Estudantes encontraram a solução para as notícias falsas do Facebook

O Facebook tem sido acusado de permitir a divulgação de notícias falsas acerca das eleições presidenciais nos EUA. Para resolver este problema, um grupo de estudantes criou uma extensão para o Google Chrome que classifica as notícias como verdadeiras ou falsas.

A rede social tem sofrido várias críticas e tem sido acusada de propagar várias notícias falsas, indistinguíveis de notícias verídicas, o que pode ter ditado o resultado das eleições norte-americanas.

O algoritmo do Facebook foi projetado para determinar o que os utilizadores individuais querem ver, independentemente de as informações partilhadas serem ou não verdadeiras.

Durante a campanha eleitoral nos EUA, várias histórias falsas que acusavam Hillary de assassinato ou que “revelavam que o presidente Barack Obama é muçulmano” apareceram nas páginas de pessoas com tendência de apoio a Trump.

Também ocorreu o contrário. Uma falsa declaração supostamente feita por Trump, em 1998, em que dizia que seria simples ser candidato pelo Partido Republicano “porque os seus eleitores são burros”, continua a circular graças à partilha de americanos que não gostam de Trump.

As redes sociais foram uma forma poderosa de levar as mensagens de Donald Trump diretamente ao eleitorado e podem até ter ajudado a trazer eleitores indecisos para o lado do bilionário.

Assim, um grupo de estudantes da Universidade de Massachusetts, nos EUA, elaborou um projeto tecnológico em apenas 36 horas que visa resolver este problema, classificando as notícias do Facebook como verificadas ou não verificadas.

(dr) Anant Goel

Os criadores do "FiB": Anant Goel, Nabanita De, Qinglin Chen e Mark Craft

Os criadores do “FiB”: Anant Goel, Nabanita De, Qinglin Chen e Mark Craft

Os estudantes elaboraram uma extensão para o Google Chrome, que autentica as notícias partilhadas através do cruzamento do conteúdo com outras notícias e tendo em conta outros fatores como a credibilidade da própria fonte.

“O algoritmo classifica todas as publicações – fotografias, imagens de conteúdo para adultos, links falsos de notícias – como verificados ou não verificados usando inteligência artificial” afirmou a aluna Nabanita De ao Business Insider.

Como o projeto “FiB” foi desenvolvido em poucas horas, os estudantes disponibilizaram o conteúdo como “open-source” (código aberto), e estão a pedir aos utilizadores mais experientes que ajudem a melhorá-lo.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …