EUA bombardeiam Daesh na Líbia

1

Os Estados Unidos iniciaram esta segunda-feira uma vaga de ataques aéreos na cidade de Sirte, na Líbia, que funciona atualmente como bastião do grupo terrorista.

De acordo com o anúncio do Pentágono, os ataques aéreos desta segunda-feira na cidade de Sirte foram feitos a pedido do Governo líbio, como forma de atingir o bastião do Estado Islâmico.

Embora os Estados Unidos já tenham realizado vários bombardeamentos sobre alvos específicos do grupo terrorista, este foi o primeiro ataque coordenado com o Governo local.

“A pedido do Governo do Acordo Nacional, os militares dos EUA realizaram ataques aéreos precisos contra alvos [do Daesh] em Sirte, para apoiar as forças afiliadas do GAN que procuram derrotar o seu reduto principal na Líbia”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, Peter Cook, em comunicado.

Segundo o porta-voz norte-americano, estes ataques aéreos sobre a cidade líbia “vão continuar” nos próximos dias, embora sem dar mais detalhes.

A operação contra os extremistas foi autorizada pelo Presidente norte-americano Barack Obama, que seguiu recomendações de altos funcionários do Pentágono.

Os ataques “foram compatíveis com a nossa abordagem de combater o Daesh, trabalhando com forças locais capazes e motivadas”, continuou Cook.

Um alto funcionário do governo americano já confirmou que a atuação na Líbia resume-se apenas a ataques aéreos e partilha de informação, sendo que o exército não vai fazer parte de qualquer operação terrestre.

ZAP / Sputnik News

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.