Estudar as emoções pode ajudar a procurar emprego

dawolf- / Flickr

-

Investigadores da UPV, Universidade Politécnica de Valencia, estão a desenvolver modelos computacionais das emoções dos seres humanos, que podem ser de grande utilidade para a procura de emprego.

Estes modelos vão permitir antecipar muitos problemas, nomeadamente saber para onde se dirige o mercado laboral, tendo em conta como reagem os empregadores e os candidatos a emprego perante as mudanças na regulação sobre a oferta ou procura de emprego ou qualquer outro factor que intervenha no mercado laboral.

O responsável do projecto, Vicente Botti, explicou à EFE que “quando se trata de procurar trabalho, tenta-se ter a mente fria e evitar qualquer tipo de influência que não esteja relacionada com o âmbito profissional. Mas os estudos demonstram que “as emoções estão sempre presentes”.

“Com tecnologia informática e inteligência artificial procuramos simular comportamentos induzidos pelas emoções, para conseguir modelizá-los e prever as reacções da sociedade e dos seus membros em diferentes situações, desde catástrofes até tendências no mercado de valores”, acrescenta Botti.

DR dicyt.com

Vicente Botti, especialista em inteligência artivicial, investigador da Universidade de Valência

Vicente Botti, especialista em inteligência artivicial, investigador da Universidade de Valência

Os investigadores da UPV contam com a colaboração de psicólogos e neuro-cientistas, que decifram os perfis emotivos que intervêm em diferentes situações.

Uma vez identificados os perfis, os especialistas em inteligência artificial desenvolvem novas metáforas computacionais capazes de modelar comportamentos humanos nos quais intervêm as emoções, para além da lógica de resolução de problemas no seu domínio específico.

Assim, é possível desenvolver modelos computacionais de problemas complexos em sociedades virtuais, onde as decisões dos seus membros estão influenciadas pelas suas emoções.

O objectivo do projecto é conseguir desenvolver modelos computacionais de agentes e sociedades virtuais que representem humanos, aplicáveis em problemas diversos nos quais as emoções incidam directamente no comportamento.

Os resultados serão também importantes para a indústria dos videojogos.

Esta indústria poderá tirar partido deste conhecimento, por exemplo, para modelar o comportamento emocional dos NPC nos jogos, ou seja, dos personagens controlados pelo computador.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mapa de férias pode ser decidido até 10 dias após o fim do estado de emergência

As empresas e os trabalhadores poderão decidir o mapa de férias deste ano até 10 dias após o fim do estado de emergência, que termina a 17 de abril, sem prejuízo de haver renovação. Esta quinta-feira, …

9886 casos confirmados e 246 vítimas mortais em Portugal

O boletim epidemiológico da DGS desta sexta-feira revela que há mais 852 infetados pelo coronavírus em Portugal. face ao dia anterior. O número de vítimas mortais é agora de 246. Segundo o Relatório da Direção Geral …

Donos da ANA adiam investimentos e deixam Montijo em risco

O grupo Vinci Airports, que controla a gestora aeroportuária nacional, vai adiar investimentos e o novo aeroporto do Montijo poderá ser uma das baixas. Como seria de esperar, a pandemia de covid-19 está a ter um …

Bancos com mil milhões de euros em pedidos de moratórias em média numa semana

Uma semana depois de a legislação da moratória pública ter entrado em vigor, os bancos nacionais já têm uma estimativa do número de pedidos de particulares e de empresas. De acordo com o Jornal Económico, os …

Idosos em lares infetados vão mudar-se (e podem ir para outros concelhos)

Na sequência do aumento de números de casos confirmados de covid- 19 nos lares, o Governo pretende “encontrar equipamentos alternativos” para alojar idosos, em isolamento profilático e que não precisem de tratamento hospitalar, dentro ou …

Apesar da pandemia, juiz Carlos Alexandre marca sessões do caso Tancos para abril

O juiz Carlos Alexandre marcou o interrogatório do principal arguido do processo relativo ao furto das armas de Tancos, João Paulino, para dia 21 de abril. De acordo com um despacho datado de 1 abril, citado …

Conceição pode estar de saída. FC Porto oferece 5 milhões por ano a Jesus

O treinador portista, Sérgio Conceição, pode estar de saída para a Alemanha. Como alternativa, o FC Porto está disposto a pagar 5 milhões de euros por ano a Jorge Jesus. Sérgio Conceição pode estar de saída …

Estado paga subsídio de refeição em teletrabalho. No privado, os patrões estão confusos

Mesmo à distância, os funcionários públicos mantêm o direito ao subsídio de refeição. No privado, a confusão mantém-se e os patrões estão divididos. De acordo com o secretário-geral da UGT, alguns patrões do privado estão a …

UEFA não quer campeonatos a seguir o exemplo belga

A UEFA reprovou a decisão da Liga de futebol da Bélgica que, esta quinta-feira, recomendou que se dê por terminada a época e se atribua o título ao Club Brugge.  Numa carta conjunta com a Associação de Clubes …

Boris Johnson em cheque. Desta vez, por causa da quantidade ínfima de testes

A pandemia de covid-19 está a ser um calvário político para Boris Johnson. O primeiro-ministro britânico tem sido alvo de várias críticas, sendo que a última tem a ver com a quantidade ínfima de testes …