EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e torturados em 1968.

De acordo com a agência France-Presse, citada pela agência Lusa, a Coreia do Norte foi condenada a pagar esta quantia aos tripulantes do ‘navio espião’ USS Pueblo e às famílias, em compensação pelos abusos físicos e psicológicos que sofreram às mãos dos captores.

Uma instância federal concedeu aos 49 sobreviventes indemnizações que variam entre os 22 milhões (aproximadamente 18 milhões de euros) e os 48 milhões de dólares (à volta de 39 milhões de euros). Foram ainda concedidas quantias menores a cerca de 100 familiares.

“Devido à barbaridade infligida pelos norte-coreanos, quase todos [os tripulantes do navio] precisaram de cuidados médicos e/ou psiquiátricos (…). Muitos tentaram aliviar a dor através do álcool ou das drogas, e muitos viram a vida familiar e/ou profissional a deteriorar-se”, afirmou Alan Balaran, o advogado nomeado pelo Estado para o processo.

Os 83 tripulantes do USS Pueblo foram capturados por Pyongyang em 23 de janeiro de 1968. De acordo com a Coreia do Norte, o navio estava em águas norte-coreanas sem autorizações. Washington negou a acusação.

Em troca pela libertação dos reféns, que ocorreu em dezembro do mesmo ano, os EUA terão expressado através de um documento as “solenes” desculpas pelos “sérios atos de sabotagem”, um texto que Washington negou publicamente.

Os pedidos de indemnização nos EUA apenas foram iniciados em 2018, no entanto, depois de a Casa Branca – durante o mandato de Donald Trump – declarar a Coreia do Norte como um Estado que apoia o terrorismo.

A Coreia do norte manteve o USS Pueblo e transformou-o num museu, mas a Marinha dos EUA ainda considera que a embarcação está ativa.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Carlos César reivindica papel do PS na construção da democracia e no combate à corrupção

O presidente do PS defendeu, esta segunda-feira, que se deveu ao seu partido o aprofundamento da democracia e os avanços no combate à corrupção, embora admitindo desvios", "erros" e "omissões num ou outro momento da …