a cumprir uma pena de prisão perpétua nos Estados Unidos.

Desde 2016 foi encontrada mais de uma dúzia de túneis sofisticados na fronteira da Califórnia com o México. O segundo túnel mais extenso foi descoberto em San Diego, em 2014, estendendo-se por quase um quilómetro.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez da continuação da construção de um muro na fronteira com o México uma das suas principais prioridades, defendendo a necessidade de combater a imigração ilegal e o tráfico de drogas.

Por outro lado, segundo especialistas, a maioria das drogas é contrabandeada através dos pontos legais de entrada, escondida em veículos particulares ou camiões de transporte e misturada com outros produtos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.