/

EUA confirmam ataque com drone contra veículo com “múltiplos bombistas suicidas”

STRINGER / EPA

Os Estados Unidos confirmaram, este domingo, um ataque com drone contra um veículo com “múltiplos bombistas suicidas”, que alegadamente visava a zona de evacuação no aeroporto de Cabul.

Bill Urban, porta-voz do Comando Central das tropas norte-americanas, afirmou que o ataque com o drone foi uma ação de “autodefesa” e disse desconhecer, até ao momento, a ocorrência de qualquer vítima civil.

“Estamos confiantes de que atingimos o alvo com sucesso”, disse ainda Urban, adiantando que a ocorrência de explosões secundárias significativas a partir do veículo indicam que transportava “uma quantidade substancial de material explosivo“.

Este foi um novo ataque com drone dirigido pelas forças norte-americanas depois do atentado ao aeroporto de Cabul na quinta-feira, que fez pelo menos 170 mortos e mais de uma centena de feridos.

No sábado, um outro ataque com drone na província de Nangarhar matou dois membros importantes do Estado Islâmico no Afeganistão.

A informação surge pouco tempo depois de uma explosão provocada por um míssil ter matado pelo menos cinco pessoas, três dela crianças, ao atingir uma casa no 15.º distrito da capital afegã, perto do aeroporto.

O ataque, cuja responsabilidade ainda é desconhecida, ocorreu 24 horas depois do alerta emitido sábado pelo Pentágono sobre “ameaças credíveis” contra a sua missão no Afeganistão, que se concentra no aeroporto de Cabul.

De acordo com o aviso, as ameaças podem ser as “mais perigosas até à data”, depois do ataque de quinta-feira.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.