/

Nos Estados Unidos, ligar para o 112 pode fazer com que seja despejado

6

Ligar para o 112 (ou 911, nos Estados Unidos) em algumas cidades norte-americanas pode fazer com que seja despejado, tudo por causa das chamadas “leis de incómodo”. 

Por exemplo, em Maplewood, Missouri, uma vítima de violência doméstica foi forçada a sair de casa após contactar a polícia. Depois de sofrer vários abusos do seu namorado, Rosetta Watson ligou para o 112. A mulher acabou por ligar para a polícia em quatro ocasiões ao longo de seis meses, escreve a Vox.

Como resultado, Maplewood considerou-a um “incómodo” e revogou a sua licença de ocupação, que é obrigatória para residir na cidade. Watson foi obrigada a mudar-se para outra cidade, onde viria novamente a sofrer abusos do namorado. Com medo de voltar a chamar a polícia, viu-se obrigada a ir diretamente ao hospital.

“Achei que ligar para o 112 ajudaria a impedir o abuso, mas, em vez disso, Maplewood puniu-me”, disse Watson. “Perdi a minha casa, a minha comunidade e a minha fé na polícia para oferecer proteção”.

Várias cidades têm leis semelhantes à de Maplewood. O objetivo é delegar os proprietários como agentes policiais. As cidades que procuram punir ou livrar-se das pessoas que consideram “incómodos”, sem ter que acusá-las de um crime específico, implementam estas políticas, com o efeito de criminalizar comportamentos muitas vezes legais.

Além disso, são frequentemente adotadas para impedir a entrada de minorias, pessoas de baixo rendimento e outros grupos marginalizados.

Algumas destas leis designam uma propriedade como um incómodo público, geralmente depois de a polícia ser chamada várias vezes para responder a incidentes no mesmo local. Nestes casos, os caseiros são forçados a agir como uma autoridade e enfrentam multas e outras medidas punitivas caso não sejam capazes de dissipar a situação.

Os proprietários são por vezes pressionados a despejar inquilinos que estejam de alguma forma envolvidos em atividades incómodas, independentemente de serem a vítima, o autor ou simplesmente estarem associados à vítima ou ao autor de um alegado crime.

Daniel Costa, ZAP //

6 Comments

  1. Esta lei é simplesmente excepcional e deveria ter adopção imediata aqui. Acabava-se de forma simples e rápida com má vizinhança e todos problemas causados por quem não sabe viver em sociedade. A única coisa escandalosa na notícia é a dita senhora andar 6 meses a ligar para a polícia por causa de abusos do namorado em vez de se ver livre de tão excelente companhia. E depois ainda o leva consigo para uma nova cidade… Ter um amendiom no lugar do cérebro não é um problema que a polícia consiga resolver.

  2. É para aí que estamos a caminhar.
    Na direcção de nos tornarmos uns bandalhos sem qualquer respeito pelo próximo e desligados das nossas obrigações cívicas.
    Tudo só para não incomodar algumas ‘flores de estufa’ de inspiração francesa.
    Não tarda, não podemos fazer ‘xixi’ de pé a partir das 9 da noite,…não vá o vizinho ouvir-nos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.