Estudo diz que interesse pelas aulas de Ciências é contagioso

De acordo com um novo estudo publicado na revista Science Advances, numa aula de Ciências, o interesse pode ser contagioso, levando a um maior entusiasmo pelas carreiras científicas em geral.

Ou seja, quando os alunos veem os seus colegas muito interessados na aula, são mais propensos a desenvolver também um interesse nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Esta tendência “infeciosa” também pode ajudar a melhorar as suas notas.

O estudo foi conduzido pelos investigadores Zahra Hazari e Geoff Potvin, da Universidade Internacional da Flórida, nos EUA. Também estiveram envolvidos cientistas da Universidade Estadual de Oklahoma, da Faculdade Northwestern, da Universidade Purdue e da Universidade da Virgínia.

Os cientistas analisaram mais de dois mil alunos em 50 faculdades e universidades selecionadas aleatoriamente no país.

O grupo concluiu que a forma como um aluno percebe o nível de interesse dos seus colegas em ciência teve um efeito significativo nas suas próprias escolhas de carreira nessa área, mesmo depois de ter em consideração as diferenças no interesse prévio, nível de apoio familiar, desempenho académico, género e qualidade do ensino.

O efeito positivo foi consistente em todas as aulas de Biologia, Química e Física, e foi visto tanto no que diz respeito aos interesses de carreira dos estudantes como nas suas notas, na maioria dos casos.

Mesmo estudantes que tinham pouco interesse ou apoio prévio para seguir uma carreira na área da ciência mostraram um maior interesse em profissões científicas quando viram altos níveis de interesse nos seus colegas de turma.

Hazari e Potvin planeiam fazer novas pesquisas direcionadas para entender como os professores podem criar melhores ambientes na sala de aula, onde os alunos se sintam motivados e confiantes em abordar problemas ou experiências mais complexas.

“As pessoas facilmente apanham as emoções dos outros e vemos isso acontecer em ambientes de sala de aula de ciências. Isto realmente enfatiza a importância de ter ambientes envolventes para encaminhar os alunos à ciência e motivá-los para a aprendizagem”, disse Hazari.

RESPONDER

Identificado homem que esfaqueou várias pessoas na Finlândia

O tribunal de Turku, na Finlândia, anunciou que identificou Abderrahman Mechkah, de 18 anos, como o principal suspeito do ataque terrorista na sexta-feira, que fez dois mortos e oito feridos. A polícia tinha informado anteriormente que …

Proprietários de alojamento local deverão ter de pagar mais condomínio

O agravamento do valor do condomínio para quem pratica arrendamento local é uma das propostas que constam do relatório do grupo de trabalho do Governo com o PS e BE sobre habitação. Fonte do Governo confirmou, …

Jornalista desaparecida morreu no submarino e foi atirada ao mar pelo inventor

A jornalista sueca Kim Wall, desaparecida há 10 dias no mar Báltico, terá morrido num acidente dentro de um submarino privado durante uma entrevista com o seu inventor, revelou hoje a polícia dinamarquesa. O criador e …

10 marinheiros desaparecidos e 5 feridos após colisão entre navio militar americano e petroleiro

Pelo menos dez marinheiros desapareceram e cinco ficaram feridos na sequência da colisão entre um contratorpedeiro norte-americano e um petroleiro na madrugada desta segunda-feira, a leste de Singapura. "Há pelo menos dez marinheiros desaparecidos e cinco …

Ataques terroristas motivaram medidas de segurança da Câmara de Lisboa, confirma MAI

A colocação de barreiras de segurança em Lisboa estava em estudo há meses devido aos ataques terroristas que têm ocorrido na Europa através do atropelamento de pessoas, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração …

Novo escalão no IRS vai beneficiar "apenas" os rendimentos superiores

Uma das promessas do Governo era aliviar a carga fiscal dos rendimentos mais baixos, mas o fiscalista Manuel Faustino frisa que o desdobramento do segundo escalão do IRS em dois patamares "não vai beneficiar nada" …

Carro embate contra paragens de autocarro em Marselha e provoca um morto

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na manhã desta segunda-feira, em Marselha, no sul de França, depois de terem sido atingidas por um veículo em duas paragens de autocarro. A polícia informou que o …

Nadador espanhol fez um minuto de silêncio sozinho, enquanto os outros competiam

https://www.facebook.com/natacioncadiz.natacioncadiz/videos/1713522402286663/ O nadador espanhol Fernando Álvarez pediu à organização da competição um minuto de silêncio pelas vítimas do atentado em Barcelona. O pedido foi recusado, mas o atleta fez a homenagem sozinho, acabando por perder a prova. O …

Governo indiano suspende 4 engenheiros após acidente de comboio com 21 mortos

O governo da Índia suspendeu quatro engenheiros e concedeu uma "licença" a outros três altos funcionários após o descarrilamento de um comboio, que provocou 21 mortos e deixou 203 feridos no norte do país no …

Ministério Público investiga escola que passou sete alunos reprovados

O Ministério Público abriu um inquérito-crime à Escola EB 2,3 Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, na sequência de uma denúncia feita por um professor. Sete alunos com nota negativa acabaram por passar com 11, …