Nos EUA, quem espalhar Covid-19 intencionalmente pode ser acusado de terrorismo

Jerome Favre / EPA

Nos Estados Unidos, as pessoas que disseminarem intencionalmente o novo coronavírus podem enfrentar acusações criminais sob as leis federais de terrorismo.

A cultura de partidas online estiveram em plena exibição durante a pandemia do novo coronavírus, com crianças a lamber sanitas e a tossir na cara dos idosos. Agora, terão de pensar duas vezes porque o Departamento de Justiça pode acusar pessoas que espalharem o vírus intencionalmente de terrorismo.

Num memorando para os principais líderes do Departamento de Justiça, chefes de agências de aplicação da lei e procuradores dos Estados Unidos em todo o país, o vice-procurador-geral Jeffrey Rosen disse que promotores e investigadores podem encontrar casos de “exposição proposital e infeção de outras pessoas com a Covid-19″.

“Como o coronavírus parece atender à definição estatutária de agente biológico, esses atos podem implicar os estatutos relacionados ao terrorismo da Nação“, escreveu Rosen, citado pelo jornal norte-americano Politico. “Ameaças ou tentativas de usar a Covid-19 como uma arma contra os americanos não serão toleradas.”

Por outro lado, Rosen não disse se estas ameaças ou exposições intencionais já terão sido relatadas ou se o aviso foi feito apenas por precaução.

O Departamento de Justiça também criou uma equipa de ação para tratar da acumulação e de preços relacionados com suprimentos urgentemente necessários para a luta contra o vírus.

O procurador-geral Bill Barr disse, durante uma reunião na Casa Branca na segunda-feira, que o stock de suprimentos como máscaras seria processada. No entanto, memorandos publicados por Barr e Rosen, na terça-feira, revelaram que o Departamento de Saúde e Serviços Humanos ainda não designou formalmente os objetos relacionados com a saúde que o governo deseja que sejam cobertos pela Lei de Produção de Defesa.

Segundo o balanço mais recente, os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, 1.031 mortes causadas pelo novo coronavírus e contam ainda com 68.572 casos da doença, o que coloca o país em terceiro lugar, atrás de Itália e da China, em relação ao número de infetados.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governo prepara apoio extraordinário para o desporto devido à covid-19

O Governo está a preparar um fundo de apoio extraordinário para ajudar o desporto a ultrapassar a crise provocada pela pandemia de Covid-19, revelou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo …

Líderes europeus defendem que fronteiras devem continuar abertas

Os chefes dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) reuniram-se em videoconferência, na quinta-feira, na qual concordaram que as fronteiras não devem ser fechadas, devendo evitar-se medidas que possam comprometer o mercado único e o …

Twitter bloqueia conta de embaixada da China nos EUA por "desumanizar" uigures

A rede social Twitter bloqueou a conta da embaixada da China em Washington após uma mensagem ter referido que as mulheres uigures em Xinjiang se emanciparam e deixaram de ser “máquinas de fazer bebés”. Uma das …

Fecho das escolas. Apoio aos pais calculado com base no salário de dezembro

O apoio aos pais de crianças menores de 12 anos que tiverem de ficar em casa devido ao fecho das escolas será baseado na remuneração de dezembro, segundo o decreto-lei publicado esta sexta-feira em Diário …

Variante inglesa parece ser mais letal, avança Boris Johnson

A variante inglesa mais contagiosa do novo coronavírus, que causa a covid-19, também parece estar ligada a uma mortalidade mais elevada, disse esta sexta-feira o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. "Agora também parece que há sinais de …

RTP2 alarga programação infantil após anúncio de fecho das escolas

As novas restrições do confinamento nacional obrigam ao encerramento das escolas durante 15 dias, para travar contágios por Covid-19. Para acompanhar as crianças que ficam em casa, a RTP2 aumenta as horas do Zig Zag, …

Rio de Janeiro cancela carnaval em julho deste ano e remete para 2022

A cidade brasileira do Rio de Janeiro só deverá voltar a celebrar o carnaval em 2022, após a decisão da prefeitura de cancelar as festividades previstas para julho deste ano, devido ao agravamento da pandemia …

DGS pede soluções para aumentar capacidade de frigoríficos nas morgues

A Direção-Geral da Saúde (DGS) pediu ao Instituto Nacional de Medicina Legal soluções para aumentar capacidade de frigoríficos junto das unidades de saúde caso seja necessário e solicitou aos hospitais que agilizem a transferência de …

Google ameaça suspender o seu motor de pesquisa na Austrália

O Google ameaçou esta sexta-feira proibir os utilizadores australianos de utilizar o seu motor de pesquisa caso Camberra não altere o seu plano de forçar o gigante da internet a pagar aos meios de comunicação …

Perotti sem data para regressar aos relvados. "É a primeira vez que se vê uma lesão destas num atleta"

Diego Perotti, extremo argentino ao serviço do Fenerbahçe, será operado em breve depois de ter sofrido uma lesão grave em novembro passado, não havendo ainda uma previsão sobre quando é que poderá voltar aos relvados. Depois …