Estudo revela que as lombrigas podem aumentar fertilidade das mulheres

Chhor Sokunthea / World Bank

-

Cientistas descobriram que várias mulheres infetadas com este parasita são muito mais férteis do que outras que têm um estado de saúde normal.

O estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, concluiu que o parasita Ascaris lumbricoides, mais conhecido por lombriga, altera o sistema imunológico da mulher e facilita a gravidez, avança a BBC.

A investigação analisou uma amostra de 986 índias que viviam na Amazónia, em território boliviano, que tinham uma infeção permanente deste parasita – que pode alcançar um comprimento de 36 cm.

Além de todas terem tido mais dois filhos do que aquelas que não estavam contagiadas com a doença, também registaram um menor tempo entre as gestações e a primeira gravidez aconteceu muito mais cedo.

Tal como os fetos, os parasitas são considerados intrusos no sistema imunológico e portanto estimulam um conjunto de estratégias para não serem atacados pelo próprio organismo.

Em média, as mulheres que vivem nessa região, pertencentes à etnia tsimané, dão à luz nove crianças. Cerca de 70% da população possui uma infecção provocada por vermes parasitas.

A nível mundial, estima-se que mais de mil milhão de pessoas também sofram de doenças causadas por vermes intestinais, sobretudo em áreas com más condições de higiene.

NASA

-

Por outro lado, enquanto que as lombrigas elevam a fertilidade destas mulheres, outros vermes causaram o efeito totalmente contrário, como é o caso do parasita ancilostomose.

Os resultados, publicados na revista Science, podem proporcionar um grande avanço no tratamento da infertilidade, nomeadamente, no desenvolvimento de novos medicamentos.

Segundo Aaron Blackwell, um dos autores do estudo, o uso de parasitas para tratar a infertilidade é uma “possibilidade intrigante”, mas adverte que são necessárias mais investigações.

Allan Pacey, especialista em reprodução humana da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, disse que esta descoberta é “surpreendente”.

“Não vou sugerir que as mulheres se tentem infectar com parasitas para elevar a fertilidade mas estudos complementares sobre esta descoberta podem levar a novos medicamentos para tratar este problema”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos diz que escolha de Ana Paula Vitorino garante “independência face aos regulados”

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, rejeitou hoje críticas quanto à escolha da ex-ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, para presidir à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), dizendo que garante …

Putin inaugura unidade de processamento de gás perto da China

O Presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou esta quarta-feira uma unidade de processamento de gás de grandes dimensões, pertencente ao "gigante" petrolífero Gazprom, no extremo-oriente russo, próximo da fronteira da China, para onde se destinam os …

BE pede processo participado na AR para legalizar canábis. CDS, PCP e Chega estão contra

Tanto o Bloco de Esquerda como o Iniciativa Liberal querem que as suas propostas para legalizar o uso de canábis para fins recreativos sejam discutidas em detalhe antes de serem votadas. O BE propôs hoje ao …

As Maldivas vão construir uma cidade flutuante para responder à subida das águas

Uma empresa holandesa está a colaborar com o Governo das Maldivas para construir uma cidade flutuante como resposta à subida do nível do mar. As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o …

TAP. Frasquilho despede-se dos trabalhadores com “tranquilidade do dever cumprido”

O presidente cessante do Conselho de Administração da TAP afirmou sair com a “tranquilidade do dever cumprido”, numa carta aos trabalhadores, explicando que a saída resulta da falta de conjugação de vontades para continuar entre …

9650-007. Cu de Judas, a localidade dos Açores que poucos conheciam, já tem código-postal

Chama-se Cu de Judas, não tem habitantes, mas já tem código-postal: 9650-007. É uma localidade na freguesia de Água Retorta, em São Miguel, nos Açores. A pequena localidade passou a estar em todos os mapas depois …

Testes nas fronteiras. Espanha pede desculpa e retifica

O governo espanhol desculpou-se e garantiu que esta quarta-feira fará a revisão do despacho que obrigava a viajar com certificado de vacinação ou teste negativo à covid-19 os que atravessassem a fronteira entre Portugal e …

Parlamento renova até meio de setembro obrigação de usar máscara na rua

O parlamento aprovou hoje o projeto-lei do PS que renova por mais 90 dias a obrigatoriedade de usar máscaras em espaços públicos, medida que vigora em Portugal desde 28 de outubro e que terminaria em …

Casa Real desmente Harry e diz que Isabel II não foi consultada sobre o nome da bisneta

De acordo com uma fonte do Palácio de Buckingham, Harry não terá consultado a rainha antes de anunciar o nome da filha, Lilibet Diana, uma homenagem à avó e à mãe. Contudo, o príncipe alega …

Resort Zmar

Governo revoga despacho de requisição do empreendimento Zmar em Odemira

O Governo revogou o despacho relativo à requisição temporária do empreendimento Zmar, em Odemira, onde foram alojadas pessoas em isolamento profilático no âmbito do elevado número de casos de covid-19 no concelho, segundo um diploma …