A pesquisa aponta ainda que a Hyundai e a BYD são as marcas de elétricos cujas baterias têm melhor desempenho, batendo a líder do mercado Tesla.
Um novo estudo realizado pela empresa australiana de leilões de automóveis Pickles Automotive Solutions revelou que as baterias de veículos eléctricos (VE) mantêm uma boa saúde mesmo após uma utilização extensiva.
O estudo analisou mais de 250 VEs usados e concluiu que as baterias mantiveram uma média de 90% da sua capacidade original, mesmo depois de percorrerem mais de 120 000 km – uma distância quase 10 vezes superior à média anual dos automóveis na Austrália, explica o Interesting Engineering.
Os resultados foram ainda mais promissores para os veículos com menor quilometragem. Os carros que percorreram entre 40.000 km) e 80 000 km mantiveram 94,6% da saúde da bateria, enquanto os que percorreram menos de 20 000 km apresentaram uma retenção de 98,2%.
“As baterias não se estão a degradar tão rapidamente como os consumidores pensavam inicialmente”, afirmou Brendon Green, Diretor Geral da Pickles Automotive Solutions. As suas observações destacam a crescente fiabilidade da tecnologia EV, dissipando os receios de que a substituição das baterias fosse necessária demasiado cedo.
Uma das revelações mais intrigantes do estudo foi a diferença de desempenho entre os vários fabricantes de veículos eléctricos. A Hyundai e a BYD emergiram como os fabricantes com melhor desempenho, ultrapassando mesmo o líder da indústria Tesla na retenção da bateria.
Os VEs da Hyundai apresentaram uma notável retenção de bateria de 99,31%, apesar de terem, em média, 39 meses de idade e terem percorrido 29 237 km. A BYD seguiu-se de perto com uma taxa de retenção de 98,62% para carros com uma média de 17 meses de idade e cerca de 15 619 km de viagem.
A Tesla, que há muito é considerada uma referência para a tecnologia de veículos eléctricos, demonstrou uma retenção de bateria comparativamente mais baixa, com 93,3%. Os veículos Tesla analisados tinham sido conduzidos numa média de 42 263 km e tinham aproximadamente 27 meses de idade.
Os resultados reforçam a confiança no mercado de revenda de VEs, ao mesmo tempo que ajudam a tranquilizar os potenciais compradores de novos veículos eléctricos que tenham receios sobre a durabilidade das baterias.