Estudantes de Aveiro revoltados com obrigatoriedade de pagar 1,5 euros por “kit de praxe”

Bobo Boom / Flickr

-

Os estudantes do primeiro ano da Universidade de Aveiro (AAUAv) foram convocados para uma atividade de praxe, esta quarta-feira, na qual eram obrigados a adquirir um kit de 1,5 euros.

A notícia é divulgada pelo Público, que adianta que o dinheiro seria usado para financiar um encontro nacional de comissões de praxe, no fim-de-semana, em Aveiro.

O presidente da AAUAv, Xavier Vieira, disse ao Público que os praxantes já tinham pedido um financiamento à própria universidade, mas que foi recusado.

A denúncia foi feita através de emails e telefonemas de estudantes indignados e levou a Associação Académica da Universidade de Aveiro a reagir.

”Como é que podem obrigar os estudantes a dar 1,5 euros a uma comissão que nem sequer existe fiscalmente?”, questiona o presidente da AAUAv.

“Apesar de tudo isto, face aos acontecimentos que hoje se tornaram públicos e depois de confirmada a sua veracidade, a Direção da AAUAv não pode permanecer em silêncio e assume as suas responsabilidades na defesa dos estudantes da Universidade de Aveiro, afirmando de forma muito clara que é permanentemente contra a cobrança obrigatória de dinheiros em atos de praxe”, lê-se num comunicado divulgado esta quinta-feira.

Já o reitor da UA, Manuel Assunção, faz questão de lembrar que, na instituição que dirige, está garantido o princípio da tolerância e da liberdade de escolha.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois, como é que se permite actividades de praxe em instituições de ensino?
    A praxe devia ser totalmente proibida e a verificar-se devia ser penalizada, exemplarmente.
    Que as instituições queiram integrar, receber novos alunos, concordo, mas nada disto tem alguma coisa a ver com praxe. Praxe é uma aberração da humanidade, a um nível mais ou menos explícito, mas sempre uma aberração.
    Os praxistas são uns palermas, palermas porque gostam de se sujeitar àquilo a que nunca se deviam sujeitar, e uns palermas ainda maiores porque depois querem sujeitar outros ao mesmo, como se isso os fizesse “maiores” de alguma forma.
    No que me toca, prefiro tratar os outros como gosto que me tratem a mim. Para quem não entendeu: com respeito.

    • Exacto, porque além de juntar tudo e todos no mesmo saco, sem entender sequer a estória; o simbolismo e o objectivo das mesmas, ainda chama palermas! É de um respeito… ó ó… mete respeito nisso!!!

  2. eles dizem que as praxes servem para integrar os alunos no seu novo meio ensino (universidade).
    como podem ele dizer isso se o que fazem é tudo ao ar livre?
    no meu ver, para os integrar, era andar com o caloiros a mostrar os “cantos à casa” e nao faze-los rebolar no chao sujo, obriga-los a pagarem bebidas aos praxantes, fazer os caloiros faltarem às aulas porque os praxantes querem ve-los a robolar no chao, etc.
    ou ainda poderiam fazer melhor, pegar nos caloiros e leva-los a fazerem caridade (pintar casas de idoso, arranjar a luz, etc. isto sim seria bem visto aos olhos da população.

RESPONDER

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …