Estudantes do ISCTE incentivados a bater num boneco negro. Organização diz que era branco

Os estudantes e docentes do ISCTE, em Lisboa, foram, esta terça-feira, desafiados a bater numa figura humana negra, com um bastão. No boneco lê-se “hit me now”, que significa “bate-me agora”.

Tratava-se de um boneco negro, colocado nos corredores do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa pela empresa Smash It Room, com um pequeno cartaz preso no pescoço. Junto à figura estava um bastão.

De acordo com o Jornal de Notícias, a figura já se encontrava no local há dois dias, inserido no Marketing Journeys, organizado pelo NAMI – Núcleo de Alunos de Marketing do ISCTE-IUL. A reitoria liderada por Maria de Lurdes Rodrigues recusou tecer qualquer comentário sobre o assunto.

Marta Inácio, porta-voz da organização, garantiu que “o boneco em causa não é negro, ficou escuro pelos choques“. A estudante, que criticou a polémica gerada, assegurou que a figura é “propriedade da empresa Smash It, que se está a lançar e conta com produtos como este, que ajudam a descomprimir”.

“O Marketing Journeys já está na sua oitava edição e não gostaríamos que fossemos alvos de uma notícia que tivesse como destaque um boneco anti-stress”, referiu a responsável, que recusou responder porque motivo a organização não impediu a colocação de um exercício de descompressão que consiste em usar um bastão contra um boneco negro.

As proporções do caso aumentaramquando o episódio foi denunciado nas redes sociais pelo professor do ISCTE – e antigo deputado – Miguel Vale de Almeida, que teceu críticas à iniciativa. Vale de Almeida classificou o cenário de”pura e simplesmente inaceitável”.

Isto é pura e simplesmente inaceitável. Tanto os organizadores do evento ("Marketing Journeys", organizado pelos…

Publicado por Miguel Vale de Almeida em Terça-feira, 9 de abril de 2019

Para o antropólogo, investigador e ex-deputado, “tanto os organizadores dum evento na área do marketing, quanto a empresa que fornece objetos para alívio do stress demonstram uma escolha ou ignorância inadmissíveis“. Vale de Almeida considerou uma “vergonha” o ocorrido, até tendo em conta que “ainda ontem o evento Academia, que recebe alunos do 12º ano, consistiu na apresentação pelos vários departamentos de ciências sociais, da forma como as diferentes disciplinas ajudam ao combate ao racismo”.

O ISCTE assegurou, de acordo com o JN, que não se revê numa animação na instituição, que passou por bater num boneco com um bastão, e que essa figura era branca mas que ficou negra com as bastonadas.

O diretor da licenciatura de Gestão de Marketing do ISCTE – IUL, José Pedro Dionísio, garantiu que a instituição não se revê “em situações de violência contra pessoas” e reconhece que a animação “levantou algumas suscetibilidades”. Durante a tarde de terça-feira, o boneco foi retirado do corredor onde se encontrava.

A empresa Smash it Room é especialista em “espaços de descompressão de stress, que promovem team building“, ações para pessoas que “têm stress acumulado para irem lá a esses espaços partir coisas”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Portanto bater num BONECO branco está tudo muito bem, mas bater num BONECO preto já cai o Carmo e a Trindade. Oh! por favor!!! Anda todo o mundo louco com o politicamente correcto 🙁

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …