Estudantes encontraram a solução para as notícias falsas do Facebook

O Facebook tem sido acusado de permitir a divulgação de notícias falsas acerca das eleições presidenciais nos EUA. Para resolver este problema, um grupo de estudantes criou uma extensão para o Google Chrome que classifica as notícias como verdadeiras ou falsas.

A rede social tem sofrido várias críticas e tem sido acusada de propagar várias notícias falsas, indistinguíveis de notícias verídicas, o que pode ter ditado o resultado das eleições norte-americanas.

O algoritmo do Facebook foi projetado para determinar o que os utilizadores individuais querem ver, independentemente de as informações partilhadas serem ou não verdadeiras.

Durante a campanha eleitoral nos EUA, várias histórias falsas que acusavam Hillary de assassinato ou que “revelavam que o presidente Barack Obama é muçulmano” apareceram nas páginas de pessoas com tendência de apoio a Trump.

Também ocorreu o contrário. Uma falsa declaração supostamente feita por Trump, em 1998, em que dizia que seria simples ser candidato pelo Partido Republicano “porque os seus eleitores são burros”, continua a circular graças à partilha de americanos que não gostam de Trump.

As redes sociais foram uma forma poderosa de levar as mensagens de Donald Trump diretamente ao eleitorado e podem até ter ajudado a trazer eleitores indecisos para o lado do bilionário.

Assim, um grupo de estudantes da Universidade de Massachusetts, nos EUA, elaborou um projeto tecnológico em apenas 36 horas que visa resolver este problema, classificando as notícias do Facebook como verificadas ou não verificadas.

(dr) Anant Goel

Os criadores do "FiB": Anant Goel, Nabanita De, Qinglin Chen e Mark Craft

Os criadores do “FiB”: Anant Goel, Nabanita De, Qinglin Chen e Mark Craft

Os estudantes elaboraram uma extensão para o Google Chrome, que autentica as notícias partilhadas através do cruzamento do conteúdo com outras notícias e tendo em conta outros fatores como a credibilidade da própria fonte.

“O algoritmo classifica todas as publicações – fotografias, imagens de conteúdo para adultos, links falsos de notícias – como verificados ou não verificados usando inteligência artificial” afirmou a aluna Nabanita De ao Business Insider.

Como o projeto “FiB” foi desenvolvido em poucas horas, os estudantes disponibilizaram o conteúdo como “open-source” (código aberto), e estão a pedir aos utilizadores mais experientes que ajudem a melhorá-lo.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …