EUA anunciam fim de proteção a 200 mil imigrantes salvadorenhos

Kevin Dietsch / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Cerca de 200 mil cidadãos de El Salvador que estão nos Estados Unidos legalmente poderão ter de abandonar o país, anunciou esta segunda-feira o Departamento de Segurança Interna.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos não vai renovar os vistos ao abrigo do estatuto de proteção temporária, que permitia aos cidadãos de El Salvador permanecerem nos EUA, pelo menos desde 2001.

O anúncio foi feito esta segunda-feira e coloca cerca de 200 mil salvadorenhos sob risco de deportação. Os efeitos desta decisão, porém, só serão sentidos em setembro de 2019, de modo a impedir um êxodo desordenado, avança o Público.

Os salvadorenhos estavam nos EUA protegidos pelo Temporary Status Program, o Programa de Estatuto Temporário em português, implementado como ajuda humanitária depois de El Salvador ter sido vítima de terramotos, no ano de 2001. A renovação deste programa estava agendada para esta segunda-feira.

Estes imigrantes terão até setembro do próximo ano para abandonar o país ou conseguir um novo estatuto legal de permanência, de modo a obter uma autorização formal de residência.

Kirstjen Nielsen, nomeada há três meses para o cargo de secretária do Departamento de Segurança Interna, argumenta que as condições de vida em El Salvador têm melhorado significativamente e que este regime de proteção da deportação já não se justifica.

Esta decisão agrada sobretudo os críticos deste programa, que defendem que este deveria ser de curta duração – no caso de El Salvador, este estatuto prolonga-se desde há 17 anos. Já Kevin Appleby, do Centro de Estudos para as Migrações, com sede em Nova Iorque, diz que a decisão sobre El Salvador é “particularmente prejudicial”.

“Não só vai desenraizar famílias e crianças que vivem aqui há anos, mas também desestabilizará ainda mais um país já violento. Além disso, prejudica o interesse que todos temos em ter uma América Central politicamente estável“, acrescentou o ativista em declarações ao Washington Post.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Águas do Porto alerta para fraude em nome da empresa

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …

Falhas no acesso a remédios não são exclusivo do SNS. No resto da Europa também há, diz ministra

A ministra da Saúde afirmou que as falhas no acesso a medicamentos não são "um exclusivo nacional", estando em discussão entre os Estados-membros uma "estratégia global para o acesso ao medicamento". A ministra da Saúde afirmou …

Canal Panda e jogar sem medo. A receita de Lage para vencer os russos do Zenit

O Benfica joga esta terça-feira com o Zenit de São Petersburgo, na sexta e última jornada do grupo G da Liga dos Campeões. Os encarnados precisam de vencer por dois (ou mais) golos para garantir …