EUA têm quase 52 milhões de vacinas prestes a perder validade

Os Estados Unidos distribuíram mais de 390 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 pelos vários estados, mas até esta terça-feira apenas cerca de 338 milhões tinham sido usadas.

Os dados dos Centros para a Prevenção e Controlo da Doença (CDC)) indicam que cerca de 52 milhões de doses de vacinas estão, assim, por usar. O STAT News, citado pelo Observador, diz que as doses têm como limite de validade o verão deste ano.

Algumas das vacinas por usar fazem parte dos desperdícios diários ou do atraso no reporte das vacinas dadas. O diário escreve que há algumas que serão segundas doses que ainda não foram administradas.

Ainda assim, pelo metade serão vacinas a mais, que vão expirar em julho, agosto ou durante o outono.

Os Estados Unidos têm 48,6% da população totalmente vacinada e 56,1% da população com, pelo menos, uma dose da vacina.

O pico da vacinação aconteceu nas primeiras semanas de abril, com dias a chegar aos quatro milhões de vacinas administradas. Agora que a procura caiu, são administradas cerca de 450 mil por dia.

O STAT News avança que os estados têm pedido ao governo federal que faça a distribuição das vacinas em sobra, mas o Governo norte-americano não quer recolher as vacinas já distribuídas nem autoriza os estados a entregá-las a outros países mais necessitados.

Neste momento, a única possibilidade existente é entregar as doses que foram encomendadas pelos estados, mas que ainda não lhes foram entregues.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.