EUA investigam possível ataque químico de Assad na Síria

Freedom House / Flickr

Os Estados Unidos suspeitam que o presidente sírio, Bashar al-Assad, foi responsável por um ataque com armas químicas na fronteira da província de Idlib, na Síria.

Armas químicas poderão estar a ser usadas para combater os rebeldes sírios. Os Estados Unidos já deixou o aviso que, a confirmar-se esta teoria, seriam tomadas medidas de retaliação de Washington e dos seus aliados.

“Ainda estamos a reunir informações sobre o acidente de domingo, mas repetimos o nosso aviso de que se o regime de Assad usar armas químicas, os Estados Unidos e os nossos aliados responderão rapidamente e apropriadamente“, disse Morgan Ortagus, porta-voz do departamento de Estado.

O suposto ataque aconteceu no passado domingo, em Idlib, onde o presidente sírio tem reforçado a sua presença militar. Nos últimos tempos, foram mortas 150 pessoas nessa região e mais de 200 mil ficaram desalojadas.

Segundo o The Guardian, que cita fontes locais, as munições das armas do exército sírio terão libertado cloro, que feriu pelo menos quatro combatentes rebeldes da Hayat Tahrir al-Sham. Contudo, não foi dada uma confirmação oficial do uso de cloro, visto que não foram detetados mais casos semelhantes nos moradores.

Apesar disso, Ortagus defende que o ataque foi parte de uma violenta campanha de Assad, que violou um cessar-fogo que protegeu milhões de civis de Idlib. “Os ataques do regime contra as comunidades do noroeste da Síria devem acabar”, disse em comunicado.

Esta não seria a primeira vez que os Estados Unidos responderiam em força ao uso de armas químicas por Assad. Trump bombardeou a Síria por duas ocasiões, em abril de 2017 e abril de 2018, por essa mesma razão.

Ainda em setembro do ano passado, um alto funcionário dos EUA disse que havia evidências de que as forças do governo se estavam a preparar para usar armas químicas numa jogada ofensiva em Idlib.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os olhos são (mesmo) o espelho da alma. Estudo revela que experiências traumáticas afetam as pupilas

Uma nova investigação acaba de revelar que as pupilas podem revelar se uma pessoa sofreu uma experiência traumática no passado. Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, descobriu que as pupilas …

No Japão, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação

Na Terra do Sol Nascente, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação (sem ter de arcar com as culpas). De acordo com a BBC, estes agentes privados chamam-se "wakaresaseya" e têm …

Arqueologia estelar revela restos de antigo enxame globular. É o "último do seu género"

Uma equipa de astrónomos, incluindo Ting Li e Alexander Ji do Instituto Carnegie, descobriu uma corrente estelar composta pelos restos de um antigo enxame globular que foi dilacerado pela gravidade da Via Láctea, há 2 …

Petição para Reino Unido incluir Portugal no corredor aéreo com quase 30 mil assinaturas

O jornal em língua inglesa com maior circulação em Portugal lançou uma petição pela Internet a pedir ao Governo britânico para reconsiderar e incluir Portugal no corredor aéreo com o Reino Unido, já assinada por …

eBussy é o novo elétrico modular que se transforma em 10 carros diferentes

10 em 1. O eBussy, um veículo elétrico projetado pela alemã ElectricBrands, permite variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes. A fabricante alemã ElectricBrands revelou o seu mais recente carro-conceito: o eBussy, um elétrico modular capaz …

República Dominicana nega que Juan Carlos tenha entrado no país

A imprensa espanhola noticiou, esta terça-feira, que o rei emérito de Espanha estaria na República Dominicana, depois de ter anunciado que ia viver para fora. Mas as autoridades deste país negam essa informação. De acordo com …

Fome causada pelo coronavírus mata 10 mil crianças todos os meses

A cada mês que passa, 10 mil crianças morrem devido à fome causada pela pandemia do novo coronavírus. Há ainda 500 mil crianças malnutridas todos os meses. A pandemia do novo coronavírus está a intensificar problemas …

Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem clandestina que o FBI

A operação Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem utilizados por John Edgar Hoover, o temível líder do FBI durante quase 50 anos. Durante quase 50 anos, John Edgar Hoover liderou o FBI, ficando conhecido …

Por três dólares, já é possível comer refeições de avião em casa

A empresa Tamam Kitchen, líder na produção de alimentos para várias companhias aéreas de Israel, decidiu vender ao público e a baixo custo as refeições que habitualmente vende a empresas de aviação e que depois …

Ministério Público está a investigar acidente com Alfa Pendular em Soure

O Ministério Público está a investigar o descarrilamento do comboio Alfa Pendular, em Soure, que, na última sexta-feira, provocou dois mortos, oito feridos graves e 36 feridos ligeiros. Questionada na sexta-feira pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral …