Estudo revela porque os homens morrem mais cedo que as mulheres

Os homens são menos propensos a ir ao médico do que as mulheres, e também costumam escolher profissionais do mesmo sexo para as consultas. Mas, segundo um estudo, eles são mais honestos sobre os seus sintomas quando são atendidos por alguém do sexo oposto.

De acordo com cientistas da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, estas conclusões podem explicar porque é que os homens morrem, em média, cinco anos mais cedo do que as mulheres.

Numa pesquisa, cerca de 250 homens responderam a questionários sobre noções de masculinidade e sobre os médicos de preferência.

Os participantes no estudo foram atendidos por estudantes de medicina e enfermagem de ambos os sexos, para falar sobre as suas condições de saúde.

Numa outra pesquisa conduzida pela equipa, foram entrevistados homens e mulheres – no total de 298 pessoas.

“A pergunta a que queríamos dar resposta era simples: porque é que os homens morrem mais cedo que as mulheres?”, diz a professora Diana Sanchez, autora principal do estudo, ao Rutgers Today.

“Os homens vivem em média menos 5 anos que as mulheres, e as diferenças fisiológicas não explicam essa diferença”, diz a investigadora da Universidade de Rutgers.

A equipa constatou o que muita gente já sabe: os homens são mais propensos a ignorar problemas de saúde, ou a adiar a procura de um tratamento, do que as mulheres.

Os resultados também mostraram que, apesar de escolher médicos homens, eles têm mais dificuldade em falar abertamente com eles, provavelmente pelo receio de parecerem vulneráveis à frente de alguém do mesmo sexo.

Curiosamente, na pesquisa que envolveu mulheres, algumas elas também demonstraram valorizar bastante a auto-suficiência.

E estas participantes, assim como os pares do sexo oposto, também foram mais propensas a negligenciar sintomas e a adiar uma ida ao consultório médico.

Para ambos os sexos, essa característica reflectiu-se em piores condições de saúde.

Assim, concluem os autores do estudo, publicado no Journal of Health Psychology, o desejo de não depender de ninguém pode ser perigoso para a saúde, independentemente do sexo.

ZAP / Move

PARTILHAR

RESPONDER

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …

"Uma das actividades de maior risco é ir ao restaurante"

Medidas como a proibição de circulação entre concelhos e o recolher obrigatório "são mais simbólicas do que eficazes e efectivas" no combate à covid-19, defende o médico e investigador Carlos Martins, considerando que seria mais …

Vieira da Silva escolhido para conselheiro da CE na presidência portuguesa da UE

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, foi escolhido como conselheiro especial da Comissão Europeia para preparar o trabalho na área dos direitos sociais durante a presidência portuguesa …

Supremo dá razão a juiz afastado por ter "mau feitio"

O juiz desembargador Eurico Reis viu o Supremo Tribunal de Justiça dar-lhe razão, anulando o concurso interno no Tribunal da Relação de Lisboa onde foi afastado por, alegadamente, ter "mau feitio". O Supremo anula, assim, a …

Marcelo, Governo e oposição em queda (mas Costa é aprovado por eleitores de PSD e Bloco)

O arrastar da pandemia e o agravar do número de casos de infectados por covid-19 em Portugal, está a desgastar a imagem do primeiro-ministro que está em queda nas sondagens. Mas a oposição não está …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: o Pepe tem um GPS inconclusivo?

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/pacos-de-ferreira-3-2-fc-porto-o-musical Paços de Ferreira. Cidade quase deserta nos últimos dias, com as pessoas a cumprirem as regras. Paços de Ferreira. A cidade que recebeu um campeão quase deserto, com os jogadores a não cumprirem as regras. Ao …

Os cães vão para o céu? Lápides mostram que animais de estimação se tornaram família após a II Guerra

Os donos de animais de estimação no século XVIII amavam-nos profundamente, mas os donos contemporâneos são mais propensos a acreditar numa vida após a morte, onde verão os seus animais de estimação falecidos mais uma …

Governo decide hoje novas medidas para controlar a pandemia. Partidos estão divididos

O Conselho de Ministros reúne-se este sábado para decretar “ações imediatas” de controlo da pandemia, um dia depois de o primeiro-ministro ter recebido os partidos com assento parlamentar com vista a um consenso sobre estas …

Secretas e PJ investigam QAnon (que acusa autoridades de esconderem provas sobre rede pedófila)

Os Serviços de Informação e a Polícia Judiciária (PJ) estão a investigar as ligações de seguidores do movimento conspiracionista QAnon aos denominados "Movimentos pela Verdade" e a elementos do Chega. A notícia é avançada pela revista …