Estudo diz que interesse pelas aulas de Ciências é contagioso

De acordo com um novo estudo publicado na revista Science Advances, numa aula de Ciências, o interesse pode ser contagioso, levando a um maior entusiasmo pelas carreiras científicas em geral.

Ou seja, quando os alunos veem os seus colegas muito interessados na aula, são mais propensos a desenvolver também um interesse nas carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Esta tendência “infeciosa” também pode ajudar a melhorar as suas notas.

O estudo foi conduzido pelos investigadores Zahra Hazari e Geoff Potvin, da Universidade Internacional da Flórida, nos EUA. Também estiveram envolvidos cientistas da Universidade Estadual de Oklahoma, da Faculdade Northwestern, da Universidade Purdue e da Universidade da Virgínia.

Os cientistas analisaram mais de dois mil alunos em 50 faculdades e universidades selecionadas aleatoriamente no país.

O grupo concluiu que a forma como um aluno percebe o nível de interesse dos seus colegas em ciência teve um efeito significativo nas suas próprias escolhas de carreira nessa área, mesmo depois de ter em consideração as diferenças no interesse prévio, nível de apoio familiar, desempenho académico, género e qualidade do ensino.

O efeito positivo foi consistente em todas as aulas de Biologia, Química e Física, e foi visto tanto no que diz respeito aos interesses de carreira dos estudantes como nas suas notas, na maioria dos casos.

Mesmo estudantes que tinham pouco interesse ou apoio prévio para seguir uma carreira na área da ciência mostraram um maior interesse em profissões científicas quando viram altos níveis de interesse nos seus colegas de turma.

Hazari e Potvin planeiam fazer novas pesquisas direcionadas para entender como os professores podem criar melhores ambientes na sala de aula, onde os alunos se sintam motivados e confiantes em abordar problemas ou experiências mais complexas.

“As pessoas facilmente apanham as emoções dos outros e vemos isso acontecer em ambientes de sala de aula de ciências. Isto realmente enfatiza a importância de ter ambientes envolventes para encaminhar os alunos à ciência e motivá-los para a aprendizagem”, disse Hazari.

PARTILHAR

RESPONDER

Rulotes vão ser proibidas de vender álcool em zonas do Porto, Lisboa e Albufeira

O Governo anunciou, esta sexta-feira, que está a articular com as câmaras de Lisboa e Albufeira a proibição de vendas alcoólicas por rulotes "nas zonas de diversão noturna identificadas como problemáticas pelas forças de segurança". A …

Condenada a mais oito. Ex-Presidente Park arrisca agora 32 anos de prisão

Esta sexta-feira, o Tribunal Distrital de Seul condenou a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye a mais oito anos de prisão. Park Geun-hye, ex-Presidente da Coreia do Sul, já tinha sido condenada a 24 anos de prisão por …

Viagem de deputados contra supressão de comboios cancelada (porque o comboio foi suprimido)

Uma comitiva de deputados e autarcas que pretendia viajar de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para exigir soluções para a Linha do Oeste, ficou apeada e foi obrigada a fazer o percurso …

12 feridos em ataque com arma branca em autocarro na Alemanha

12 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, no ataque perpetrado por um homem, armado com arma branca, no interior de um autocarro na cidade alemã de Lübeck, norte do país, segundo a televisão …

É um "emprego de sono". 1000 euros para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros ao fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, acima de tudo, uma …

Marinha Portuguesa vai receber 7 novos navios (para cumprir acordo com a NATO)

O primeiro-ministro anunciou, esta sexta-feira, a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM). António Costa falava nos estaleiros …

Por dia, são assassinadas pelo menos 3 crianças no México

Pelo menos três crianças são assassinadas todos os dias no México, país que fechou o ano passado com o número mais elevado de homicídios das últimas duas décadas, lamentaram esta quinta-feira as autoridades do país. “Temos …

Macron despede colaborador que agrediu manifestante

O Presidente francês viu-se obrigado a despedir o colaborador que tinha sido filmado a agredir um manifestaste no 1º de maio, alegando terem surgido "dados novos" sobre o caso. Segundo o Público, o colaborador de Emmanuel Macron que foi …

Há uma empresa neozelandesa em que se trabalha 4 dias por semana (e ganha-se o mesmo)

Os trabalhadores da Perpetual Guardian trabalham apenas quatro dias por semana e recebem o mesmo salário. A empresa neozelandesa decidiu fazer a experiência e os resultados não poderiam ser melhores. Mantendo o mesmo salário e sem …

Enorme sarcófago negro tinha 3 múmias (e nenhuma maldição)

O enorme sarcófago negro encontrado em Alexandria foi finalmente aberto e o mistério foi desvendado. Nem maldição nem restos mortais de Alexandre, o Grande. Na verdade, o túmulo tinha 3 múmias e água de esgoto. O …