Estudo revela que as lombrigas podem aumentar fertilidade das mulheres

Chhor Sokunthea / World Bank

-

Cientistas descobriram que várias mulheres infetadas com este parasita são muito mais férteis do que outras que têm um estado de saúde normal.

O estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, concluiu que o parasita Ascaris lumbricoides, mais conhecido por lombriga, altera o sistema imunológico da mulher e facilita a gravidez, avança a BBC.

A investigação analisou uma amostra de 986 índias que viviam na Amazónia, em território boliviano, que tinham uma infeção permanente deste parasita – que pode alcançar um comprimento de 36 cm.

Além de todas terem tido mais dois filhos do que aquelas que não estavam contagiadas com a doença, também registaram um menor tempo entre as gestações e a primeira gravidez aconteceu muito mais cedo.

Tal como os fetos, os parasitas são considerados intrusos no sistema imunológico e portanto estimulam um conjunto de estratégias para não serem atacados pelo próprio organismo.

Em média, as mulheres que vivem nessa região, pertencentes à etnia tsimané, dão à luz nove crianças. Cerca de 70% da população possui uma infecção provocada por vermes parasitas.

A nível mundial, estima-se que mais de mil milhão de pessoas também sofram de doenças causadas por vermes intestinais, sobretudo em áreas com más condições de higiene.

NASA

-

Por outro lado, enquanto que as lombrigas elevam a fertilidade destas mulheres, outros vermes causaram o efeito totalmente contrário, como é o caso do parasita ancilostomose.

Os resultados, publicados na revista Science, podem proporcionar um grande avanço no tratamento da infertilidade, nomeadamente, no desenvolvimento de novos medicamentos.

Segundo Aaron Blackwell, um dos autores do estudo, o uso de parasitas para tratar a infertilidade é uma “possibilidade intrigante”, mas adverte que são necessárias mais investigações.

Allan Pacey, especialista em reprodução humana da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, disse que esta descoberta é “surpreendente”.

“Não vou sugerir que as mulheres se tentem infectar com parasitas para elevar a fertilidade mas estudos complementares sobre esta descoberta podem levar a novos medicamentos para tratar este problema”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal continua a importar milhares de toneladas de amianto

O amianto é um material cancerígeno que continua presente em muitas infraestruturas públicas e privadas em Portugal. Apesar disso, o país continua a importar milhares de toneladas. O alerta parte da plataforma SOS-Amianto, criada pela Quercus, …

Jovem muçulmana impedida de entrar em jogo de basquete por não querer mostrar os braços

Uma jogadora de basquetebol de 13 anos foi impedida de participar num jogo, no último domingo, por ter uma camisola de manga comprida por baixo do equipamento oficial. Segundo o Jornal de Notícias, Fatima Habib, jogadora …

Professor suspenso depois de dizer que se alunos faltassem a Moral não podiam entrar em igrejas

O professor que enviou um documento aos encarregados de educação a avisar que se os seus educandos continuassem a faltar às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica "corriam o risco" de não poder entrar …

Cheias já mataram duas pessoas. Veneza vai declarar estado de emergência

Luigi Brugnaro, presidente da câmara de Veneza, vai declarar estado de emergência na cidade que está inundada devido às piores cheias em 50 anos. Esta quarta-feira, é esperada uma nova subida da água na cidade italiana. …

Bolsonaro deixa PSL e cria um novo partido

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou esta terça-feira que decidiu abandonar o Partido Social Liberal (PSL) e criar um novo partido chamado Aliança pelo Brasil. A saída de Bolsonaro acontece na sequência de uma série …

Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham "dedo" russo)

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais. Num espaço de apenas dois dias, …

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …