EUA bombardeiam “por erro” forças iraquianas e provocam oito mortos

“Oito pessoas, entre eles um alto oficial dos serviços de informação, morreram num ataque no centro da localidade de Al-Baghdadi. Tudo indica que foi um erro”, disse um responsável provincial, citado pela agência noticiosa France Presse (AFP).

O raide provocou também cerca de duas dezenas de feridos, entre eles o chefe da polícia de Al-Baghdadi, que se encontra em estado grave, bem como o presidente da câmara e outros responsáveis locais, acrescentou a fonte.

Al-Baghdadi está situada 250 quilómetros a oeste de Bagdade, na província sunita de Al-Anbar, onde se encontravam até há poucas semanas vários bastiões do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que as forças iraquianas reivindicam terem derrotado em dezembro último.

A localidade fica próximo da base aérea de Ain al-Assad, onde estão estacionados os aviões norte-americanos da coligação internacional, liderada pelos estados Unidos, que ajuda as forças iraquianas a combater o EI em todos os centros urbanos do país.

O Comando Conjunto das Operações (JOC), que congrega todas as forças implicadas na luta contra o EI, publicou um comunicado pormenorizado sobre a operação, realizada de madrugada, sem fazer qualquer menção a vítimas, mortais ou feridas.

No comunicado é explicado que as forças iraquianas tinham obtido informações sobre uma reunião em Al-Baghdadi, “na presença do comandante terrorista Karim al-Soumarmad“.

Foi ordenado, então, prossegue, um raide “com o apoio aéreo da coligação”, que permitiu a detenção de um terrorista.

“Ao reentrar na base militar, as forças especiais terrestres cruzaram-se com um comboio de viaturas dirigindo-se para uma casa vizinha (à de onde se realizara a reunião). Ignorando que se tratava de reforços da polícia, as forças especiais deram conta da situação à coligação, que ordenou então o raide aéreo”, explica-se no comunicado.

Entretanto, conclui-se no documento, foi já aberto um inquérito.

Vídeos amadores mostram veículos da polícia calcinados, bem como manchas de sangue espalhadas pelo local.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.