Nos EUA, quem espalhar Covid-19 intencionalmente pode ser acusado de terrorismo

Jerome Favre / EPA

Nos Estados Unidos, as pessoas que disseminarem intencionalmente o novo coronavírus podem enfrentar acusações criminais sob as leis federais de terrorismo.

A cultura de partidas online estiveram em plena exibição durante a pandemia do novo coronavírus, com crianças a lamber sanitas e a tossir na cara dos idosos. Agora, terão de pensar duas vezes porque o Departamento de Justiça pode acusar pessoas que espalharem o vírus intencionalmente de terrorismo.

Num memorando para os principais líderes do Departamento de Justiça, chefes de agências de aplicação da lei e procuradores dos Estados Unidos em todo o país, o vice-procurador-geral Jeffrey Rosen disse que promotores e investigadores podem encontrar casos de “exposição proposital e infeção de outras pessoas com a Covid-19″.

“Como o coronavírus parece atender à definição estatutária de agente biológico, esses atos podem implicar os estatutos relacionados ao terrorismo da Nação“, escreveu Rosen, citado pelo jornal norte-americano Politico. “Ameaças ou tentativas de usar a Covid-19 como uma arma contra os americanos não serão toleradas.”

Por outro lado, Rosen não disse se estas ameaças ou exposições intencionais já terão sido relatadas ou se o aviso foi feito apenas por precaução.

O Departamento de Justiça também criou uma equipa de ação para tratar da acumulação e de preços relacionados com suprimentos urgentemente necessários para a luta contra o vírus.

O procurador-geral Bill Barr disse, durante uma reunião na Casa Branca na segunda-feira, que o stock de suprimentos como máscaras seria processada. No entanto, memorandos publicados por Barr e Rosen, na terça-feira, revelaram que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos ainda não designou formalmente os objetos relacionados com a saúde que o governo deseja que sejam cobertos pela Lei de Produção de Defesa.

Segundo o balanço mais recente, os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, 1.031 mortes causadas pelo novo coronavírus e contam ainda com 68.572 casos da doença, o que coloca o país em terceiro lugar, atrás de Itália e da China, em relação ao número de infetados.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …

Ministra sul-africana suspensa por violar medidas de contenção

A ministra das Comunicações sul-africana, Stella Ndabeni-Abrahams, foi suspensa depois de ter sido apanhada em flagrante desobediência numa fotografia publicada no Instagram, onde é vista a almoçar com outras cinco pessoas. O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou …

Suécia já tem acordo para impor medidas restritivas (mas ainda não está convencida)

A Suécia vai recuar na sua abordagem light à covid-19 e prepara-se para aplicar medidas restritivas. Os partidos já chegaram a acordo, mas o Governo não tem planos para usar já os novos poderes. Os partidos …