EUA confirmam ataque com drone contra veículo com “múltiplos bombistas suicidas”

STRINGER / EPA

Os Estados Unidos confirmaram, este domingo, um ataque com drone contra um veículo com “múltiplos bombistas suicidas”, que alegadamente visava a zona de evacuação no aeroporto de Cabul.

Bill Urban, porta-voz do Comando Central das tropas norte-americanas, afirmou que o ataque com o drone foi uma ação de “autodefesa” e disse desconhecer, até ao momento, a ocorrência de qualquer vítima civil.

“Estamos confiantes de que atingimos o alvo com sucesso”, disse ainda Urban, adiantando que a ocorrência de explosões secundárias significativas a partir do veículo indicam que transportava “uma quantidade substancial de material explosivo“.

Este foi um novo ataque com drone dirigido pelas forças norte-americanas depois do atentado ao aeroporto de Cabul na quinta-feira, que fez pelo menos 170 mortos e mais de uma centena de feridos.

No sábado, um outro ataque com drone na província de Nangarhar matou dois membros importantes do Estado Islâmico no Afeganistão.

A informação surge pouco tempo depois de uma explosão provocada por um míssil ter matado pelo menos cinco pessoas, três dela crianças, ao atingir uma casa no 15.º distrito da capital afegã, perto do aeroporto.

O ataque, cuja responsabilidade ainda é desconhecida, ocorreu 24 horas depois do alerta emitido sábado pelo Pentágono sobre “ameaças credíveis” contra a sua missão no Afeganistão, que se concentra no aeroporto de Cabul.

De acordo com o aviso, as ameaças podem ser as “mais perigosas até à data”, depois do ataque de quinta-feira.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …

Duas vendedoras num mercado japonês

Da noite para o dia, Japão tornou-se uma história "covidiana" de sucesso

Em meados de agosto, o Japão atingiu o pico de 6.000 casos diários de covid-19. Quase do dia para a noite, o país asiático observou, espantosa e inesperadamente, uma queda acentuada no número de infeções. …

Marcelo promulga diploma sobre preços dos combustíveis, mas diz que é insuficiente

O Presidente da República promulgou, esta quarta-feira, o diploma que permite ao Governo limitar os preços dos combustíveis, mas aponta questões por resolver. Numa nota colocada no portal da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa …

Médica que deu alta a criança que morreu em Évora acusada de negligência

O Ministério Público (MP) acusou de homicídio por negligência uma médica do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) que, em 2019, deu alta a uma criança de 20 meses que acabou por morrer poucas …

A escritora Paulina Chiziane

Escritora moçambicana Paulina Chiziane vence Prémio Camões

A escritora moçambicana Paulina Chiziane é a vencedora do Prémio Camões 2021, numa escolha feita por unanimidade, anunciou a ministra da Cultura, esta quarta-feira. "No seguimento da reunião do júri da 33.ª edição do Prémio Camões, …

Costa promete apresentar medidas para conter preço dos combustíveis esta semana

O primeiro-ministro garantiu, esta quarta-feira, que o Governo vai apresentar até ao final da semana um conjunto de medidas para enfrentar a crise dos combustíveis. Num debate na Assembleia da República sobre a reunião do Conselho …