Estudo revela método fácil e rápido de reduzir os níveis de açúcar no sangue

A pesquisa descobriu que expor as costas a uma luz vermelha de 670 nanometros durante 15 minutos ajuda a reduzir a glicose.

Um estudo inédito publicado na Journal of Biophotonics revelou que a exposição de uma área específica das costas de uma pessoa a uma luz vermelha de frequência específica por 15 minutos pode reduzir os níveis de açúcar no sangue.

A pesquisa descobriu que a luz vermelha de 670 nanometros (nm) estimula a produção de energia dentro das mitocôndrias — as pequenas centrais energéticas das células — levando a um aumento do consumo de glicose.

Este processo resultou numa redução de 27,7% nos níveis de glicose no sangue após a ingestão de glicose e diminuiu o pico máximo de glicose em 7,5%.

Embora o estudo tenha sido conduzido em indivíduos saudáveis, a técnica, não invasiva e não farmacológica, pode ter um impacto significativo no controlo da diabetes após as refeições, pois pode reduzir as flutuações prejudiciais de glicose no sangue que contribuem para o envelhecimento.

A pesquisa também destaca as consequências a longo prazo da exposição à luz azul, incluindo a potencial desregulação dos níveis de açúcar no sangue, uma vez que a iluminação LED, que emite luz mais azulada e muito pouca vermelha, pode representar uma questão de saúde pública, explica o SciTech Daily.

Para explorar o impacto da luz vermelha de 670 nm sobre a glicose no sangue, os investigadores recrutaram 30 participantes saudáveis, divididos aleatoriamente em dois grupos: um exposto à luz vermelha e outro ao placebo (sem luz).

Michael Powner / Journal of Biophotonics

Os resultados mostraram que aqueles expostos à luz vermelha apresentaram níveis mais baixos de pico de glicose no sangue e redução da glicose total durante duas horas após a ingestão de glicose.

A luz de comprimento de onda longo, entre aproximadamente 650-900 nm, já foi estabelecida em pesquisas anteriores como capaz de aumentar a produção mitocondrial de ATP, o que reduz a glicose no sangue e melhora a saúde e a longevidade em animais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.