China acusada de violar sanções à Coreia do Norte. EUA oferecem recompensa de 5 milhões

World Economic Forum / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

A China está a ser acusação de uma “violação flagrante” da obrigação de aplicar sanções internacionais à Coreia do Norte. Os Estados Unidos estão a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares por informações.

De acordo com a agência Reuters, Alex Wong, secretário adjunto para a Coreia do Norte, acusou a China de ter recebido 20 mil trabalhadores norte-coreanos, o que é uma desobediência às regras impostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais de Washington, Wong afirmou que a China está a sabotar o regime de sanções que tenta convencer a Coreia do Norte a abandonar o programa nuclear.

Wong insistiu que a China hospeda pelo menos 20 representantes norte-coreanos relacionados com o programa de armamento ou com o sistema bancário do país, continuando a fazer negócios com essas entidades que estão sancionadas pela ONU.

Washington também acusou a China de ajudar a Coreia do Norte a lavar dinheiro de roubos cibernéticos realizados para arrecadar fundos para os seus programas de armas.

Por outro lado, a China afirma que cumpre as sanções da ONU contra a Coreia do Norte, embora também tenha, juntamente com a Rússia, expressado esperança de que uma flexibilização dessas condições possa ajudar a quebrar o impasse nas negociações nucleares entre Washington e Pyongyang.

O Departamento do Estado vai lançar um site para que qualquer pessoa com informações valiosas sobre a alegada fuga às sanções impostas à Coreia do Norte possa denunciar os casos. Em troca, receberá uma recompensa em dinheiro.

“Em nenhum outro país vemos esta amplitude e profundidade da continuidade das atividades comerciais ilícitas com a Coreia do Norte, cuja escala coloca a China em flagrante violação das suas obrigações”, sublinhou Wong.

O presidente cessante dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou cimeiras sem precedentes com o líder norte-coreano Kim Jong-un para tentar persuadi-lo a desistir das suas armas nucleares.

Porém, em outubro, a Coreia do Norte lançou um dos maiores mísseis balísticos intercontinentais móveis rodoviários do mundo. Especialistas afirmam que será capaz de chegar a qualquer ponto nos Estados Unidos se entrar em operação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Erro trágico". Pentágono admite que ataque com drone em Cabul não matou terroristas, mas civis

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …