Estudo revela porque os homens morrem mais cedo que as mulheres

Os homens são menos propensos a ir ao médico do que as mulheres, e também costumam escolher profissionais do mesmo sexo para as consultas. Mas, segundo um estudo, eles são mais honestos sobre os seus sintomas quando são atendidos por alguém do sexo oposto.

De acordo com cientistas da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, estas conclusões podem explicar porque é que os homens morrem, em média, cinco anos mais cedo do que as mulheres.

Numa pesquisa, cerca de 250 homens responderam a questionários sobre noções de masculinidade e sobre os médicos de preferência.

Os participantes no estudo foram atendidos por estudantes de medicina e enfermagem de ambos os sexos, para falar sobre as suas condições de saúde.

Numa outra pesquisa conduzida pela equipa, foram entrevistados homens e mulheres – no total de 298 pessoas.

“A pergunta a que queríamos dar resposta era simples: porque é que os homens morrem mais cedo que as mulheres?”, diz a professora Diana Sanchez, autora principal do estudo, ao Rutgers Today.

“Os homens vivem em média menos 5 anos que as mulheres, e as diferenças fisiológicas não explicam essa diferença”, diz a investigadora da Universidade de Rutgers.

A equipa constatou o que muita gente já sabe: os homens são mais propensos a ignorar problemas de saúde, ou a adiar a procura de um tratamento, do que as mulheres.

Os resultados também mostraram que, apesar de escolher médicos homens, eles têm mais dificuldade em falar abertamente com eles, provavelmente pelo receio de parecerem vulneráveis à frente de alguém do mesmo sexo.

Curiosamente, na pesquisa que envolveu mulheres, algumas elas também demonstraram valorizar bastante a auto-suficiência.

E estas participantes, assim como os pares do sexo oposto, também foram mais propensas a negligenciar sintomas e a adiar uma ida ao consultório médico.

Para ambos os sexos, essa característica reflectiu-se em piores condições de saúde.

Assim, concluem os autores do estudo, publicado no Journal of Health Psychology, o desejo de não depender de ninguém pode ser perigoso para a saúde, independentemente do sexo.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …