Cientistas descobrem como sincronizar as suas ondas cerebrais com as de um bebé

(dr) University of Cambridge

Segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, quando um adulto faz contacto visual com um bebé, as ondas cerebrais sincronizam-se, o que favorece a comunicação e a aprendizagem.

Um artigo sobre a pesquisa, que também contou com a colaboração de cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, e da Universidade de East London, no Reino Unido, foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Quando um pai ou uma mãe e uma criança interagem, vários aspectos do comportamento podem sincronizar, incluindo o olhar, as emoções e os batimentos cardíacos. Neste estudo, os cientistas decidiram aprofundar-se numa sincronia menos estudada: a da atividade cerebral.

As ondas cerebrais refletem a atividade em grupo de milhões de neurónios, e estão envolvidas na transferência de informações entre regiões do cérebro. Estudos anteriores já mostraram que, quando dois adultos estão a conversar, a comunicação é mais bem-sucedida se as ondas cerebrais estão em sincronia.

Os investigadores realizaram um teste baseado nessa premissa para explorar se os bebés podem sincronizar as ondas cerebrais com os adultos também, e se o contacto visual pode influenciar isso.

Primeiro experimento

A equipa examinou os padrões de ondas cerebrais de 36 crianças (17 numa primeira experiência, e 19 na segunda) usando eletroencefalografia, e compararam essa atividade cerebral com a de um adulto a cantar canções infantis.

Na primeira experiência, a criança observou um vídeo de um adulto a cantar. O adulto – cujos padrões de ondas cerebrais já tinham sido gravados – estava a olhar diretamente para a criança, ou a evitar o seu olhar enquanto cantava, ou com a cabeça virada, mas a fazer contacto visual com a criança.

Conforme previsto, os cientistas descobriram que as ondas cerebrais dos bebés estavam mais sincronizadas com as dos adultos quando o olhar do adulto se encontrava com o do bebé. Curiosamente, o maior efeito de sincronização ocorreu quando a cabeça dos adultos estava virada, mas ainda faziam contato visual.

Os investigadores acreditam que isso se deve ao facto de que o contacto visual parece altamente deliberado e, portanto, fornece um sinal mais forte para a criança de que o adulto pretende comunicar com ela.

Segunda experiência

Na segunda experiência, um adulto real cantou para o bebé, enquanto olhava diretamente para a criança ou enquanto evitava o seu olhar. Desta vez, as ondas cerebrais foram monitorizadas ao vivo para ver se os padrões estavam a ser influenciados pelos do bebé ou o contrário.

Como resultado, tanto os bebés como os adultos ficaram mais sincronizados com a atividade cerebral um do outro quando o contacto mútuo dos olhos foi estabelecido.

Isso ocorreu mesmo que os adultos tivessem a oportunidade de ver os bebés o tempo todo, ainda que não fizessem contacto ocular direto, e os bebés mostraram-se interessados em olhar para o adulto mesmo quando estes evitavam o seu olhar.

De acordo com os cientistas, isso demonstra que a sincronização de ondas cerebrais não é apenas devido ao contacto visual, mas sim a intenção partilhada de comunicar.

Comunicação

Para medir a intenção dos bebés de comunicar, a equipa observou a quantidade de vocalizações (sons) que faziam aos adultos.

Conforme previsto, os bebés fizeram um maior esforço para comunicar, emitindo mais vocalizações, quando o adulto fez contacto ocular direto. Os bebés também faziam vocalizações mais longas se apresentavam maior sincronia cerebral com o adulto.

“Quando o adulto e a criança se olham, eles estão a sinalizar a sua disponibilidade e intenção de comunicar”, sugere a principal autora do estudo, Victoria Leong.

“Achamos que ambos os cérebros adultos e infantis respondem a um sinal de olhar ao ficar mais em sincronia com o parceiro. Esse mecanismo poderia preparar pais e bebés para comunicar, o que também tornaria a aprendizagem mais efetiva”, conclui a cientista.

PARTILHAR

RESPONDER

Mário Ferreira torna-se o segundo maior acionista da Cofina

O empresário português vai investir 20 milhões de euros no aumento de capital da Cofina, o suficiente para tornar-se o segundo maior acionista da empresa. De acordo com o semanário Expresso, o empresário Mário Ferreira deverá …

Índia dá às mulheres direitos iguais aos dos homens em cargos militares

O Supremo Tribunal indiano decidiu que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens para assumir funções de liderança no exército da Índia e criticou os argumentos do Governo que considera perpetuarem "estereótipos de …

Identificado 12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), citado pelo jornal …

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …