EUA anunciam fim de proteção a 200 mil imigrantes salvadorenhos

Kevin Dietsch / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Cerca de 200 mil cidadãos de El Salvador que estão nos Estados Unidos legalmente poderão ter de abandonar o país, anunciou esta segunda-feira o Departamento de Segurança Interna.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos não vai renovar os vistos ao abrigo do estatuto de proteção temporária, que permitia aos cidadãos de El Salvador permanecerem nos EUA, pelo menos desde 2001.

O anúncio foi feito esta segunda-feira e coloca cerca de 200 mil salvadorenhos sob risco de deportação. Os efeitos desta decisão, porém, só serão sentidos em setembro de 2019, de modo a impedir um êxodo desordenado, avança o Público.

Os salvadorenhos estavam nos EUA protegidos pelo Temporary Status Program, o Programa de Estatuto Temporário em português, implementado como ajuda humanitária depois de El Salvador ter sido vítima de terramotos, no ano de 2001. A renovação deste programa estava agendada para esta segunda-feira.

Estes imigrantes terão até setembro do próximo ano para abandonar o país ou conseguir um novo estatuto legal de permanência, de modo a obter uma autorização formal de residência.

Kirstjen Nielsen, nomeada há três meses para o cargo de secretária do Departamento de Segurança Interna, argumenta que as condições de vida em El Salvador têm melhorado significativamente e que este regime de proteção da deportação já não se justifica.

Esta decisão agrada sobretudo os críticos deste programa, que defendem que este deveria ser de curta duração – no caso de El Salvador, este estatuto prolonga-se desde há 17 anos. Já Kevin Appleby, do Centro de Estudos para as Migrações, com sede em Nova Iorque, diz que a decisão sobre El Salvador é “particularmente prejudicial”.

“Não só vai desenraizar famílias e crianças que vivem aqui há anos, mas também desestabilizará ainda mais um país já violento. Além disso, prejudica o interesse que todos temos em ter uma América Central politicamente estável“, acrescentou o ativista em declarações ao Washington Post.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido em choque. Sabina Nessa pode ter sido assassinada por um estranho ainda em liberdade

Sabina Nessa, de 28 anos, terá sido assassinada enquanto caminhava pelo Cator Park, no sudeste de Londres, na passada sexta-feira. O percurso da sua casa até a um bar ia demorar apenas cinco minutos, mas …

A corrida a secretário-geral da UGT terá dois candidatos

É a primeira vez que a corrida à liderança da UGT conta com dois candidatos: além de José Abraão, atual dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), Mário Mourão, presidente do Sindicato dos …

Colapso da Evergrande. China pede a governos regionais que se "preparem para a possível tempestade"

As autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais para se prepararem para um possível colapso da Evergrande. O The Wall Street Journal noticia, esta quinta-feira, que as autoridades chinesas estão a pedir aos governos regionais …

Governo vai testar 35 mil funcionários de creches e pré-escolar até 3 de outubro

Os funcionários das creches, do pré-escolar e a rede nacional de amas começaram esta quinta-feira a ser testados à covid-19, numa ação que até 3 de outubro abrangerá 35 mil pessoas em todo o país. O …

Bem-vindo à última fase do desconfinamento: fim do certificado em restaurantes, máscara em transportes e lares

"Estamos em condições para avançar para a terceira fase de desconfinamento." Foi com esta frase que António Costa deu início à conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta quinta-feira. Portugal vai avançar para a …

EUA reabrirá campo de detenção de migrantes perto da prisão de Guantánamo

A administração do Presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden se prepara para reabrir um campo de detenção de migrantes na Baía de Guantánamo, após um aumento de migrantes e requerentes de asilo no sul …

Défice desce para 5,3% do PIB no 2.º trimestre do ano

O défice orçamental do primeiro semestre deste ano é de 5,5% do PIB. A meta do ministro das Finanças para o ano de 2021 é de 4,5%.  O défice orçamental fixou-se em 5,3% do PIB no …

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …