EUA e Rússia anunciam cessar-fogo na Síria a partir de sábado

U.S. Department of Defense / FLickr

-

O cessar-fogo foi acordado pelos dois países para entrar em vigor na Síria a partir do próximo sábado.

O acordo de cessar-fogo vai entrar em vigor na Síria às 00:00 de sábado em Damasco, refere um comunicado comum entre os Estados Unidos e a Rússia, divulgado em Washington pelo Departamento de Estado.

De acordo com a Lusa, esta cessação das hostilidades não abrange no entanto os grupos terroristas do Estado Islâmico e da Frente al-Nursa, ramo da Al-Qaeda nesse país.

“A cessação das hostilidades aplica-se às partes envolvidas no conflito sírio que indicaram que vão respeitar e aplicar os termos” do acordo, acrescenta o comunicado, citado pela agência.

As partes deverão indicar aos Estados Unidos ou à Rússia a sua adesão a este acordo até às 12:00 locais desta sexta-feira.

Moscovo e Washington presidem em conjunto o Grupo internacional de apoio à Síria (ISSG), no qual se incluem 17 países.

Numa primeira declaração sobre este acordo, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon considerou-o como “um sinal de esperança há muito aguardado”.

O Presidente da Síria, Bashar al-Assad, também anunciou hoje que as eleições legislativas no país se vão realizar a 13 de abril.

A guerra na Síria provocou nos últimos anos centenas de milhares de mortos e milhões de refugiados que agora tentam encontrar refúgio no continente europeu.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.