Estudo calculou em que idade nos sentimos mais otimistas

Patrick / Flickr

Um estudo concluiu que o otimismo aumenta constantemente com o passar da idade. Segundo Ted Schwaba, um dos cientistas envolvidos na nova investigação, esta perceção está relacionada com a vivência de eventos positivos no decorrer da vida adulta.

Em entrevista este domingo publicada no PsyPost, Schwaba, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, frisa que se acredita que as pessoas se tornam menos otimistas com a idade e que a “sua maturidade as leva a calibrarem-se melhor os altos e baixos da vida”.

Contudo, a nova investigação chegou a conclusões um pouco diferentes daquelas que são comummente. De acordo com a publicação, cujos resultados foram no fim de março divulgados na revista Social Psychological and Personality Science, eventos negativos não implicam necessariamente a uma atitude mais pessimista.

Por outro lado, sustenta, os eventos positivos influenciam as perspetivas da sociedade.

Durante sete anos, os especialistas avaliaram 1.169 pais e mães de origem mexicana e norte-americana, com idades compreendidas entre 26 e 71 anos. A análise determinou uma curva de crescimento latente no otimismo das pessoas que aumenta no início da idade adulta, aproximadamente aos 30 anos, estabilizando depois por volta dos 55 anos.

Os participantes que se mostravam mais otimistas relataram ter tido eventos positivos significativos nas suas vidas, como, por exemplo, a formação no ensino superior, aumentos salariais ou testemunhar conquistas dos seus filhos.

Os autores sugerem ainda que os aspetos culturais podem também ser um fator diferenciador no desenvolvimento do otimismo. No caso das pessoas nascidas nos Estados Unidos, que representam 14% da amostra em estudo, o otimismo diminuiu entre os 26 e os 40 anos, aumentando depois entre os 40 e os 71 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …

Cessar-fogo quebrado. Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. …

"Síndrome de Maria Antonieta". Condição que torna (repentinamente) o cabelo branco pode ter explicação

Os últimos meses da vida de Maria Antonieta foram extremamente desgastantes, sendo que a onda de acontecimentos negros culminou com a sua morte. Os livros de história contam que este cenário fez com que a …

Von der Leyen vem a Lisboa dar "luz verde" ao PRR. Plano é “ambicioso e robusto” (e pode avançar já na próxima semana)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai estar hoje em Lisboa para anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal. Von der Leyen vai “entregar pessoalmente ao primeiro-ministro, …