Estudo mostra que alguns homens não reciclam o lixo por medo de que isso os faça parecer homossexuais

Um estudo da Universidade Estatal da Pensilvânia, nos Estados Unidos (EUA), descobriu que há homens que não têm comportamentos “amigos do ambiente” porque associam coisas como reciclar ou usar um saco reutilizável a “comportamentos femininos”.

Mais de metade dos 960 adultos entrevistados disse ter medo de ser “apanhado” a reciclar ou em outras atividades do género por poderem passar a impressão de estarem interessados em outros homens, noticiou o Expresso na quinta-feira.

A equipa da psicóloga Janet K. Swim, que conduziu o estudo, pediu a homens e mulheres que avaliassem algumas ações banais humanas, transmitidas através de pequenos vídeos por personagens ficcionais, e atribuíssem a cada um dos segmentos o adjetivo de “feminino” ou “masculino”.

Não foi pedido aos sujeitos que dissessem literalmente a palavra “lésbica”, “gay” ou “homossexual” mas os homens que se declararam “hetero” evitavam os “comportamentos femininos”, lê-se no artigo.

“Se uma pessoa considera importante a sua identificação sexual, então é normal que dê prioridade a comportamentos que a façam sentir-se confortável e não aqueles que possam colocar a sua identificação sexual em causa”, afirmou Janet K. Swim, no comunicado que acompanhou o lançamento do estudo.

Tanto os homens como as mulheres, na sua maioria, disseram que questionariam a sexualidade de um homem mais facilmente se ele estivesse com um saco reutilizável. Os entrevistados também admitiram que a sexualidade de uma mulher que, por exemplo, isolasse as janelas de sua casa para poupar energia, também seria motivo de discussão.

Janet K. Swim concluiu dizendo que “os homens podem ter mais dificuldade em participar em atividades ecológicas por causa destes estereótipos enraizados nos dois géneros”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eis mais um exemplo em que a homofobia e machismo demonstram o quão absurdos e vergonhosos são; neste caso em específico relacionado com atitudes irresponsáveis para com o meio-ambiente.

RESPONDER

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …