Estudo comprova: antidepressivos são mais eficazes que o placebo

PhotoXpress

Um estudo recente, liderado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, concluiu que os antidepressivos fazem efeito e que são efetivamente mais ativos do que o placebo na cura dos sintomas de depressão aguda nos adultos.

Um novo estudo, publicado esta quarta-feira na The Lancet, revela fortes evidências de que os antidepressivos são eficazes no tratamento da depressão aguda nos adultos.

Os antidepressivos são utilizados em todo o mundo no tratamento da depressão aguda, uma doença que é ainda um dos grandes desafios na área da saúde a nível global. No entanto, estes medicamentos têm sido alvo de debate entre a comunidade científica.

O estudo teve em conta 522 ensaios clínicos duplamente cegos, isto é, nem o paciente nem o médico sabiam que estavam a ser alvo de um estudo, pelo que nenhum sabia se estava a tomar um antidepressivo ou um placebo.

A equipa de investigadores testou 21 antidepressivos distintos e a recolha de dados abrangeu 116 477 homens e mulheres que sofreram de depressão e que foram alvo de tratamento clínico durante, pelo menos, dois meses.

Os resultados, avança o Observador, revelam fortes evidências de que os antidepressivos funcionam mesmo. Embora alguns sejam mais eficazes do que outros, a verdade é que todos, em comparação com o placebo, apresentaram melhores resultados no que diz respeito à diminuição dos sintomas da doença.

Cerca de 60% dos participantes do estudo apresentaram uma diminuição dos sintomas em cerca de 50% como, por exemplo, a melhoria de humor ou a maior facilidade em ter um bom descanso durante o sono.

Em declarações ao The Guardian, Andrea Cipriani, que conduziu o estudo, garantiu que “cerca de 80% das pessoas deixaram de tomar os antidepressivos dentro de um mês”.

Um dos antidepressivos mais conhecidos a nível mundial – o Prozac – foi um dos que apresentou menos resultados, apesar de ser o mais tolerado entre os pacientes. Já a Amitriptilina foi um dos medicamentos mais eficaz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tancos. Azeredo Lopes teve "exercício perverso" de funções públicas, diz Ministério Público

O Ministério Público (MP) já terá terminado a acusação do caso de Tancos, na qual sustenta que o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes soube de toda a encenação, tendo ainda tentado tirar louros políticos …

Salário de 273 mil euros brutos anuais para Varandas revolta accionistas do Sporting

Um grupo de acionistas do Sporting fez chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Sporting SAD, Bernardo Ayala, um pedido em que exige a retirada da proposta de aumento salarial para o …

Eleições na Madeira. A noite em que quem perdeu ganhou e quem ganhou perdeu

Depois de 43 anos de poder absoluto, o PSD perdeu este domingo pela primeira vez a maioria do parlamento da Madeira. O PS, que atingiu um valor histórico na região, também reclamou louros de vitória. …

Jesus "nunca treinou um grande clube da Europa" e "nunca conquistou nada"

O treinador do Grémio, Renato Gaúcho, voltou a criticar Jorge Jesus, dizendo que o técnico português, aos 65 anos, nunca treinou um grande clube na Europa. "O Jorge Jesus ganhou 2/3 títulos portugueses. Saiu de Portugal …

Governo promove 5.000 militares antes das eleições

Quase 5.000 militares dos três ramos das Forças Armadas, Exército, Marinha e Força Aérea vão ser promovidos este ano. De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério da Defesa enviou a lista dos 4.945 nomes …

Mourinho confessa que mereceu ser despedido do Manchester United

Depois de ter sido despedido do Manchester United, em dezembro, Mourinho continua sem clube. Contudo, admite que mereceu ser despedido após uma série de maus resultados. Atualmente comentador desportivo na Sky Sports, José Mourinho foi questionado …

PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva. A duas …

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …