Estudantes do ISCTE incentivados a bater num boneco negro. Organização diz que era branco

Os estudantes e docentes do ISCTE, em Lisboa, foram, esta terça-feira, desafiados a bater numa figura humana negra, com um bastão. No boneco lê-se “hit me now”, que significa “bate-me agora”.

Tratava-se de um boneco negro, colocado nos corredores do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa pela empresa Smash It Room, com um pequeno cartaz preso no pescoço. Junto à figura estava um bastão.

De acordo com o Jornal de Notícias, a figura já se encontrava no local há dois dias, inserido no Marketing Journeys, organizado pelo NAMI – Núcleo de Alunos de Marketing do ISCTE-IUL. A reitoria liderada por Maria de Lurdes Rodrigues recusou tecer qualquer comentário sobre o assunto.

Marta Inácio, porta-voz da organização, garantiu que “o boneco em causa não é negro, ficou escuro pelos choques“. A estudante, que criticou a polémica gerada, assegurou que a figura é “propriedade da empresa Smash It, que se está a lançar e conta com produtos como este, que ajudam a descomprimir”.

“O Marketing Journeys já está na sua oitava edição e não gostaríamos que fossemos alvos de uma notícia que tivesse como destaque um boneco anti-stress”, referiu a responsável, que recusou responder porque motivo a organização não impediu a colocação de um exercício de descompressão que consiste em usar um bastão contra um boneco negro.

As proporções do caso aumentaramquando o episódio foi denunciado nas redes sociais pelo professor do ISCTE – e antigo deputado – Miguel Vale de Almeida, que teceu críticas à iniciativa. Vale de Almeida classificou o cenário de”pura e simplesmente inaceitável”.

Isto é pura e simplesmente inaceitável. Tanto os organizadores do evento ("Marketing Journeys", organizado pelos…

Publicado por Miguel Vale de Almeida em Terça-feira, 9 de abril de 2019

Para o antropólogo, investigador e ex-deputado, “tanto os organizadores dum evento na área do marketing, quanto a empresa que fornece objetos para alívio do stress demonstram uma escolha ou ignorância inadmissíveis“. Vale de Almeida considerou uma “vergonha” o ocorrido, até tendo em conta que “ainda ontem o evento Academia, que recebe alunos do 12º ano, consistiu na apresentação pelos vários departamentos de ciências sociais, da forma como as diferentes disciplinas ajudam ao combate ao racismo”.

O ISCTE assegurou, de acordo com o JN, que não se revê numa animação na instituição, que passou por bater num boneco com um bastão, e que essa figura era branca mas que ficou negra com as bastonadas.

O diretor da licenciatura de Gestão de Marketing do ISCTE – IUL, José Pedro Dionísio, garantiu que a instituição não se revê “em situações de violência contra pessoas” e reconhece que a animação “levantou algumas suscetibilidades”. Durante a tarde de terça-feira, o boneco foi retirado do corredor onde se encontrava.

A empresa Smash it Room é especialista em “espaços de descompressão de stress, que promovem team building“, ações para pessoas que “têm stress acumulado para irem lá a esses espaços partir coisas”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Portanto bater num BONECO branco está tudo muito bem, mas bater num BONECO preto já cai o Carmo e a Trindade. Oh! por favor!!! Anda todo o mundo louco com o politicamente correcto 🙁

RESPONDER

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …

The Crown baseia-se em "muita conjetura e muita invenção", diz irmão da princesa Diana

Desde a estreia da quarta temporada, The Crown tem dado muito que falar na família real britânica. Além das acusações feitas por amigos do príncipe Carlos, que consideram que a Netflix está a explorar a …

Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos. De acordo com a agência Europa Press, a equipa …

Cristiano Ronaldo candidato a melhor da época e do século nos Globe Soccer Awards

O internacional português está entre os nomeados para melhor jogador do ano da Globe Soccer Awards e integra ainda, com Luís Figo, a lista dos candidatos a futebolista do século XXI. Cristiano Ronaldo integra a lista …