Estados Unidos apelaram à Coreia do Norte para que perdoe o estudante norte-americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados por ter tentado roubar um cartaz político do hotel onde estava hospedado.
“Encorajamos fortemente o governo norte-coreano a perdoá-lo e a conceder-lhe uma libertação imediata”, declarou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, citado pela BBC.
O porta-voz norte-americano afirmou ainda que se torna cada vez mais óbvio que a Coreia do Norte usa cidadãos dos Estados Unidos como meros “peões para perseguir uma agenda política”.
Otto Warmbier, com 21 anos de idade, foi condenado esta quarta-feira pela justiça norte-coreana a 15 anos de trabalhos forçados por ter tentado roubar um cartaz de propaganda política do hotel onde estava hospedado em Pyongyang.
O americano, estudante na Universidade da Virgínia, estava detido desde janeiro e já tinha admitido publicamente, através da televisão estatal norte-coreana, que tinha cometido o roubo.
Na altura, o jovem afirmou tratar-se do “pior erro da sua vida”, numa confissão que muitos acreditam ter sido forçada pelas autoridades do país.
Não é incomum a Coreia do Norte usar a detenção de turistas estrangeiros para pressionar países adversários, podendo esta condenação ser explicada pelo momento de alta tensão que vive o país com os EUA.
Segundo o correspondente da BBC na Coreia do Sul, Stephen Evans, esta sentença de 15 anos é, no entanto, muito alta comparada com outros casos do passado.
ZAP
O pobre estudante não terá qualquer hipótese com este “maricas” da Coreia do Norte, tambem não entendo o que estava lá a fazer.
O «pobre estudante» não estava bem na Virginia !!! O que é que foi “cheirar” para a Coreia do Norte ?!!!