Estudantes encontraram a solução para as notícias falsas do Facebook

O Facebook tem sido acusado de permitir a divulgação de notícias falsas acerca das eleições presidenciais nos EUA. Para resolver este problema, um grupo de estudantes criou uma extensão para o Google Chrome que classifica as notícias como verdadeiras ou falsas.

A rede social tem sofrido várias críticas e tem sido acusada de propagar várias notícias falsas, indistinguíveis de notícias verídicas, o que pode ter ditado o resultado das eleições norte-americanas.

O algoritmo do Facebook foi projetado para determinar o que os utilizadores individuais querem ver, independentemente de as informações partilhadas serem ou não verdadeiras.

Durante a campanha eleitoral nos EUA, várias histórias falsas que acusavam Hillary de assassinato ou que “revelavam que o presidente Barack Obama é muçulmano” apareceram nas páginas de pessoas com tendência de apoio a Trump.

Também ocorreu o contrário. Uma falsa declaração supostamente feita por Trump, em 1998, em que dizia que seria simples ser candidato pelo Partido Republicano “porque os seus eleitores são burros”, continua a circular graças à partilha de americanos que não gostam de Trump.

As redes sociais foram uma forma poderosa de levar as mensagens de Donald Trump diretamente ao eleitorado e podem até ter ajudado a trazer eleitores indecisos para o lado do bilionário.

Assim, um grupo de estudantes da Universidade de Massachusetts, nos EUA, elaborou um projeto tecnológico em apenas 36 horas que visa resolver este problema, classificando as notícias do Facebook como verificadas ou não verificadas.

(dr) Anant Goel

Os criadores do "FiB": Anant Goel, Nabanita De, Qinglin Chen e Mark Craft

Os criadores do “FiB”: Anant Goel, Nabanita De, Qinglin Chen e Mark Craft

Os estudantes elaboraram uma extensão para o Google Chrome, que autentica as notícias partilhadas através do cruzamento do conteúdo com outras notícias e tendo em conta outros fatores como a credibilidade da própria fonte.

“O algoritmo classifica todas as publicações – fotografias, imagens de conteúdo para adultos, links falsos de notícias – como verificados ou não verificados usando inteligência artificial” afirmou a aluna Nabanita De ao Business Insider.

Como o projeto “FiB” foi desenvolvido em poucas horas, os estudantes disponibilizaram o conteúdo como “open-source” (código aberto), e estão a pedir aos utilizadores mais experientes que ajudem a melhorá-lo.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …

Há infetados que escondem a doença com medo de perder o salário

O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus …