Reviravolta: EUA abrem diálogo com a Coreia do Norte “sem condições prévias”

unc-cfc-usfk / Flickr

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson

É uma reviravolta surpreendente na abordagem efectuada pelos EUA ao conflito com a Coreia do Norte. A administração Trump abre a porta ao “diálogo directo” com o regime de Kim Jong-un sem impor “condições prévias”, como o abandono do programa nuclear.

Os EUA sempre exigiram aos norte-coreanos a renúncia ao armamento nuclear como ponto preliminar para quaisquer conversações, com vista a uma solução para a tensão latente entre os dois países.

Agora, o secretário de Estado Rex Tillerson oferece à Coreia do Norte um diálogo directo e sem condições prévias”, conforme referiu numa conferência em Washington, segundo adianta a CNN.

Esta proposta é tão mais surpreendente quando, há cerca de 15 dias, a Coreia do Norte lançou aquele que foi descrito como o seu míssil intercontinental mais poderoso, com capacidade para atingir os EUA.

É também uma abordagem completamente contrária àquele que tem sido o discurso oficial de Trump, que chegou a ameaçar lançar um ataque militar “esmagador” contra o regime de Kim Jong-un.

“Estamos prontos para falar, em qualquer altura que a Coreia do Norte queira”, diz, agora, o secretário de Estado norte-americano.

Tillerson afiança que não é viável pedir ao regime norte-coreano que desista do seu programa nuclear, frisando que Trump também concorda com esta ideia.

“Não é realista dizer que só vamos falar se aparecerem à mesa prontos para desistir do seu programa”, salienta, citado pelo canal televisivo. “Investiram demasiado nele e o Presidente está também muito realista em relação a isso”, constata.

Assim, os EUA estão “preparados para ter o primeiro encontro sem pré-condições”, frisa Tillerson. “Vamos simplesmente encontrar-nos, e podemos falar sobre o tempo se quiserem”, acrescenta. “Mas podemos, pelo menos, sentar-nos e vermo-nos face a face e depois, podemos começar a traçar um mapa, um roteiro daquilo em que podemos estar interessados em trabalhar”, diz ainda.

A única exigência para que este diálogo ocorra é que haja um “período de calma” nos testes de mísseis norte-coreanos pois, sem isso, será “muito difícil ter discussões produtivas”.

Durante a mesma conferência, o secretário de Estado americano abordou ainda as conversações diplomáticas com a China, referindo, nomeadamente, que têm abordado uma actuação conjunta perante um eventual colapso do regime norte-coreano.

O Secretário de Estado revelou também que os EUA se comprometeram com os chineses a afastarem-se da fronteira norte-coreana, mantendo apenas um papel interveniente na questão das armas nucleares, para que não caiam “em mãos indesejáveis”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Paises ranhosos de todo o mundo, uni-vos! Desenvolvei armas nucleares a passai a falar grosso! Matai o vosso povo a fome e montai campos de concentração porque o crime compensa! A realpolitik desta noticia volta a revelar que os princípios morais nao existem na politica internacional. Um facínora como KJU começa a levar a agua ao seu moinho. As sancoes de nada serviram. Sao um governo exemplar, alias. Pelo caminho ficam uns milhoes de mortos mas que interessa isso?
    Se isto se confirmar, um palpite: próxima potencia nuclear Japão. É malta pouco boa de assoar e não estão a dormir…é o que eu faria…

  2. ele (Kim Jong-un) faz o que quer e ninguem o manda parar
    temos tanta gente nas naçoes unidas e ate estes parecem fantoches nas maos da coreia do norte
    se tivessem mao pesada ele ja nao brincava com o mundo

  3. O que vai acontecer se algum diálogo chegar a haver entre ambos é que vão acordar dinheiro ou alimentos dos USA para a Coreia do Norte que lhes vai fazer um jeitão e no final estes irão continuar com o armamento nuclear, aquilo não é gente séria para negociar a sério!.

  4. Isto é muito estranho e trás água no bico, eu sinceramente acho que Trump quer deixar claro para o mundo que tentou dialogar, que se quis sentar á mesa para conversações, mas que infelizmente não houve reciprocidade da outra parte e por isso teve que fazer o que não queria, ele quer destruir a Coreia não quer é ficar para a história como sendo ele o mau da fita, porque não estamos todos loucos ou estamos, ainda há dias dizia que tratava da Coreia que os EUA iam resolver e agora muda de um dia para o outro, Naaaa

RESPONDER

Fósseis guardados em gaveta de museu pertencem a criatura gigante com 25 milhões de anos

Os fósseis foram descobertos em 1973, mas só agora foram formalmente identificados e anunciados ao público. Trata-se de um antepassado gigante de fascólomos, também conhecidos como vombates. Fascólomos estão entre os animais mais peculiares. De facto, …

Refeições tardias podem realmente fazer engordar

Um jantar tardio pode contribuir para o aumento de peso e para altos níveis de açúcar no sangue, concluiu um pequeno estudo recentemente publicado. "Este estudo lança uma nova luz sobre como é que ingerir …

Salgado. "A montanha vai parir um rato" (mas ainda vamos saber o que aconteceu)

A defesa de Ricardo Salgado disse, esta sexta-feira, que ficou claro, na instrução da Operação Marquês, que o mais provável é a absolvição do ex-presidente do BES dos crimes de corrupção e que “a montanha …

Covid alastra na América. EUA bate recorde diário com mais de 60 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 754 mortos e 60.383 infetados (um novo recorde) por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins. Depois de a Europa ter sucedido à China como …

Os maiores tubarões do mundo têm pequenos "dentes" nos olhos (e já se sabe porquê)

Uma investigação sobre os olhos dos tubarões-baleia, os maiores tubarões do mundo, revelaram que os seus olhos estão cobertos por pequenos dentes chamados "dentículos dérmicos". O tubarão-baleia (Rhincodon typus) é o maior peixe do oceano, com …

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …