Estudantes de Aveiro revoltados com obrigatoriedade de pagar 1,5 euros por “kit de praxe”

Bobo Boom / Flickr

-

Os estudantes do primeiro ano da Universidade de Aveiro (AAUAv) foram convocados para uma atividade de praxe, esta quarta-feira, na qual eram obrigados a adquirir um kit de 1,5 euros.

A notícia é divulgada pelo Público, que adianta que o dinheiro seria usado para financiar um encontro nacional de comissões de praxe, no fim-de-semana, em Aveiro.

O presidente da AAUAv, Xavier Vieira, disse ao Público que os praxantes já tinham pedido um financiamento à própria universidade, mas que foi recusado.

A denúncia foi feita através de emails e telefonemas de estudantes indignados e levou a Associação Académica da Universidade de Aveiro a reagir.

”Como é que podem obrigar os estudantes a dar 1,5 euros a uma comissão que nem sequer existe fiscalmente?”, questiona o presidente da AAUAv.

“Apesar de tudo isto, face aos acontecimentos que hoje se tornaram públicos e depois de confirmada a sua veracidade, a Direção da AAUAv não pode permanecer em silêncio e assume as suas responsabilidades na defesa dos estudantes da Universidade de Aveiro, afirmando de forma muito clara que é permanentemente contra a cobrança obrigatória de dinheiros em atos de praxe”, lê-se num comunicado divulgado esta quinta-feira.

Já o reitor da UA, Manuel Assunção, faz questão de lembrar que, na instituição que dirige, está garantido o princípio da tolerância e da liberdade de escolha.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois, como é que se permite actividades de praxe em instituições de ensino?
    A praxe devia ser totalmente proibida e a verificar-se devia ser penalizada, exemplarmente.
    Que as instituições queiram integrar, receber novos alunos, concordo, mas nada disto tem alguma coisa a ver com praxe. Praxe é uma aberração da humanidade, a um nível mais ou menos explícito, mas sempre uma aberração.
    Os praxistas são uns palermas, palermas porque gostam de se sujeitar àquilo a que nunca se deviam sujeitar, e uns palermas ainda maiores porque depois querem sujeitar outros ao mesmo, como se isso os fizesse “maiores” de alguma forma.
    No que me toca, prefiro tratar os outros como gosto que me tratem a mim. Para quem não entendeu: com respeito.

    • Exacto, porque além de juntar tudo e todos no mesmo saco, sem entender sequer a estória; o simbolismo e o objectivo das mesmas, ainda chama palermas! É de um respeito… ó ó… mete respeito nisso!!!

  2. eles dizem que as praxes servem para integrar os alunos no seu novo meio ensino (universidade).
    como podem ele dizer isso se o que fazem é tudo ao ar livre?
    no meu ver, para os integrar, era andar com o caloiros a mostrar os “cantos à casa” e nao faze-los rebolar no chao sujo, obriga-los a pagarem bebidas aos praxantes, fazer os caloiros faltarem às aulas porque os praxantes querem ve-los a robolar no chao, etc.
    ou ainda poderiam fazer melhor, pegar nos caloiros e leva-los a fazerem caridade (pintar casas de idoso, arranjar a luz, etc. isto sim seria bem visto aos olhos da população.

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …