“Ser um símbolo ativo do respeito a ter pela vida humana”, é o objectivo do jogo Praxe – A Revolta, criado pelos universitários Filipe Oliveira e Tiago Costa.
O jogo tem como cenário a recente tragédia do Meco, que no dia 15 de dezembro de 2013 tirou a vida a seis alunos da Universidade Lusófona.
O jogador controla um personagem à beira-mar, com a presença de outros três personagens, vestidos com trajes académicos.
O desafio é simplesmente perceber como ganhar. Os criadores do jogo dizem que este “não é um jogo para ser jogado”.
A filosofia de jogo parece ter sido inspirada no agora “clássico” de John Badham de 1983, Jogos de Guerra (Wargames), com Matthew Broderick: a única forma de ganhar este jogo é não jogar.
A ideia do jogo não é “entreter” as pessoas, mas criar uma oportunidade de trocar ideias e opiniões sobre o episódio de forma saudável.
O “jogo da Praxe” está disponível para o sistema operativo Android. O download pode ser feito aqui.
Adriano Padilha, ZAP