Cientistas descobrem como sincronizar as suas ondas cerebrais com as de um bebé

(dr) University of Cambridge

Segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, quando um adulto faz contacto visual com um bebé, as ondas cerebrais sincronizam-se, o que favorece a comunicação e a aprendizagem.

Um artigo sobre a pesquisa, que também contou com a colaboração de cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, e da Universidade de East London, no Reino Unido, foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Quando um pai ou uma mãe e uma criança interagem, vários aspectos do comportamento podem sincronizar, incluindo o olhar, as emoções e os batimentos cardíacos. Neste estudo, os cientistas decidiram aprofundar-se numa sincronia menos estudada: a da atividade cerebral.

As ondas cerebrais refletem a atividade em grupo de milhões de neurónios, e estão envolvidas na transferência de informações entre regiões do cérebro. Estudos anteriores já mostraram que, quando dois adultos estão a conversar, a comunicação é mais bem-sucedida se as ondas cerebrais estão em sincronia.

Os investigadores realizaram um teste baseado nessa premissa para explorar se os bebés podem sincronizar as ondas cerebrais com os adultos também, e se o contacto visual pode influenciar isso.

Primeiro experimento

A equipa examinou os padrões de ondas cerebrais de 36 crianças (17 numa primeira experiência, e 19 na segunda) usando eletroencefalografia, e compararam essa atividade cerebral com a de um adulto a cantar canções infantis.

Na primeira experiência, a criança observou um vídeo de um adulto a cantar. O adulto – cujos padrões de ondas cerebrais já tinham sido gravados – estava a olhar diretamente para a criança, ou a evitar o seu olhar enquanto cantava, ou com a cabeça virada, mas a fazer contacto visual com a criança.

Conforme previsto, os cientistas descobriram que as ondas cerebrais dos bebés estavam mais sincronizadas com as dos adultos quando o olhar do adulto se encontrava com o do bebé. Curiosamente, o maior efeito de sincronização ocorreu quando a cabeça dos adultos estava virada, mas ainda faziam contato visual.

Os investigadores acreditam que isso se deve ao facto de que o contacto visual parece altamente deliberado e, portanto, fornece um sinal mais forte para a criança de que o adulto pretende comunicar com ela.

Segunda experiência

Na segunda experiência, um adulto real cantou para o bebé, enquanto olhava diretamente para a criança ou enquanto evitava o seu olhar. Desta vez, as ondas cerebrais foram monitorizadas ao vivo para ver se os padrões estavam a ser influenciados pelos do bebé ou o contrário.

Como resultado, tanto os bebés como os adultos ficaram mais sincronizados com a atividade cerebral um do outro quando o contacto mútuo dos olhos foi estabelecido.

Isso ocorreu mesmo que os adultos tivessem a oportunidade de ver os bebés o tempo todo, ainda que não fizessem contacto ocular direto, e os bebés mostraram-se interessados em olhar para o adulto mesmo quando estes evitavam o seu olhar.

De acordo com os cientistas, isso demonstra que a sincronização de ondas cerebrais não é apenas devido ao contacto visual, mas sim a intenção partilhada de comunicar.

Comunicação

Para medir a intenção dos bebés de comunicar, a equipa observou a quantidade de vocalizações (sons) que faziam aos adultos.

Conforme previsto, os bebés fizeram um maior esforço para comunicar, emitindo mais vocalizações, quando o adulto fez contacto ocular direto. Os bebés também faziam vocalizações mais longas se apresentavam maior sincronia cerebral com o adulto.

“Quando o adulto e a criança se olham, eles estão a sinalizar a sua disponibilidade e intenção de comunicar”, sugere a principal autora do estudo, Victoria Leong.

“Achamos que ambos os cérebros adultos e infantis respondem a um sinal de olhar ao ficar mais em sincronia com o parceiro. Esse mecanismo poderia preparar pais e bebés para comunicar, o que também tornaria a aprendizagem mais efetiva”, conclui a cientista.

PARTILHAR

RESPONDER

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …