Estudo diz que interesse pelas aulas de Ciências é contagioso

De acordo com um novo estudo publicado na revista Science Advances, numa aula de Ciências, o interesse pode ser contagioso, levando a um maior entusiasmo pelas carreiras científicas em geral.

Ou seja, quando os alunos veem os seus colegas muito interessados na aula, são mais propensos a desenvolver também um interesse nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Esta tendência “infeciosa” também pode ajudar a melhorar as suas notas.

O estudo foi conduzido pelos investigadores Zahra Hazari e Geoff Potvin, da Universidade Internacional da Flórida, nos EUA. Também estiveram envolvidos cientistas da Universidade Estadual de Oklahoma, da Faculdade Northwestern, da Universidade Purdue e da Universidade da Virgínia.

Os cientistas analisaram mais de dois mil alunos em 50 faculdades e universidades selecionadas aleatoriamente no país.

O grupo concluiu que a forma como um aluno percebe o nível de interesse dos seus colegas em ciência teve um efeito significativo nas suas próprias escolhas de carreira nessa área, mesmo depois de ter em consideração as diferenças no interesse prévio, nível de apoio familiar, desempenho académico, género e qualidade do ensino.

O efeito positivo foi consistente em todas as aulas de Biologia, Química e Física, e foi visto tanto no que diz respeito aos interesses de carreira dos estudantes como nas suas notas, na maioria dos casos.

Mesmo estudantes que tinham pouco interesse ou apoio prévio para seguir uma carreira na área da ciência mostraram um maior interesse em profissões científicas quando viram altos níveis de interesse nos seus colegas de turma.

Hazari e Potvin planeiam fazer novas pesquisas direcionadas para entender como os professores podem criar melhores ambientes na sala de aula, onde os alunos se sintam motivados e confiantes em abordar problemas ou experiências mais complexas.

“As pessoas facilmente apanham as emoções dos outros e vemos isso acontecer em ambientes de sala de aula de ciências. Isto realmente enfatiza a importância de ter ambientes envolventes para encaminhar os alunos à ciência e motivá-los para a aprendizagem”, disse Hazari.

PARTILHAR

RESPONDER

Tondela vs Benfica | Pizzão em goleada na Beira Alta

O Benfica conseguiu a maior goleada da sua temporada fora de casa. Na deslocação a Tondela, os “encarnados” venceram por claros 5-1, numa noite de grande inspiração de Pizzi – estreou-se a marcar esta época …

Turquia quer abrir embaixada na parte oriental de Jerusalém como capital palestiniana

O presidente da Turquia disse, este domingo, que o país planeia abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano, depois dos EUA terem reconhecido Jerusalém como capital de Israel. “Já declarámos …

Sporting vs Portimonense | Leão sereno soma e segue

O Sporting subiu ao primeiro lugar da tabela na Liga NOS, de forma provisória, ao vencer, por 2-0, o Portimonense, em Alvalade. A equipa liderada por Jorge Jesus soube contrariar as adversidades impostas por um Portimonense …

Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS.  Segundo o Público, entre maio de 2012 …

Empresas de autocarro e comboio de acidente em França com versões contraditórias

A condutora do autocarro que, na quinta-feira, colidiu com um comboio, no sudoeste de França, diz que as cancelas da passagem de nível estavam levantadas quando atravessou a linha, mas a companhia ferroviária afirma o …

Santana Lopes "está a fazer as mesmas trapalhadas que fazia em 2004"

O antigo presidente da Câmara do Porto diz que, relativamente à questão dos debates na televisão, o rival à liderança do PSD só está a mostrar que continua "a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que …

Equipa de Trump acusa Mueller de ter obtido milhares de emails ilegalmente

O Procurador Especial que investiga a interferência russa nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 obteve de forma ilegal "dezenas de milhares de emails", segundo um advogado da equipa de transição de Donald Trump. Numa carta …

6 meses depois, ainda há quem pergunte pela "estrada da morte"

O chamado "turismo da desgraça" ainda persiste pela zona de Pedrógão Grande, mas com muito menos frequência do que nas primeiras semanas e meses após o incêndio de 17 de junho. Na estrada 236-1, seis meses …

Atentado contra igreja no Paquistão faz pelo menos 8 mortos e 30 feridos

Pelo menos oito pessoas morreram e 30 ficaram feridas, este domingo, durante um ataque suicida contra uma igreja no sudoeste do Paquistão a poucos dias do Natal, anunciou a polícia. O ataque foi perpetrado por dois …

Gravuras rupestres mostram que os cães ajudaram o Homem a sobreviver

Foram descobertas na Arábia Saudita gravuras rupestres que mostram que o Homem já caçava com cães há oito mil anos. Os cientistas continuam a tentar perceber quando e como é que começou a relação entre humanos …