EUA insistem que líder do Estado Islâmico continua vivo

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

O comandante da coligação internacional que combate o grupo extremista afirmou que aquelas forças procuram “todos os dias” o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, porque acreditam que “não está morto”.

“Estamos a procurá-lo todos os dias”, reiterou na quinta-feira o general norte-americano Stephen Townsend, numa conferência ao telefone com jornalistas a partir de Bagdade.

O general reconheceu que “alegrá-lo-ia” capturar Abu Bakr al-Baghdadi, mas admitiu que ficaria “igualmente satisfeito” com a sua morte.

“Quando o encontrarmos, acredito que tentaremos matá-lo primeiro, provavelmente não vale a pena tanto incómodo para tentar capturá-lo. É a minha opinião pessoal”, indicou.

Em meados de junho, a Rússia afirmou que a possibilidade de al-Baghdadi ter morrido num bombardeamento da força aérea russa efetuado no mês anterior, no sul da Síria, era “próxima dos 100%”.

Além disso, após a vitória iraquiana e a libertação de Mossul, o grupo terrorista confirmou oficialmente a morte do seu líder.

O Pentágono, contudo, não deu por garantidas essas informações que davam o líder do EI como morto. Em julho passado, o secretário da Defesa norte-americano, James Mattis, declarou assumir que o líder do EI continuava vivo.

“Enquanto não vir o seu corpo vou assumir que está vivo”, afirmou Mattis.

Abú Alí al Basri, um alto responsável do Ministério do Interior iraquiano, também afirmou que o líder do Estado Islâmico estaria na Síria, apesar de não estar em Raqqa, considerada a “capital” do grupo nesse país.

A única aparição pública de al-Baghdadi aconteceu em junho de 2014, na Grande Mesquita de Al Nouri, em Mossul, onde foi, na altura, proclamado o seu califado e, recentemente, destruída durante a ofensiva do exército iraquiano para expulsar os jihadistas da cidade.

Abu Bakr al-Baghdadi, de 46 anos, é natural do Iraque e líder do grupo terrorista desde 2013. A sua cabeça foi colocada a prémio pelos EUA, que oferecem uma indemnização de dez milhões de dólares por informações que conduzam à sua captura.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …