EUA investigam possível ataque químico de Assad na Síria

Freedom House / Flickr

Os Estados Unidos suspeitam que o presidente sírio, Bashar al-Assad, foi responsável por um ataque com armas químicas na fronteira da província de Idlib, na Síria.

Armas químicas poderão estar a ser usadas para combater os rebeldes sírios. Os Estados Unidos já deixou o aviso que, a confirmar-se esta teoria, seriam tomadas medidas de retaliação de Washington e dos seus aliados.

“Ainda estamos a reunir informações sobre o acidente de domingo, mas repetimos o nosso aviso de que se o regime de Assad usar armas químicas, os Estados Unidos e os nossos aliados responderão rapidamente e apropriadamente“, disse Morgan Ortagus, porta-voz do departamento de Estado.

O suposto ataque aconteceu no passado domingo, em Idlib, onde o presidente sírio tem reforçado a sua presença militar. Nos últimos tempos, foram mortas 150 pessoas nessa região e mais de 200 mil ficaram desalojadas.

Segundo o The Guardian, que cita fontes locais, as munições das armas do exército sírio terão libertado cloro, que feriu pelo menos quatro combatentes rebeldes da Hayat Tahrir al-Sham. Contudo, não foi dada uma confirmação oficial do uso de cloro, visto que não foram detetados mais casos semelhantes nos moradores.

Apesar disso, Ortagus defende que o ataque foi parte de uma violenta campanha de Assad, que violou um cessar-fogo que protegeu milhões de civis de Idlib. “Os ataques do regime contra as comunidades do noroeste da Síria devem acabar”, disse em comunicado.

Esta não seria a primeira vez que os Estados Unidos responderiam em força ao uso de armas químicas por Assad. Trump bombardeou a Síria por duas ocasiões, em abril de 2017 e abril de 2018, por essa mesma razão.

Ainda em setembro do ano passado, um alto funcionário dos EUA disse que havia evidências de que as forças do governo se estavam a preparar para usar armas químicas numa jogada ofensiva em Idlib.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …

População mundial pode atingir os 10 mil milhões em 2050

A população mundial está a ficar mais velha e a crescer a um ritmo mais lento, mas espera-se que suba dos atuais 7,7 mil milhões para 9,7 mil milhões em 2050, segundo o novo …