EUA bombardeiam infraestrutura na Síria de “milícias apoiadas pelo Irão”

U.S. Department of Defense / FLickr

Os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra uma “infraestrutura utilizada por milícias apoiadas” pelo Irão no leste da Síria, anunciou esta sexta-feira o Pentágono.

“Os ataques foram autorizados em resposta a ataques recentes contra funcionários dos Estados Unidos e da Coligação no Iraque, e ameaças contínuas contra estes funcionários”, disse o porta-voz do Departamento da Defesa dos EUA, John Kirby, em comunicado.

O ataque aéreo contra uma “infraestrutura utilizada por milícias apoiadas pelo Irão no leste da Síria”, como a Kataeb Hezbollah (KH) e Kataeb Sayyid al-Shuhada (KSS), é a primeira ação militar conhecida sob a égide do Presidente Joe Biden, que iniciou o mandato no final de janeiro.

“O Presidente Biden vai agir para proteger o pessoal norte-americano e da Coligação. Ao mesmo tempo, agimos de uma forma que tem como objetivo diminuir a tensão no leste da Síria e no Iraque”, acrescentou Kirby.

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, pelo menos 17 combatentes pró-Irão morreram neste ataque, sendo “todos membros do Hachd al-Chaabi”, disse o diretor desta ONG, Rami Abdel Rahmane, citado pelo jornal Público.

Segundo a agência Reuters, os ataques parecem ser limitados no seu alcance, o que poderá baixar o potencial risco de aumento de tensões.

Um funcionário dos EUA, que quis manter o anonimato, disse que a decisão de realizar os ataques visava enviar um sinal de que, embora o país desejasse punir as milícias, não queria que a situação se transformasse num conflito maior.

O mesmo funcionário disse que foram apresentadas a Biden várias opções e que foi escolhida uma das respostas mais limitadas.

Os ataques acontecem quase duas semanas depois de um ataque contra a principal base militar no aeroporto de Erbil, no Iraque, em que morreu um funcionário civil de uma empresa privada e nove pessoas ficaram feridas, incluindo um soldado dos EUA, recorda o Público, acrescentando que, dias depois, as bases norte-americanas em Bagdade também foram atingidas por rockets, incluindo edifícios na chamada Zona Verde.

ZAP ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …

Empreiteiros, cuidado. Vem aí o Baubot, um robô para a construção civil

A startup austríaca Printstones, que desenvolve robôs de impressão 3D desde 2017, revelou o seu mais recente protótipo: Baubot, um robô para a construção civil. A principal missão do Baubot é auxiliar e automatizar a indústria …

Oito meses depois da explosão em Beirute, o Líbano ainda é um pesadelo tóxico

A explosão em Beirute foi apenas mais uma página no longo e sombrio livro da má gestão de resíduos tóxicos no Líbano. Ainda há produtos químicos perigosos no porto de Beirute. Já lá vão oito meses …